Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

universal defende uso da camisinha

17/05/2007 - 12h45, agência aids

Eles crêem em Cristo e na Bíblia e, ainda assim, apóiam o uso da camisinha.

   Matéria da "Folha Universal", tablóide distribuído nos templos da Igreja Universal do Reino de Deus, ressalta a importância da camisinha como o "melhor método para evitar a proliferação do HIV".
Estamos falando dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, a maior congregação de evangélicos do Brasil. A última edição da Folha Universal (nº 787), tablóide distribuído gratuitamente nos templos da instituição, traz uma matéria que ressalta a importância do preservativo como "o melhor método para evitar a proliferação do vírus HIV".

Além disso, acrescenta o texto, "somada à prevenção da Aids, o preservativo ajuda no planejamento familiar, diminuindo as chances da gravidez indesejada." De acordo com dados da própria Folha Universal, veículo de propriedade da Igreja Universal do Reino de Deus, a edição analisada, que traz a reportagem sobre a importância do uso do preservativo, teve 2,3 milhões de exemplares. O tablóide, criado em 1992, circulou entre os dias 6 e 12 de maio.

Intitulada "Aids na Juventude" (leia abaixo), a matéria lembra que "especialistas concluíram que, a cada minuto, quatro jovens contraem o vírus [HIV] no mundo." "Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população jovem não usa preservativo nas relações sexuais, aumentando as chances de contrair a doença", explica reportagem assinada por Clayton Carvalho. Abaixo, o texto que pode ser lido na versão online da Folha Universal.

Aids na Juventude

Reportagem transcrita da Folha Universal

Clayton Carvalho

O vírus HIV, que destrói as células de defesa do organismo e é o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), já contaminou mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente na África. A cada dia, a sua proliferação tem se tornado maior entre jovens e crianças. Especialistas concluíram que, a cada minuto, quatro jovens contraem o vírus no mundo. As taxas de novas infecções encontram-se maiores na população entre 15 e 24 anos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população jovem não usa preservativo nas relações sexuais, aumentando as chances de contrair a doença. Estudiosos defendem que o uso da camisinha é o melhor método para evitar a proliferação do vírus HIV. Somada à prevenção da Aids, o preservativo ajuda no planejamento familiar, diminuindo as chances da gravidez indesejada.

Os efeitos do abuso da ingestão de álcool, cada vez mais freqüente entre a juventude, são apontados como os principais motivos que a induzem a deixar de lado a camisinha e, portanto, ficar mais vulnerável à contaminação pelo vírus. De acordo com o IBGE, 44% dos jovens utilizam a bebida alcoólica antes de uma relação sexual.

Para reforçar as estatísticas, uma pesquisa realizada durante quatro anos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 1.056 pacientes (918 homens e 138 mulheres), mostra que cerca de 70% dos homens que admitiram não usar camisinha, afirmaram que não o faziam por terem consumido bebida alcoólica, e quase 38% dos infectados relataram nunca terem usado drogas injetáveis ou recebido transfusão. "Essas informações abrem uma nova perspectiva para as campanhas de prevenção", acredita Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra que desenvolveu a pesquisa.

Kit de mobilização

Visando diminuir os números, um kit de mobilização será distribuído em 270 escolas públicas nos 27 estados brasileiros. Nele, os professores e profissionais da saúde pretendem realizar uma atividade de mobilização para a avaliação de vulnerabilidades que inclui um estimulo à realização do teste anti-HIV para os jovens, que poderão fazê-lo nos centros de testagem anônima(CTA) de seus municípios.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), 15% dos casos notificados de Aids ocorrem em jovens até 24 anos, sendo que 64% da transmissão do vírus HIV ocorre por contato sexual.

Crianças sem tratamento

Além da situação vivida pela juventude, cerca de 660 mil crianças infectadas com o vírus HIV não têm acesso ao tratamento com anti-retrovirais, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids) e o Unicef (fundo da ONU para infância e adolescência).

O número de crianças recebendo tratamento aumentou em 50% em 2006, mas ainda é considerado baixo. Em dezembro do ano passado, apenas 15% das crianças soropositivas, no mundo, estavam sendo tratadas. O Brasil, no entanto, vai contra essa tendência, dando acesso garantido às drogas anti-retrovirais para 95% dos menores de 15 anos.

"As crianças continuam a ser a face perdida da pandemia da Aids, com muitas delas sem acesso a tratamentos que salvam vidas e a outros serviços essenciais", afirmou a diretora-executiva do Unicef, Ann Veneman.

Redação da Agência de Notícias da Aids

_________________________________________________________________


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães