Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 26/07/2018

Textos de apoio didático-pedagógicos


 

Nesse espaço você encontra textos de apoio didático-pedagógicos para te auxiliar na organização de atividades na Escola Dominical ou em outros departamentos.


Sugestões de metodologia de ensino para a Escola Dominical 2022

1. Métodos de Ensino para Escola Dominical: Estratégias pedagógicas com dicas de adaptação para o ambiente da ED.

2. Plano de Aula: Um modelo de planejamento adaptado para a ED, que ajuda a estabelecer um caminho para percorrer no preparo e execução da aula.

3. Acesse também o Bíblia On-line - site com diferentes versões da Bíblia que enriquecem a leitura do texto bíblico pela comparação das diferentes versões: https://www.bibliaonline.com.br 

 

Acesse a apresentação do material de apoio aqui.


Ideias para promover a Escola Dominical em tempos de isolamento social

Em tempos de orientações para que a população permaneça em casa a fim de conter a propagação do coronavírus, muitas igrejas entenderam que pelo menos nas duas próximas semanas suas atividades estarão restritas às transmissões pela internet. Cultos, encontros de discipulado, reuniões de oração e a Escola Dominical acontecerão via digital.

 


Escola Dominical em casa

O Departamento Nacional de Escola Dominical disponibiliza mais um recurso, não só para professores(as) mas para as famílias que têm crianças e pré-adolescentes em casa. Neste tempo em que estamos realizando a escola dominical em casa, em família, podemos oportunizar algumas atividades lúdicas que reforcem os textos e histórias bíblicas.


E-book gratuito: atividades bíblicas para crianças

Disponibilizamos este caderno, com uma coletânea de atividades extraídas de edições passadas da Revista Bem-te-vi. Algumas propostas foram reelaboras para este caderno, sendo utilizada apenas a ilustração.

Sugerimos: a impressão do material em papel A4 para a criança fazer a atividade; que a leitura do texto bíblico seja feita junto com a criança, e que vocês aproveitem esse tempo de partilha e aprendizado com alegria e diversão. 


Oba, é dia de festa (Ação de Graças)
Lição 16, edição 2014.02, Revista Bem-Te-Vi
(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF)

Na festa dos tabernáculos (conhecida também como festa da colheita e festa das cabanas) as ofertas eram comunitárias e para a comunidade. Como gratidão a Deus os resultados da colheita eram oferecidos à comunidade. Destacar que podemos realizar ofertas comunitárias como resultado da nossa gratidão a Deus, e assim contribuir para realização do trabalho do Senhor e consolidação do trabalho missionário.


SUGESTÃO DE FICHA DE AVALIAÇÃO
(clique aqui para baixar)

A SUGESTÃO DE FICHA DE AVALIAÇÃO auxilia a classe na missão de analisar com cuidado e detalhes um projeto. O material ajuda professores/as e coordenadores/as a entenderem melhor o grupo com o qual tem trabalhado. O documento é editável. Faça download e adapte para a realidade do seu trabalho.


SUGESTÃO DE FICHA PARA AUTOAVALIAÇÃO
(clique aqui para baixar)

A SUGESTÃO DE FICHA PARA AUTOAVALIAÇÃO permite que o/a professor/a da classe de Escola Dominical, coordenação, participante de um ministério ou pessoas que exercem outras funções, façam uma autoavaliação sobre seu período de aprendizado. O documento é editável. Faça download e adapte para a realidade do seu trabalho.


SUGESTÃO DE FICHA DE ESTUDO - ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS


SUGESTÃO DE FICHA PARA PLANEJAMENTO DE AULA


MATERIAL DE APOIO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CRISTÃ E ESCOLA DOMINICAL


ADVENTO: COLETÂNEA E PROGRAMA 2018


ADVENTO: TEMPO DE ESPERANÇA

A lição nº 9 da Revista Bem-Te-Vi com o tema "Deus comigo está", publicada no 2º semestre de 2018, traz o estudo Advento: tempo de esperança. O material auxilia no preparo de atividades voltadas para as criança no período do advento, que antecede a celebração do natal. 

Clique aqui para fazer o download do conteúdo.
Clique aqui para comprar o material.

 


 


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Comunicado sobre a indicação de materiais para escolas dominicais em 2022/1

Por conta do isolamento social, restrições para os encontros presenciais, novos formatos de aula, crise financeira – entre outros fatores – muitas escolas dominicais de nossas igrejas não conseguiram absorver todo o material publicado pelo Departamento Nacional de Escola Dominical, e por esta razão, não publicaremos uma nova edição para este primeiro semestre de 2022.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Programa para a família - Dia dos Pais | Nas pegadas de meu pai

Confira a sugestão de programa para os Dia dos Pais preparado pelo Departamento Nacional de Escola Dominical. 

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Ofício de despedida e de consolação

Em tempos de pandemia, os momentos fúnebres têm sido reduzidos a número restrito de pessoas e em alguns casos, até impedidos de serem feitos. Nossa sugestão é que a comunidade se reúna por meio de aplicativos como Zoom, Google Meetings, Skype ou outros de igual função e tenha um tempo de despedida.

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Escola Dominical, por Herbert

Revistas de Escola Dominical 2015

O Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista disponibiliza uma lição de cada revista a ser estudada nas classes de escola dominical. Saiba mais!