Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

SBT

 São Paulo, terça-feira, 15 de setembro de 2009  

Outro Canal

DANIEL CASTRO - daniel.castro@grupofolha.com.br

SBT vai a Brasília reclamar de invasão evangélica na TV

Diretor de rede do SBT, Guilherme Stoliar foi ontem a Brasília para reclamar ao ministro Hélio Costa, das Comunicações, do avanço das igrejas, principalmente as evangélicas, sobre a programação das TVs.
Stoliar levou ao ministro um levantamento de todas as emissoras compradas ou arrendadas (parcial ou totalmente) por igrejas recentemente. Nos últimos anos, o SBT perdeu afiliadas para a Record, controlada pela Igreja Universal. Neste ano, ficou sem sinal em Cuiabá (MT) porque sua afiliada migrou para a Band após esta ter a sua parceira local arrendada para a mesma igreja que ocupa quase toda a grade da Rede 21 (do grupo Bandeirantes).
O executivo do SBT quer saber do Ministério das Comunicações se é legal ou ilegal o arrendamento de programações, parcial ou totalmente, por igrejas. Há um mês, em almoço com jornalistas, Stoliar afirmou que "vender horário na TV, seja para igreja ou para programa de vendas, é contra a lei", conforme registrou a coluna "Ooops", do UOL.
Stoliar se baseou no decreto 52.795/1963, que disciplina as operações de rádio e TV. O decreto afirma que as programações têm de ter "finalidade educativa e cultural" e que as emissoras não podem vender mais de 25% de seus espaços. Na Record, por exemplo, só a Igreja Universal, em cinco horas diárias, ocupa 21% do espaço.
O Ministério das Comunicações e a Band não comentaram o assunto. A Record afirmou não ter "nada a dizer". A Rede TV!, que também vende horários, disse que não existe "impedimento legal".


Posts relacionados

Escola Dominical, Geral, por Sara de Paula

Tempo de agir com fé e sabedoria - Escola Dominical disponibiliza posts com dicas

São muitas notícias sobre o Coronavírus chegando até nós. Todo cuidado é pouco e precisamos agir com fé, razão e sabedoria. Desde a última quarta-feira, dia 18 de março, a página oficial do Departamento Nacional de Escola Dominical no Facebook, tem compartilhado posts com algumas orientações para você e sua igreja.

no Cenáculo, Geral, por Sara de Paula

Juiz de Fora recebeu Seminário No Cenáculo

O evento aconteceu no útlimo final de semana na Igreja Central da cidade

Geral, por José Geraldo Magalhães