Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação, Mídia, Expositor Cristão, Entrevistas - 01/07/2014

Brasil assume pela primeira vez a presidência mundial da educação metodista

Marcelo Ramiro / 
O reitor da Universidade Metodista de São Paulo, professor doutor Marcio de Moraes, foi eleito presidente da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas (IAMSCU), durante a 7ª Conferência da entidade realizada entre os dias 24 e 28 de maio, em ­Hiroshima, no Japão. 
 
“Essa conquista só foi possível devido ao apoio da Igreja Metodista e também do Conselho Superior de Administração (Consad) aqui no Brasil”, reconhece. Marcio de Moraes estará à frente da nova diretoria para o mandato até 2017. Ele já era membro do Conselho da Associação e atuava como vice-presidente. Seu nome foi consenso na comissão de indicação e também no plenário durante a votação.
 
Como presidente da IAMSCU, o metodista brasileiro lidera 775 Instituições de Ensino ligadas à Igreja Metodista espalhadas em 70 países, somando 1.1 milhão de estudantes. “Educação faz parte da nossa visão missionária”, explica Marcio de Moraes. “Temos um aspecto que é inegociável: a qualidade. Por meio de uma educação de qualidade, nós formamos pessoas para a construção da paz, reconciliação, perdão e dos direitos humanos”, salienta o professor.
 
Ted Brown, ex-presidente da Associação e da Martin Methodist College nos Estados Unidos, explicou que foi exatamente por esse motivo que o local escolhido para a 7ª Conferência foi Hiroshima, no Japão. “Um país com 18 instituições de ensino relacionadas com o metodismo e uma história de reflexão sobre o sentido da paz, da reconciliação e direitos humanos. Não há nenhuma causa mais essencial para a missão da Igreja Metodista do que a educação”, argumenta Ted Brown.

 
A IAMSCU tem como visão desenvolver uma rede mundial de instituições, com o objetivo de preparar uma nova geração de líderes cristãos. Marcio de Moraes reforça que os estudantes da rede mundial metodista terão cada vez mais a oportunidade de fazer intercâmbios com Universidades ao redor do mundo. “Temos instituições de ponta, como a Duke University, nos Estados Unidos, por exemplo, que iniciou as pesquisas do exoesqueleto usado na abertura da Copa do Mundo”, ressalta Marcio.
 
A Conferência que elegeu o novo presidente, também homenageou o brasileiro Almir Maia pelos serviços prestados à educação. Ele recebeu o Prêmio Ken Yamada para Lideranças Notáveis que foi criado pela ­IAMSCU e pela Associação Nacional de Escolas, Faculdades e Universidades da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos (NASCUMC) como reconhecimento e valorização de educadores/as excepcionais, que tenham contribuições significativas para a missão metodista ao redor do mundo (veja os detalhes na entrevista abaixo).
 
“Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, para a educação metodista e para a Igreja Metodista em nosso país. Os países irmãos e suas lideranças, olham para nós e veem aqui uma possibilidade de liderança e contribuição para a condução da história da educação metodista no mundo”, avalia o secretário executivo do Cogeime, pr. Luis Cardoso.
 
 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista, educação


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC agosto Projetos Missionários

Após dois anos sem os projetos missionários regionais por causa da pandemia, algumas Regiões Eclesiásticas retomaram as atividades. O Expositor Cristão identificou três Regiões que voltaram com as atividades no mês de julho. Os missionários e as missionárias se preparam meses aguardando o dia para desenvolver ações nas áreas de saúde, social, religiosa e cultural nas cidades preestabelecidas. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão aborda o valor da família diante das mudanças sociais

Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. 

Mulheres, Educação Teológica, Educação, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Encontro de capacitação reúne mulheres de todo o Brasil

Aprendizagem e o diálogo sobre o culto a Deus que se dá comunitariamente na caminhada da vida foi um dos destaques no evento que aconteceu em junho em São Bernardo do Campo/SP