Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 19/09/2012

Unimep sedia encontro nacional de educadores

Com a promoção de duas conferências com temas como os cenários atuais da educação básica e superior no Brasil e as perspectivas da contribuição das instituições confessionais para a educação brasileira, a Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep sedia o 13º Encontro Nacional Metodista de Educadores. A iniciativa é do Cogeime – Instituto Metodista de Serviços Educacionais para celebrar os 45 anos da instituição, completados em abril desse ano. O encontro ocorre na próxima sexta-feira, 21, a partir das 9h, na Sala Vermelha do campus Taquaral e tem como tema Desafios para as Instituições Metodistas de Educação à luz dos novos cenários da educação no Brasil.

O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é gratuita. Para participar, basta preencher inscrição. Os inscritos, ao final, recebem o certificado de participação.

Os conferencistas e palestrantes do encontro são educadores e representantes de várias instituições de ensino do país, como a Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Faculdade Metodista Granbery, além da Unimep.

“Esperamos trazer uma contribuição interna para escolas, faculdades, centros universitários e universidades metodistas no país (56 instituições no total), no sentido de posicionamento frente às mudanças dos cenários contemporâneos da educação nacional. Dentre elas, a expansão do campo da educação superior privada e pública no país, a concentração em grandes grupos, a internacionalização da educação e o desafio da busca da qualidade para a educação nacional”, afirma Luis de Souza Cardoso, secretário executivo do Cogeime.

Ele destaca também a participação do Cogeime no cenário nacional e internacional da educação, ao longo de sua história. “Aos 45 anos, o Cogeime possui reconhecimento nacional e internacional, contribuindo para o debate da educação brasileira, da educação confessional e comunitária no país, além da atividade precípua de liderar a educação metodista em nível nacional”, conta.

 

PROGRAMAÇÃO

A abertura do 13º Encontro ocorre às 9h, com devocional pela Pastoral Escolar e Universitária do IEP e acolhida pelo Conselho Superior de Administração do Cogeime. Às 9h45, tem início a conferência “Os cenários atuais da Educação Básica e Superior no Brasil”, com os professores Paulo Monteiro Veiga Braga Barone, da UFJF, e Elaine Lima de Oliveira, da Faculdade Metodista Granbery.

Às 11h, Gilberto Gonçalves Garcia, do Conselho Nacional de Educação, e Márcio de Moraes, diretor geral do IMS (Instituto Metodista de Ensino Superior) e reitor da Umesp ministram a conferência Perspectivas da Contribuição das Instituições Confessionais para a Educação Brasileira.

As atividades recomeçam às 14h, com o painel Novas Demandas e Desafios para a Educação Metodista Contemporânea no BrasiL, com os docentes Claudia da Silva Santana, diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Unimep; Débora Castanha, diretora do Colégio Metodista Rudge Ramos; Fábio Botelho Josgrilberg, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Umesp e Clovis Pinto de Castro, diretor-geral do IEP e reitor da Unimep.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/divulgação
Edição de texto/jornalista responsável: Celiana Perina


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães