Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/11/2011

Rema realiza o 3º Concílio Regional

Um culto a Deus. Assim foi o Concílio da Rema

O III Concílio da Região Missionária da Amazônia (Rema) realizado nas instalações do Centro de Treinamento da Emater, na cidade de Ouro Preto, RO, entre os dias 26 e 30 de outubro, marcou a posição missionária com a ênfase no discipulado, alicerçada pelas vertentes da santidade e do serviço cristão.

O conclave foi presidido pelo Bispo da Rema, Adolfo Evaristo de Souza, também contou com a presença do Secretário Executivo do Colégio Episcopal, Bispo Stanley da Silva Moraes, que representou a Área Geral da Igreja Metodista.

O pastor da Sexta Região Eclesiástica, Adriano Siqueira da Silva, ministrou no eventou enfatizando a tônica do Discipulado e Crescimento. Esteve presente também, o pastor e professor da Faculdade de Teologia (Fateo), Nicanor Lopes, que falou sobre a perspectiva docente para a missão metodista brasileira.

Segundo comentários dos participantes, aconteceu um verdadeiro culto a Deus, pela comunhão, alegria, louvor e adoração ao Senhor em todo o tempo. Na abertura procedeu-se a homenagem aos 40 anos do ministério feminino na Igreja Metodista, com a lembrança da reverenda Zeni de Lima Soares, a primeira presbítera.

A direção do culto convocou todas as presbíteras e pastoras metodistas para a Mesa do Altar, quando foi homenageada a primeira presbítera da Rema, reverenda Marinice Hifran.  O preletor da noite foi o pastor Edson Sardinha, que pregou sobre a importância das mulheres no ministério de Jesus.

O pastor Emanuel Adriano, da Igreja em Mandaguari, PR, trabalhou com excelência a temática do discipulado com crescimento, destacando, sobretudo, os desafios que a ação discipular gera. Ele enfatizou que estes desafios promovem frutos de crescimento sadio e fortalecido na vida da Igreja.

O Bispo Stanley explicou com detalhes as ações da Sede Nacional e tratou no Concílio do tema sobre Discipulado, Santificação e Serviço. A participação do Bispo Stanley foi muito importante e a sua contribuição para os clérigos e leigos no Concílio, abençoou grandemente a Rema.

No dia 30 de outubro, dia do encerramento, foram ordenados os/as seguintes presbíteros/as: Adalberto Alves da Silva, Cidelci Ferreira, Deise Peres Coimbra e Nilda Amorim dos Santos. Este Culto final aconteceu no templo da Igreja em Ouro Preto, com uma unção de alegria, paz e firmeza missionária. O Bispo Adolfo trouxe uma reflexão baseada em Ezequiel 17, sobre a parábola das duas águias e da videira, cheio de vigor e ânimo, radiante transbordante de esperança sobre a videira e seus ramos, sobre o cedro excelente, sobre a missão de Deus para a Rema nos próximos dois anos. Ao encerrar seu sermão, o Bispo Adolfo estava alegre e feliz pelo III Concílio ter acontecido como foi até ali: uma bênção.

Ao retornar para casa naquela tarde, os conciliares, a Rema e toda a Igreja Metodista no Brasil foi informada de que o Bispo Adolfo falecera. Foi indescritível o que aconteceu, inesperada a morte do Bispo e até hoje a Rema lamenta o ocorrido, mas encurvada diante do propósito de Deus nisto tudo. Estava eu e o bispo quando ele morria na minha frente de um fulminante infarto, com as suas últimas palavras que não esqueço jamais: "A minha vida está nas mãos de Deus". O efeito missionária que esta morte causou, tem gerado muitas novidades na Rema, algo novo está acontecendo por aqui, onde durante quase 10 anos ouvimos o Bispo Adolfo discipular sobre a santidade de coração e vida e o discipulado cristão.

Luiz Rodrigues Barbosa Neto, pastor na Rema


Posts relacionados

Expositor Cristão, Jovens, Geral, por José Geraldo Magalhães

Copa John Wesley movimenta juventude metodista

Torneio chama atenção para a situação das crianças de rua

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães