Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 11/10/2011

50 anos da Conferência do nordeste será o tema da Semana de Estudos Teológicos da Faculdade de Teologia

Faculdade de Teologia da Universidade Metodista realiza Semana de Estudos Teológicos sobre os 50 anos da Conferência do Nordeste

De 24 a 26 de outubro a FaTeo promoverá  a Semana de Estudos Teológicos (SET) 2011 com o tema "As Igrejas e as mudanças sociais: a propósito dos 50 anos da Conferência do Nordeste (1962)". O propósito é entender o contexto histórico da época, relembrar figuras fundamentais para o protestantismo brasileiro, como Almir dos Santos e Richard Shaull, e refletir sobre o que a Conferência do Nordeste representa para o momento atual.

A Conferência do Nordeste, realizada em Recife no ano de 1962 por iniciativa do Setor de Responsabilidade Social da Confederação Evangélica do Brasil, levou um tema polêmico ao debate – “Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro” - e contou com a participação dos mais destacados intelectuais da época, como Celso Furtado, Gilberto Freyre e Paul Singer.  Dentro das igrejas brasileiras, houve então uma forte reação ao evento e ao engajamento de lideranças cristãs no intenso debate político que se travava na época. Hoje, muitos evangélicos sequer ouviram falar desta conferência que marcou a história do protestantismo brasileiro. Esta é a oportunidade para aqueles que querem conhecer melhor o tema e para os que desejam refletir sobre ele, à luz do momento presente e de suas mudanças sociais.


Posts relacionados

Geral, Em oração, por Sara de Paula

Em oração | 28.01.2022

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães