Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 28/02/2011

Sunamita ensina sobre ato de fé e ousadia

Por Revda. Giselna Almeida Matos
Pastora da Igreja Metodista em Edson Passos - RJ


 As relações humanas sempre foram delineadas por ideias, atitudes e comportamentos os mais diversos: gentileza, solidariedade... E também por indiferença e desvalorização de algumas pessoas em relação a outras. Neste sentido, a história revela que, em muitas situações, a mulher como pessoa e sua atuação foram menosprezadas em relação ao homem e sua maneira de agir. A Bíblia, também, retrata esta situação a partir da vida de muitas mulheres, como Agar, Rute, Ester, Débora, porém, resgata a importância da mulher e que mulheres e homens são filhas/os de Deus e amadas/os por Ele de igual maneira. Porém, é sobre a Sunamita (2 Reis 4.8-37) que vamos compartilhar um pouco.

Quem era esta mulher?
A Bíblia não menciona o seu nome, apenas a chama de Sunamita, que quer dizer oriunda da cidade de Suném, cujo nome significa: Lugar de repouso. Localizada a sudeste do mar da Galiléia, entre os montes Gilboa e Tabor, na planície de Jezreel, é herança da tribo de Isaacar (v. 8).
 
O profeta Eliseu exercia seu ministério quando foi encontrado pela Sunamita: “Eis que este é um santo homem de Deus”. Aquela mulher era temente a Deus e, por seu relacionamento com Deus, tinha discernimento para ver que Eliseu era um homem separado por Deus. A partir daí, Eliseu tornara-se hóspede dela (v. 9,10).
 
Como forma de retribuição, Eliseu pensou em falar com o rei para, quem sabe, lhe retribuir os favores. Sua resposta foi: “Eu habito no meio de meu povo”, ou seja, “sou feliz neste lugar, não necessito de mais riquezas, me agrada o convívio com o povo”. Eliseu, então, pede a Deus que lhe dê um filho. Passado um tempo, o filho da sunamita sente uma forte dor de cabeça e falece (v. 12-17).

Um ato de fé e determinação
Ela não chorou nem mandou enterrar seu filho, mas deitou o menino no quarto de Eliseu, reuniu os empregados, preparou jumentas e foi até o Monte Carmelo, ao encontro do profeta.  Sem olhar para a situação, para o problema, a sunamita corre ao Carmelo, que significa Presença de Deus (v. 18-22).

A vida de Sunamita pode ser uma lição para os dias atuais. Vivemos momentos de tristeza e morte na região serrana do Rio, a crise do Egito e estamos às vésperas do Concílio Geral, momento de avaliação, preparação e propostas para compor as novas leis canônicas. Este é um momento tenso, mas pode ser também um instante de possibilidades e superações. Você, mulher, está sendo desafiada a colocar as suas mãos a serviço do Reino de Deus.

Como a Sunamita, podemos ter discernimento para nos posicionar segundo a vontade de Deus, não sendo coniventes nem omissas nos momentos de adversidades, mas mantendo firme a convicção de que somos chamadas como instrumentos nas mãos de Deus, sendo solidárias e atuantes. Acreditar no impossível de Deus para nós. No caso da Sunamita, a ressurreição de seu filho (v. 23-37).
 
Mulheres está chegando a data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Não devemos continuar só nas comemorações, temos que mostrar nossa capacidade de conviver em meio a tantos conflitos e ter equilíbrio emocional e fé, sabendo que Deus age e pode mudar o rumo. Seja forte e corajosa!

O que nos ensina a Sunamita?
 
•    Como a Sunamita, devemos enfrentar as situações que agridem nossa integridade, que deponhem contra nossa honestidade e fidelidade ao Deus da Vida (v. 19, 20, 24, 25);
•    Somos mulheres corajosas e fortes. Não temos medo dos desafios e lutamos pela justiça. Devemos, como a nossa amiga, aprender a discernir as pessoas que Ele mesmo quer usar em nossas vidas, a exemplo do Profeta (v. 9);
•    Encorajadas a desenvolver a FÉ, com a ousadia da Sunamita que percorreu quilômetros em busca do seu desejo, do sonho de ver seu filho vivo. Ela não olhou para os obstáculos. Visitar o Monte Carmelo quer dizer estar sempre na Presença de Deus buscando força e coragem (v. 25, 36, 37).

Eu a convido a desafiar os seus medos e, como a Sunamita, buscar uma vida melhor, em segurança e confiança no Deus, que realiza muito mais do que queremos ou pensamos.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães