Publicado por José Geraldo Magalhães em Social - 13/09/2013

Sombra e Água Fresca

Sombra e Água Fresca

 

Projeto Sombra e Água Fresca


- Nossa missão

Formar uma grande rede metodista de apoio e proteção à criança e ao adolescente

- O que é a Rede de Projetos Sombra e Água Fresca?

Projeto Sombra e Água FrescaÉ uma rede de projetos da Igreja Metodista no Brasil, desenvolvida pelas igrejas locais e instituições para atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

O Projeto foi organizado para ajudar igrejas locais a desenvolverem atividades sócio-educativas como uma alternativa às ruas e às situações de risco. As igrejas são desafiadas a organizar atividades extra-escolares para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, contribuindo para seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional, espiritual e social. A finalidade maior é oferecer às crianças e adolescentes melhores condições de vida e a possibilidade de desenvolvimento como pessoas e cidadãos.

"Sombra e Água Fresca" significa espaço para vivência das coisas de Deus, de seu Reino de direitos e de coisas boas; lugar de acolhimento, cidadania e educação integral.

- 10 Passos para organizar um Projeto Sombra & Água-Fresca

1. Organizar uma Equipe Local
Procurem identificar pessoas na igreja e comunidade, que se identifiquem com a proposta e que gostem de trabalhar com as crianças e adolescentes. Essa equipe será responsável para se reunir, estudar o material, planejar, executar e avaliar juntos/as, afinal, não se faz nada sozinho/a. Lembrando que todas as pessoas que contribuem o fazem de forma voluntária.

2. Oficializar na CLAM
É imprescindível que essa equipe busque o apoio do/a pastor/a e sua oficialização num Concílio Local e ou pela CLAM, para que o projeto tenha o "abraço" e a responsabilidade de toda a igreja.

3. Conhecer a realidade das crianças da comunidade (Diagnóstico)
Uma boa identificação da realidade local será de muita importância para elaboração e execução do projeto. Procurem reunir informações com as famílias, escolas, conselhos tutelares e de direitos, associações e principalmente as próprias crianças, sobre as maiores necessidades apresentadas e os potenciais disponíveis.

4. Divulgar o Projeto e Inscrever as crianças e adolescentes
Apresentar o projeto à comunidade, seja por carta ou cartazes e inscrever as crianças e adolescentes.
Mas antes é importante elaborar alguns critérios para o atendimento: idade, situação econômica, local de moradia, por chegada?

5. Planejar as ações
Baseados nos recursos disponíveis: materiais (com o quê fazer? Quais parcerias?), físicos (onde fazer?) e humanos (quem fará?), a equipe local deve propor as atividades (o quê e como oferecer? quais os dias de funcionamento?).
Temos recomendado que funcione de 2 a 3 vezes por semana, em horário alternado à escola dos/as participantes.

6. Encontrar periodicamente
Após iniciadas as atividades, é importante que a equipe local se encontre, semanal ou quinzenalmente para oração, capacitação, planejamento e avaliação das ações, além de momento para encontros com as famílias.

7. Partilhar com a igreja local
A equipe local deve apresentar à igreja, os frutos e dificuldades do projeto; pode integrar com a Vigília anual que ocorre pela Criança e ter participações nos cultos e encontros da igreja.

8. Participar de encontros regionais e distritais
A equipe regional te organizado encontros regionais e distritais de capacitação, onde a equipe local tem momentos de troca de experiência, capacitação e fortalecimento para a caminhada.

9. Buscar integração na comunidade
Além de contar com o apoio da igreja local, para oferecer um atendimento de qualidade às crianças, o projeto deve buscar parcerias com toda a comunidade, incluindo comerciantes, escolas, conselhos, associação de bairros e outros.

10. Festejar
Todo projeto também é convidado a celebrar de forma comunitária as etapas e conquistas ao longo do ano, integrando a igreja, escolas, voluntários/as, parceiros, famílias e as crianças e adolescentes. É o momento de dizer: "Até aqui nos ajudou o Senhor".

- Como fazer contatos com o Projeto Sombra e Água Fresca?

Avenida Piassanguaba nº 3031 - Planalto Paulista
São Paulo/SP - CEP 04060-004
Tel: (11) 2813-8600
E-mail: projetosaf@metodista.org.br


Posts relacionados

Social, por José Geraldo Magalhães

Faça sua doação para ajudar famílias vítimas de incêndio da zona sul de São Paulo

Um incêndio na noite de domingo (7) na Favela Buraco Quente, zona sul de São Paulo, afetou cerca de 50 famílias que são atendidas pela Assossiação da Igreja Metodista (AMAS) em Campo Belo. A Sede Nacional da Igreja, está disponibilizando uma conta bancária para doações com a finalidade de comprar materiais de construção para diminuir o sofrimento dessas pessoas. 

Expositor Cristão, Social, por José Geraldo Magalhães

Albergue metodista acolhe população em situação de rua

Projeto é desenvolvido pela Catedral Metodista de São Paulo em parceria com a Prefeitura e acolhe 150 homens por dia. foto: Fábio Mendes.