Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Pastorear com Cajado

Pastorear com o Cajado

A metáfora do aprisco sugere e ressalta a figura do cajado que acompanha o trabalho cuidadoso do/a pastor/a de ovelhas. O salmista, um pastor de ovelhas acostumado com a utilização do cajado para conduzir as ovelhas, considera que Deus é como este cuidadoso pastor.

O salmista afirma categoricamente que a vara e o cajado do Pastor o consolam em todos os momentos da vida (Sl 23.1). Desta forma, é muito sugestivo refletir sobre as quatro funções do cajado nas mãos do/a pastor/a cuidadoso/a:

a) ele/a utiliza o cajado para conduzir as ovelhas durante as jornadas por caminhos perigosos. O cajado era um instrumento que ajudava o pastor a manter as ovelhas pelas trilhas seguras da caminhada. Se uma ovelha se afasta das outras na caminhada ou está andando muito próxima dos precipícios, o/a pastor/a estica o cajado a fim de ajudar a ovelha a seguir segura por este trecho do caminho.
O profeta Isaías usa esta figura do cajado quando o povo estava voltando do exílio para reconstruir a Cidade e o Templo de Jerusalém: “Como um pastor apascenta ele o seu rebanho... conduz carinhosamente as ovelhas que amamentam” (Is 40.11).
b) o cajado é utilizado para que as ovelhas machucadas sejam trazidas até os braços do/a pastor/a ou para erguer aquelas que caíram. Com a parte de cima do cajado, que tem o formato de um gancho, o/a pastor/a estica o cajado e com o “gancho” pega a ovelha e recolhe aos seus braços.

O profeta Isaías também utiliza este cuidado pastoral se referindo ao relacionamento de Deus com Seu povo: “carrega-os no seu regaço” (Is 40.11).
c) com a ponta do cajado o/a pastor/a expulsa as feras que tentam se aproximar para matar suas ovelhas. Além de ser um instrumento para guiar e recolher a ovelha machucada, o cajado é útil para espantar os animais devoradores que se aproximam do rebanho no aprisco ou nas caminhadas.
O profeta Miquéias se utiliza desta figura para falar que o pastor defende, reúne, congrega e liberta suas ovelhas (Mq 2.12).
d) o cajado serve de apoio para os/as pastores/as nas suas longas jornadas de pastoreio, caminhada ao lado das ovelhas e para o descanso nas vigílias noturnas no aprisco das ovelhas. Ele/a se apóia no cajado para oferecer conforto ao corpo já dolorido das caminhadas ou das vigílias. Desta forma, o cajado é instrumento de pastoreio cuidadoso e restaurador.
 Diferentemente do cajado do/a pastor/a, o instrumento que o/a boiadeiro/a usa para manejo do gado no curral ou nos deslocamentos da manada, é o chicote. Com ele, o/a boiadeiro/a chama a atenção da rês que se rebela ou teima em não seguir o caminho apontado, e estala o chicote no ar ou no lombo do animal.
 O chicote instiga o pensamento na direção de uma liderança violenta, autoritária, agressiva e extremamente tensa. Num ambiente assim, o membro da igreja tem medo de se expressar, medo de se dirigir ao/à pastor/a e teme as represálias que pode receber da sua liderança. Em outras palavras, a ovelha, que é tratada como rês, tem medo do chicote que se agita nas mãos do/a pastor/a.
Considerando estes aspectos, com a ressalva de que o/a boiadeiro/a não é, necessariamente, uma pessoa violenta ou que trate seus animais com violência, utilizo a figura do curral e, nesta reflexão, do chicote, para chamar a atenção da importância do pastoreio acompanhado de atitudes de valorização, de dignidade, de solidariedade, de justiça, de reconhecimento e que não é necessário, em hipótese alguma, que o/a pastor/a cometa violência contra as suas ovelhas.
Pastorear se constitui num dos grandes desafios do mundo moderno, pois as pessoas estão carentes de afetividade e de cuidado. Isto reclama um pastorado presente e efetivo.
O desafio maior é o “ser pastor/a”. A pessoa que exerce o pastorado tem o desafio de conectar aquilo que é, enquanto um ser vivente alcançado pela graça de Deus, e suas ações pastorais. Neste sentido, a sociedade hoje impõe uma complexidade muito grande para o “ser pastor/a” e a pessoa que se dedicou a este ministério precisa ter como modelo o ministério de Cristo. “um líder não é feito pelo ato formal da ordenação ou investidura. Um líder é uma pessoa em constante construção. A construção do caráter do líder se faz pela observação constante do caráter do Supremo Pastor Jesus Cristo”[1].
A expressão “modelo” não indica o modelo que dita moda (modelo da passarela) nem o modelo em série (indústria de automóvel). Ela é utilizada para indicar a referência, o fundamento e as concepções que dão sustentabilidade para as ações ministeriais.
O/a pastor/a é uma pessoa que, a priori, não negocia sua identidade, sua confessionalidade, sua lealdade, sua fidelidade, sua honestidade, sua transparência e seus valores. Ele/a encontrou a força para resistir e, portanto, cumprir cabalmente o ministério para o qual foi chamado/a.
E este ministério tem um ícone, o aprisco das ovelhas que exemplifica as atitudes do Bom e Grande Pastor, Jesus Cristo.

Bispo Josué Adam Lazier

____________________________

[1] OLIVA, Alfredo dos Santos. O pastor urbano é um líder contempl-ativo. In: BARROS, Jorge H. (org.)  O Pastor Urbano. Londrina, PR: Descoberta Editora, 2003, p. 116

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Manifestação da Pastoral Indigenista Metodista sobre a morte de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips

A Pastora Indigenista da Igreja Metodista manifesta pesar e sua solidariedade diante da morte do indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães