Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 23/11/2016

Materiais de apoio para o período do Advento


Reunimos todo o material de apoio publicado pelo nosso site nos últimos anos, para sua Igreja Local preparar o Advento, celebração que acontece nos quatro domingos que antecedem ao Natal. 
 

Com a chegada do advento entramos num período de espera, um período de renovação da esperança, é importante envolver as crianças neste período, não apenas em apresentações ou momentos pontuais do culto, mas como participantes deste período tão importante para a igreja, proporcionando estudos, reflexões e atividades que culminem em apresentações para os membros adultos da igreja, de forma que compreendam o significado desta comemoração.
 

PROGRAMA DE CELEBRAÇÃO DO NATAL - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

BEM-TE-VI | REVISTA ESPECIAL DE NATAL (7 A 9 ANOS) - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

BEM-TE-VI | REVISTA DO PROFESSOR ESPECIAL DE NATAL - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR



Confira também os materiais publicados nos anos anteriores
 

É TEMPO DE ADVENTO | SIGNIFICADO | MATERIAIS DE APOIO - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

APRESENTAÇÕES DE POWER POINT PARA AS QUATRO SEMANAS - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

ESTUDO SOBRE O ADVENTO - CLIQUE AQUI PARA LER

 

 

O SIGNIFICADO DO ADVENTO

A palavra “advento” vem do latim e significa “vinda”, “espera”. Para cristãos/cristãs em todo mundo é o tempo de preparação para a vinda do Senhor. Por isso, quanto ao seu significado não há dúvida: o Advento surge como período de preparação para celebração do Natal, ou seja, a Igreja se prepara para o nascimento de Jesus Cristo, partilhando a fé e a esperança do povo nas promessas de Deus; e ao mesmo tempo aguarda o Seu retorno. 


 

Advento tem, portanto, dois significados:



1.    Juntamo-nos ao pequeno povo de Deus que aguardava a aparição do Messias;



2.    e à Igreja em todos os tempos que aguarda o retorno de Seu Senhor. James White (2005: 54) expressa bem essa duplicidade: “O Advento é tempo tanto de agradecimento pela dádiva de Cristo a nós no passado quanto de expectativa de sua segunda vinda”.


Advento é esperança e expectativa.


 

COMO CELEBRAR O ADVENTO



O Advento começa quatro domingos antes do Natal. Nos dois primeiros domingos a ênfase está no Advento Escatológico, ou seja, na Segunda Vinda de Jesus Cristo. Os dois últimos são preparação para Seu nascimento, a Encarnação. Os quatro domingos podem ser resumidos da seguinte forma:


 

1º Domingo: vinda do Senhor, a Igreja vigilante.
2º Domingo: o precursor do Messias.
3º Domingo: convite a tomar parte na alegria.
4º Domingo: preparação para o nascimento do Senhor

 


Faça o download da música "Evangelho convite pra paz" para celebrar a segunda semana do Advento. Ao abrir a janela clique com o botão direito e escolha "Salvar como".



 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

EDITAL DE CONVOCAÇÃO | Exame para ingresso na Ordem Presbiteral - 2020

O Colégio Episcopal convoca os/as candidatos/as à Ordem Presbiteral para realização de Exame para Ingresso na Ordem Presbiteral, para o dia 11 de novembro de 2020 – quarta-feira, das 13:00 às 17:00 horas, horário de Brasília, no local estabelecido pela Comissão Ministerial Regional. Esta exigência contempla os artigos canônicos 27, item V, 119, item XIII e 92 § 3º, o Regulamento da Ordem Presbiteral e as Normas do Exame da Ordem Presbiteral.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

4ª Região Eclesiástica convida os metodistas para participarem da Campanha Doe Água Mineral

Por conta da suspensão do abastecimento de água em algumas cidades da 4ª Região Eclesiástica, por causa da onda de rejeitos das barragens de Mariana/MG, a Igreja Metodista na Quarta Região se junta ao Governo do Estado do Espírito Santo para ajudar na Campanha de Doação de Água Mineral para auxiliar os moradores das cidades que foram afetadas. Todos os metodistas do Brasil podem fazer a doação.