Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 25/09/2014

Projeto Sombra e Água Fresca ganha nova unidade na grande São Paulo

 
O Projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista (PSAF) ganhou uma nova unidade com capacidade para atender 110 crianças e adolescentes. O novo espaço fica localizado em Mairinque/SP e irá oferecer atividades de esportes (futebol e vôlei), educação cristã, música (violão) inclusão digital e recreação (ping pong e internet). A iniciativa é uma parceria realizada entre a Associação Metodista de Ação Social (AMAS) da Igreja Metodista em Campo Belo/SP e a Cooperativa de Eletrificação Rural de Itu e Mairinque (Cerim).
 
O presidente do Cerim, Reynaldo Madureira Alves, cedeu e reformou o espaço que era utilizado pela zeladoria da instituição, para atender a proposta do PSAF. “Não tenho interesse em nada; não sou político. Só quero fazer a diferença e oferecer nossos espaços para a atuação do projeto. Juntos podemos apresentar uma nova proposta para muitas crianças e adolescentes”, disse Madureira.
 
O diálogo inicial foi com o pastor Fernando Pupo e Reynaldo. Segundo o pastor, não houve objeção nenhuma quando ele conversou sobre a proposta de implementação do projeto em Dona Catarina, bairro de Mairinque.  
 
“Quando conversei com o Reynaldo, ele gostou da ideia e me perguntou o que nós precisamos para iniciar. Em pouco tempo ele reformou o espaço que temos hoje. O Cerim e a Amas de Campo Belo são nossos parceiros para a manutenção financeira do projeto aqui neste local”, disse o pastor.
 
O bispo assistente para acompanhar a área social da Igreja Metodista, bispo José Carlos Peres, esteve presente na inauguração e acredita no resultado futuro. “Vejo essa iniciativa com bons olhos em um mundo que se apresenta deserto e voraz, as crianças e adolescentes desse lugar encontrarão esperança”, afirmou dizendo sobre a importância do projeto na região.
 
O coordenador da área social da 3ª Região Eclesiástica, pr. Renato Saidel, acompanhou a inauguração e se diz satisfeito por mais essa ação. “Meu sonho era trabalhar o SAF de uma maneira mais incisiva na região. Certamente aqui será um modelo para outros projetos pelo Brasil a fora”.
 
Para a Agente Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca, Keila Guimarães, que veio do Rio de Janeiro para participar do ato de inauguração, a nova unidade mais uma referência na região. “Creio que as crianças e adolescentes que saírem daqui farão diferença na sociedade. Nossas crianças precisam de atenção e de pessoas como o sr. Reynaldo, com o coração sensível ao clamor dos pequeninos”.   
 

Gestão - as pessoas que estarão responsáveis em atuar na nova unidade do projeto irão prestar contas para a Amas de Campo Belo. Todas essas pessoas são no próprio bairro (Dona Catarina), local onde fica também tem um ponto missionário da Igreja Metodista.
 
Anne Candal, presidente da Amas destacou a importância da nova gestão ser do próprio local. “O projeto vai crescer junto com a comunidade. A ideia não é fazer novos metodistas, mas formar pessoas”, disse Anne.
 
O pastor da Igreja Metodista em Campo Belo, Márcio Arbex, reforçou a ideia de ter um projeto fora do espaço da Igreja. “A ideia era ter um projeto onde as crianças estão porque ação social acontece por meio de projetos, caso contrário, vira assistencialismo. Essa não é nossa proposta”, disse o pastor.
 
Para a coordenadora do novo projeto, Débora Cristina Zatta, a proposta irá atender a demanda do local. “As crianças não têm noção de valores e educação cristã. Em conversa com as professoras das escolas onde elas estudam, elas apontam vários problemas que os adolescentes vivenciam, por exemplo, a questão da sexualidade”, enfatizou Débora.
 
O espaço - a área conta com um campo de futebol gramado, duas cozinhas equipadas, uma sala de recepção, quatro banheiros (dois internos e dois externos), uma área de lazer com churrasqueira, uma sala para musicalização e instrumentos de cordas, salas para educação cristã com carteiras, quadro negro, sala de informática com computadores instalados.
 
Texto e fotos:
Rev. José Geraldo Magalhães
Assessoria de Comunicação
Sede Nacional da Igreja Metodista
 
 
 
 

Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Educação Metodista busca reestruturar suas instituições de ensino

A Educação Metodista deu entrada, nesta sexta-feira (09/04), com uma cautelar antecedente à Recuperação Judicial no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O tradicional grupo de educação busca a reestruturação de suas instituições de ensino superior e básica a fim de garantir sua sustentabilidade e preservar a qualidade acadêmico-pedagógica.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Concílios Regionais definem candidatos/as ao episcopado

Um dos momentos marcantes nos Concílios Regionais deste ano está sendo a eleição da lista tríplice dos/as candidatos/as ao episcopado. Cinco Regiões Eclesiásticas, já realizaram a eleição das pessoas que irão concorrer ao episcopado no 20º Concílio Geral. Confira quem foram eleitos/as.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Últimas notícias do estado de saúde do bispo Nelson Luiz Campos Leite

O bispo honorário da Igreja Metodista, Nelson Luiz Campos Leite, internado desde o último domingo (10) na HTI do hospital São Paulo, passa bem. A informação chegou até nós pelos bispo emérito, Adriel de Souza Maia, que esteve com o bispo Nelson no hospital nesta segunda-feira.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Metodistas da Angola e Moçambique visitam a Sede Nacional da Igreja Metodista

Seis pastores e duas pastoras das Igrejas Metodistas de Angola e Moçambique estiveram na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo na tarde de hoje (10). A visita faz parte do acolhimento de mais uma etapa do Projeto SOL-África - Solidariedade  com a África.

Cogeam, Destaques Nacionais, Administração, por José Geraldo Magalhães

Cogeam realiza a segunda reunião administrativa do ano

Liderança metodista reunida em São Paulo aborda assuntos relacionados a Rede Metodista de Educação