Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral, Educação - 26/11/2013

Saiba o que significa o período do Advento

Cada domingo de advento é acendida uma vela na coroa. Veja a seguir sobre o que é lembrado.

1ª vela: os profetas do AT que falaram da vinda e profetizaram o seu nascimento;
2ª vela: João Batista, o último dos profetas, que preparou o caminho para Jesus;
3ª vela: Jesus Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e edificar o seu reino;
4ª vela: Deus está em nosso meio sempre que ouvimos a sua palavra.

Advento   

O advento; do latim “adventus”, que significa “vinda, espera”; é tempo de esperança porque Cristo é nossa esperança (1º Tm 1-1). É o tempo mais curto  e que marca o início do calendário litúrgico cristão. Trata-se de uma celebração onde o foco é a expectativa da vinda do Messias, o Cristo prometido. Nesse período celebra-se a espera do Messias, e pode ser dividido em duas partes: os dois primeiros domingos enfatizam o Advento Escatológico, o terceiro e o quarto domingo a Preparação do Natal de Cristo. Destarte, o Advento tem a dimensão da expectativa da segunda vinda de Cristo, bem como, a expectativa da chegada do Messias que concretiza o Reino, o “já” e o “ainda não” – que significava viver a espera do cumprimento das promessas e renovar a esperança no Reino que virá.

A espiritualidade do Advento é marcada pela esperança e o aguardo do Messias prometido; a fé na concretização da promessa; o amor que se demonstra com a chegada do Messias e a paz por ele anunciada e planificada.

Símbolos para o Advento

•    Coroa do Advento: simbolizando a realeza de Cristo:
Velas: simbolizando a chegada de Cristo corno luz do mundo;
Luzes: símbolo da luz que ilumina as trevas, o próprio Cristo.

Cores
No Advento, usa-se o roxo, o lilás e o rosa. O roxo significa contrição, daí a matização das cores no sentido de ir clareando conforme a chegada do Natal. O rosa, geralmente, é usado no quarto domingo do Advento, que simboliza a alegria.

Fonte: Anuário Litúrgico 2007


Posts relacionados