Publicado por José Geraldo Magalhães em Colégio Episcopal, Destaques Nacionais - 24/11/2014

Saiba como foi o retiro anual do Colégio Episcopal no Paraná

Fonte: Bispo stanley da Silva Moraes / Secretário do Colégio Episcopal
 
Momento de estudo bíblico com o pastor Juarez Marcondes Filho, Secretário Geral da Igreja Presbiteriana do Brasil
 
O Colégio Episcopal da Igreja Metodista esteve reunido em retiro anual nas dependências do Sesc Caiobá, em Matinhos/PR (6ª Região). O encontro teve a participação dos cônjugues juntamentamente com a Secretária para a Vida e Missão da Igreja, revda. Joana D'Arc Meireles.
Fazendo o acolhimento pela 6ª RE, além do bispo João Carlos e esposa, participaram os pastores Israel com sua esposa Vanessa, o pastor Ronaldo com sua esposa Danira, o pastor Ismael e sua esposa Lóide. O Retiro iniciou as 20h do dia 18 com uma devocional dirigida pelo Bispo Presidente, que meditou no Salmo 143. 8-10: “Pela manhã faz-me ouvir a tua graça, sobre o amor de Deus e sobre fazer a Sua vontade". Na mesma noite o Colégio Episcopal teve sua primeira reunião, encaminhando vários assuntos que estão sobre a mesa, enquanto as esposa se reuniram fazendo uma pauta de temas que elas desejam trabalhar neste retiro.
 
Na quarta e na quinta-feira (19 e 20), o dia se encerrou com uma devocional dirigida pelas esposas, da qual participaram todos os presentes. Nos mesmos dias a devocional da manhã foi dirigida pelos pastores da 6ª RE, sendo que no primeiro dia a palavra foi do Pastor Ismael e no segundo o Pastor Ronal. Em todas as devocionais a irmã Loide dirigiu os cânticos, com seu violão e voz.
 
Nas manhãs de quarta e quinta, das 09h30 às 10h45 os bispos e esposas foram ministrados pelo Rev. Juarez Marcondes Filho, Secretário Geral da Igreja Presbiteriana do Brasil e pastor da Igreja Central de Curitiba, uma Igreja que mantém 50 missionários em diferentes lugares do país e do exterior. No primeiro dia centrou sua palavra no texto de Luca 5.17-26, destacando que nele Jesus está ensinando o evangelho, possivelmente em sua própria casa, ensino que abre as portas para uma cura. O Pastor Juarez pastoreia uma Igreja que tem 20 classes de Escola Dominical, pois o evangelho precisa ser ensinado. No ensino daquele dia Jesus ensina que o perdão dos pecados é o que muda radicalmente a vida do paralítico, que de uma pessoa passiva e dependente, se torna um agente da missão. Disse que isto é evangelho integral, onde não dicotomia entre ensino e cura, entre ensino e perdão dos pecados.  No segundo dia o Pastor Juarez abordou o tema liderança, fazendo um estudo bíblico baseado em 3 Joao. Trabalha as carcteristicas de um líder cristão, que é um líder espiritual, reconhecido por sua profunda intimidade com Deus.
 
Acolhimento - O Colégio Episcopal recebeu o Reitor da Faculdade de Teologia, Rev. Paulo Roberto Garcia, tratando da grande responsabilidade que esta instituição tem na capacitação dos pastores e pastoras da Igreja Metodista, bem como de suas lideranças leigas. Tratou do quadro de professores e o processo de renovação deste quadro que deverá ter continuidade neste final de ano. O Colégio Episcopal reafirmou que seu proposito é sempre ter na docência da Faculdade de Teologia pastores e pastoras das Regiões com sólida formação teológica e reconhecido exercício do pastorado. Alguns dos bons professores atuais devem ser substituídos em cada final de ano por outros bons professores ou professoras. Foi refletido sobre áreas carentes no quadro de professores de hoje, e que precisam ser cobertas.
 
 
Os bispos receberam o Secretário Executivo do 20º Concilio Geral, Rev. Jonadab Almeida. Tratou dos temas que precisam ser trabalhados em preparação do Concilio Geral. Destaca-se: Rol de Membros do Concilio Geral, Orçamento, Avaliação Nacional, Cronograma de atividades, Escolha de uma coordenadora para a mobilização de oração pelo Concílio Geral.
 
Agenda - Marcou as datas das reuniões do Colégio Episcopal em 2015: 18 a 20/3, 23 a 26/65, 6 a 8/10  e 8 a 11/12.
Recebeu a mesa da Comissão Geral de Constituição de Justiça para buscar entendimento adequado de nossa legislação, e estabelecer processos para correção do que não está bom na legislação da Igreja. O Colégio Episcopal busca saber os cuidados que precisa tomar na gestão da Igreja, e recebe orientações da CGCJ. Nas tardes do Retiro os bispos e suas esposas, bem como os assessores utilizam os recursos do SESC para lazer, para brincadeira, diálogos, aprofundamento da comunhão.
 
Ausências - O bispo Luiz Vergilio e a bispa Marisa estão doentes, pelo que justificaram sua ausência no Retiro. Ambos estavam de malas prontas para o retiro, mas pegaram uma virose e tiveram que ir para a cama, em vez de para o avião. 
 
 
  

Tags: Colégio Episcopal


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota conjunta: Colégio Episcopal e Cogeam sobre o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista

O Colégio Episcopal e a COGEAM, em reunião conjunta realizada no dia 29/01/2021, considerando as recomendações feitas pelo GT do 21º Concílio Geral, em especial quanto às incertezas geradas pela pandemia de COVID-19, decidiu alterar o mês da realização do conclave para outubro de 2021, em data a ser definida avaliando-se a disponibilidade do hotel e também dos delegados e delegadas.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Veja a Declaração para a Criação da 7ª Região Eclesiástica

“Aprova-se a criação de uma nova região eclesiástica a partir da subdivisão da atual 1ª Região, 2) estabelece-se o período de 2 anos para o processo de transição, 3) que a cada três meses a atual Coream da 1ª Região envie relatório à Cogeam prestando contas do processo de instalação e 4) que até final de 2015 seja completa a instalação da 7ª Região.” 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Concílio Mundial destaca crescimento da Igreja Metodista no Brasil

Como resultado do crescimento significativo da Igreja Metodista no Brasil uma nova Região Eclesiástica foi criada, a primeira nova Região em 50 anos, e será conhecida como a Sétima Região Eclesiástica da Igreja Metodista no Brasil.