Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 06/03/2012

Plano Nacional Missionário é assistido em vários lugares do país

Metodistas da Congregação em Paulínia, São Paulo, assistindo a videoaula

"Mais uma vez o Senhor nos surpreendeu”, disse o metodista Antônio Laffayete, de Porto Velho, RO, depois de assistir a videoaula do Plano Nacional Missionário. O material é uma ferramenta para ajudar na compreensão do documento que norteia as ações da Igreja Metodista no Brasil.

“O vídeo foi marcante para a nossa comunidade em Eldorado, Mato Grosso do Sul. Veio de encontro às necessidades missionárias e nos ajudou a entender o caminho que devemos seguir”, compartilha o pastor Claudimar Fernandes de Lima.

Diversas igrejas em todo o Brasil assistiram ao vídeo. A sugestão é que a apresentação seja feita na Escola Dominical, para estimular o debate dos temas expostos. Na Igreja Metodista Wesley em Porto Alegre, foram dedicados quatro domingos para o estudo no Plano Nacional Missionário.

“Numa primeira aula assistimos ao vídeo inteiro. Depois assistimos metade e debatemos.
Na terceira aula fizemos o mesmo procedimento. No quarto encontro buscamos operacionalizar o conteúdo, apresentando situações práticas dos planejamentos, programas, práticas e culturas da igreja local, relacionados aos ministérios”, conta o
pastor Flávio Ricardo Artigas.

Experiências - Na Igreja Metodista em Messejana - Fortaleza, CE, a videoaula deixou os alunos da Escola Dominical entusiasmados. “Eles sugeriram que nós reprisássemos o vídeo no domingo seguinte para que outras pessoas pudessem assistir também. Depois da aula,
alguns líderes decidiram fazer um Planejamento Local Missionário”, diz o pastor Jonas Silva.
Para a coordenadora da Escola Dominical da Igreja Metodista Central em Campo Grande, MS, Sileni Oliveira, a videoaula contribuiu para dar um norte e mostrar como a comunidade deve se organizar. O pastor José Pontes Sobrinho concorda. “Trabalhei o Plano Nacional Missionário com a Igreja e com a região. Desenvolvemos um trabalho com toda a delegação
do Concílio que abraçou as seis ênfases missionárias tornando-se a espinha dorsal da 4ª Região”, revela Pontes que pastoreia a Igreja Metodista em Santa Teresa, Belo Horizonte, MG.

“A repercussão da videoaula é acima do esperado. Muitas pessoas comentam comigo: “Gostei da aula, foi muito esclarecedora!”, “a videoaula foi uma benção para nossa igreja, discutimos o rumo de nossas ações e o vídeo caiu como uma luva!”, compartilha o pastor Pr. Nicanor Lopes, um dos coordenadores do projeto.

Videoaula - a aula sobre o Plano Nacional Missionário foi preparada pela Sede Nacional da Igreja Metodista, tem cerca de 50 minutos e qualquer pessoa pode fazer o download de graça no portal nacional da Igreja Metodista “Nós não queremos mais um plano, mais um documento bonito pra que fique engavetado. Desejamos que seja vivido, experimentado na vida de cada metodista no Brasil”, afirma o bispo Roberto Alves.

A gravação foi nos estúdios da Universidade Metodista de São Paulo, Umesp, com a participação dos bispos João Carlos Lopes (6ª RE), Adonias Pereira do Lago (5ª RE), Roberto Alves de Souza (4ª RE) e Adolfo Evaristo de Souza (in memoriam). Os/as pastores/as Jonadab Domingues, Nicanor Lopes, Joana D’Arc Meireles, Andreia Fernandes e a redatora da revista da Escola Dominical para Crianças, Telma da Silva Martins, também participam da vídeoaula.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães