Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Educação - 01/07/2014
Reconhecimento internacional ao professor Almir Maia

O que significa esse reconhecimento internacional para o senhor?
Almir Maia: Sinto-me feliz, afinal é um reconhecimento de dimensão internacional da comunidade educacional metodista. Ele tem um significado especial para mim, que coloquei a educação como ministério de vida. Entretanto, é com humildade que recebi o Prêmio e com consciência de que não construímos nada sozinhos e somos parte de um coletivo, onde há contribuição de outras pessoas. Assim, compartilho esta honraria com a minha família, Igreja Metodista, Instituto Metodista de Serviços Educacionais (Cogeime), bem como com a comunidade da educação metodista na América Latina, representada pela Associação Latino-americana de Instituições Metodistas de Educação (Alaime).
Qual a contribuição do metodismo brasileiro para a educação?
É inegável a contribuição da educação metodista ao Brasil há mais de 130 anos de forma institucionalizada. Somos uma comunidade numericamente pequena no Brasil, mas a Igreja Metodista tem uma contribuição missionária qualitativa a partir do trabalho educativo realizado pelas suas instituições educacionais, bem como pelas suas comunidades que se tornam espaços de educação cristã e capacitação para a vida. A educação confessional no Brasil passa, necessariamente, pela contribuição educacional metodista.
Eu tive o privilégio de participar de muitos momentos e de manifestações públicas de autoridades brasileiras que reconheceram a contribuição da educação metodista no Brasil. Por exemplo, lembro-me de sessões especiais das Assembleias Legislativas de Minas Gerais, São Paulo e uma na Câmara dos Deputados (Brasília), ocasiões em que o Instituto Granbery, o Colégio Piracicabano e a Universidade Metodista de Piracicaba foram homenageados.

Destaco, ainda, a atuação do Cogeime em vários momentos de interlocução com outras entidades e associações, governo, Câmara dos Deputados e Senado sobre programas e discussão de temas e legislação de interesse da educação e, também, do segmento confessional, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases, Filantropia e Programa Universidade para Todos.
O mais relevante de tudo é saber que servimos e exercemos influência sobre uma legião de alunos/as, ex-alunos/as, docentes, funcionários/as que recebem o toque de nossa presença e mensagem. Todos/as são testemunhas da obra educacional metodista em tantos lugares e épocas. Não podemos esquecer a contribuição do Cogeime na interlocução para criação da Associação Brasileira de Educacionais Evangélicas (Abiee). A educação metodista brasileira ultrapassou também as fronteiras do nosso país e tem significativa influência internacional. Por exemplo, na criação da Associação Latino-americana de Instituições Metodistas de Educação (Alaime) e da própria IAMSCU o Cogeime teve um papel fundamental.
Além disso, é preciso constatar que o mundo reconhece a liderança da educação metodista brasileira, haja vista que, atualmente, os presidentes da Alaime, da IAMSCU e o Coordenador do Comitê de Educação do Concílio Mundial Metodista são educadores metodistas brasileiros. Isso não acontece por acaso e nos dá uma dimensão de como o mundo está olhando com esperança para a educação metodista no Brasil, o que exige de nós muito mais compromisso e dedicação..jpg)
.jpg)
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF
Leia online
Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista, educação
Posts relacionados
EC de maio: Família | Saiba como a pandemia afetou as famílias brasileiras
Não é a primeira vez que abordamos na matéria de capa o tema da família. Desta vez trouxemos uma abordagem diferente. Como manter os laços familiares em tempos de pandemia? Parte da pergunta já foi respondida na palavra episcopal desta edição, escrita pelo Bispo Adonias Pereira do Lago.
Pastoral | Baixe o Expositor Cristão de setembro
Baixe a edição de setembro do Jornal EC. "Esperamos que esta edição contribua com seu crescimento espiritual e que em breve você possa se reunir com seus irmãos e irmãs em sua comunidade local, caso ainda não o faça devido à Covid-19 e ao distanciamento e isolamento social."
Terremoto no Equador: já são 350 mortos
Os tremores de magnitude 7.8 na escala Richter foram sentidos no país inteiro
Expositor Cristão: Qual o lugar de homens e mulheres na Igreja?
É menino, é menina! O resultado no ultrassom é a entrada para o mundo, a partir daí roupas rosas e azuis dominam o enxoval e os carrinhos e bonecas, os quartos. Mais tarde, a criançada entra na brincadeira meninos X meninas. A brincadeira passa e a coisa fica séria, se fortalecem a competição e as relações desiguais entre homens e mulheres... Até quando?