Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Educação - 01/07/2014
Reconhecimento internacional ao professor Almir Maia

O que significa esse reconhecimento internacional para o senhor?
Almir Maia: Sinto-me feliz, afinal é um reconhecimento de dimensão internacional da comunidade educacional metodista. Ele tem um significado especial para mim, que coloquei a educação como ministério de vida. Entretanto, é com humildade que recebi o Prêmio e com consciência de que não construímos nada sozinhos e somos parte de um coletivo, onde há contribuição de outras pessoas. Assim, compartilho esta honraria com a minha família, Igreja Metodista, Instituto Metodista de Serviços Educacionais (Cogeime), bem como com a comunidade da educação metodista na América Latina, representada pela Associação Latino-americana de Instituições Metodistas de Educação (Alaime).
Qual a contribuição do metodismo brasileiro para a educação?
É inegável a contribuição da educação metodista ao Brasil há mais de 130 anos de forma institucionalizada. Somos uma comunidade numericamente pequena no Brasil, mas a Igreja Metodista tem uma contribuição missionária qualitativa a partir do trabalho educativo realizado pelas suas instituições educacionais, bem como pelas suas comunidades que se tornam espaços de educação cristã e capacitação para a vida. A educação confessional no Brasil passa, necessariamente, pela contribuição educacional metodista.
Eu tive o privilégio de participar de muitos momentos e de manifestações públicas de autoridades brasileiras que reconheceram a contribuição da educação metodista no Brasil. Por exemplo, lembro-me de sessões especiais das Assembleias Legislativas de Minas Gerais, São Paulo e uma na Câmara dos Deputados (Brasília), ocasiões em que o Instituto Granbery, o Colégio Piracicabano e a Universidade Metodista de Piracicaba foram homenageados.

Destaco, ainda, a atuação do Cogeime em vários momentos de interlocução com outras entidades e associações, governo, Câmara dos Deputados e Senado sobre programas e discussão de temas e legislação de interesse da educação e, também, do segmento confessional, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases, Filantropia e Programa Universidade para Todos.
O mais relevante de tudo é saber que servimos e exercemos influência sobre uma legião de alunos/as, ex-alunos/as, docentes, funcionários/as que recebem o toque de nossa presença e mensagem. Todos/as são testemunhas da obra educacional metodista em tantos lugares e épocas. Não podemos esquecer a contribuição do Cogeime na interlocução para criação da Associação Brasileira de Educacionais Evangélicas (Abiee). A educação metodista brasileira ultrapassou também as fronteiras do nosso país e tem significativa influência internacional. Por exemplo, na criação da Associação Latino-americana de Instituições Metodistas de Educação (Alaime) e da própria IAMSCU o Cogeime teve um papel fundamental.
Além disso, é preciso constatar que o mundo reconhece a liderança da educação metodista brasileira, haja vista que, atualmente, os presidentes da Alaime, da IAMSCU e o Coordenador do Comitê de Educação do Concílio Mundial Metodista são educadores metodistas brasileiros. Isso não acontece por acaso e nos dá uma dimensão de como o mundo está olhando com esperança para a educação metodista no Brasil, o que exige de nós muito mais compromisso e dedicação..jpg)
.jpg)
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF
Leia online
Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista, educação
Posts relacionados
Pastoral | Baixe o Expositor Cristão de setembro
Baixe a edição de setembro do Jornal EC. "Esperamos que esta edição contribua com seu crescimento espiritual e que em breve você possa se reunir com seus irmãos e irmãs em sua comunidade local, caso ainda não o faça devido à Covid-19 e ao distanciamento e isolamento social."
Expositor Cristão de junho traz a história dos Concílios na Igreja Metodista brasileira
De olho no passado e rumo ao futuro
Suportes personalizados para o jornal Expositor Cristão. Adquira o seu!
Poucas unidades! Compre agora mesmo.
Expositor Cristão: Entrevista com o Diretor Geral das instituições educacionais metodistas
A realidade educacional brasileira tem imposto a todas as instituições educacionais confessionais um ambiente de grande competição, graças à radical mercantilização da educação. Neste contexto adverso, o projeto metodista de educação se mantém na visão missionária cristã, tendo como princípio a transformação de vidas. fonte: Marcelo Ramiro /
Novo ciclo do Expositor Cristão
A Igreja Metodista no Brasil é uma das pioneiras na comunicação cristã, sendo a detentora do único jornal evangélico, fundado por missionários no século 19 ainda em atividade: o Expositor Cristão. Ao longo dos 128 anos de história, o jornal já passou por dezenas de modificações gráficas e estruturais. Houve sempre a preocupação de atualizar e aprimorar o trabalho desenvolvido. fonte: Marcelo Ramiro /