Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

A metáfora do coração

 

"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração". Lucas 6.45

 

            A imagem do coração como metáfora para os pensamentos e sentimentos humanos é muito antiga.  A Bíblia está repleta de exemplos.  Analisar de que maneira a metáfora do coração está presente em nosso imaginário sócio-religioso foi um dos temas da palestra proferida pelo teólogo Helmut Renders, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista, durante a 57ª Semana Wesleyana, realizada de 26 a 30 de maio. Mas, por que falar de imaginário religioso numa semana em que o tema central foi o centenário do Credo Social Metodista? Ele explicou: "Há imaginários que favorecem a vivência e a promoção de um Credo Social e outros que fazem desconsiderá-lo e até combatê-lo". Segundo o professor, carregamos muitas imagens de nós, do mundo e de nossas relações, com Deus ou com o próximo, que determinam nossa forma de compreender e viver a fé.

"Coração aquecido" é hoje uma expressão bastante utilizada no metodismo brasileiro

A metáfora do coração, presente já nos tempos bíblicos, foi bastante valorizada na mística da Idade Medieval, destacando a misericórdia de Deus, acessível por intermédio de Jesus.  No protestantismo, a primeira aparição significativa da figura do coração relaciona-se com Martinho Lutero e a integração do símbolo no seu emblema pessoal: a chamada "Rosa de Lutero" ou brasão de Lutero.  O símbolo era criado como anel de selo e Lutero o descreve a sua escolha da seguinte forma: A primeira coisa deve ser uma cruz, da cor preta no meio de um coração com a sua cor natural, a lembrar-me de que é a fé no crucificado que nos salva. Uma pessoa só pode tornar-se justa quando ele acredita com todo o seu coração. E embora esta cruz seja uma cruz negra que mortifica e que, propositalmente, causa dor, esta cruz não modifica a cor do coração, ou seja, a cruz não destruiu a natureza, não mata, mas, sim preserva a vida.

Para Lutero, o coração simboliza a fé cristã, e como podemos ver, esta fé é diretamente relacionada com a cruz. Mas, a "mortificação" é relacionada com o caminho da cruz e introduzida no projeto maior da preservação da vida. "Fé e vida são os pólos do símbolo da cruz, ou seja, trata-se de uma superação das tradições monásticas e místicas com suas tendências de abandono do mundo", diz Renders.

            No século XVII surge uma nova leitura, a partir da descoberta do coração como centro do sistema da circulação sanguínea por médicos alemães, ingleses e franceses. É justamente nestes países onde o coração se torna uma poderosa metáfora religiosa de novos movimentos religiosos. No catolicismo, surge a devoção do "Sagrado Coração de Jesus", a partir das visões místicas da freira francesa Margareta Maria Alacoque, entre 1673 e 1675.  "A contemplação traz o perigo de promover o individualismo, de favorecer, unilateralmente, a relação íntima entre o eu - humano e o tu - divino, sobre desconsideração do tu - humano", alerta o professor.

No protestantismo, surge a "religião do coração" no século XVII, especialmente no pietismo alemão e, parcialmente, no puritanismo holandês e inglês. O pietismo alemão, explica Helmut, quis superar os impasses da ortodoxia luterana e sua tendência da racionalização da fé. Um hino do Duque Zinzendorf, líder da Igreja Morávia, descreve esta nova tendência:

 

Unidos em comunhão, coração ao lado de coração

Procurem descanso no coração de Deus

Deixem as suas chamas de amor

Ascender para o salvador.

 

Ele a cabeça, nós seus membros,

Ele a luz e nós o seu brilho,

Ele o mestre e nós sua irmandade,

Ele é nosso e nós somos dele

 

Deixe-nos ser tão unidos,

Como tu és uno com o Pai,

Até que neste mundo,

Não haverá mais nenhum membro à parte...

 

Zinzendorf tinha 23 anos quando escreveu esta letra. Aqui, o coração é relacionado com o envolvimento pessoal na causa da fé e na sua vivência. O coração, lugar simbólico do querer, precisa ser atingido; o intelecto segue posteriormente. Segundo Renders, comparado aos textos místicos da época, esse poema já se distingue por seu caráter comunitário, embora ainda seja muito eclesiocêntrico.

 

Corações em chamas

John Wesley, fundador do movimento metodista, foi influenciado pela espiritualidade morávia. Foi numa reunião de morávios, enquanto alguém lia um prefácio de Lutero à Epístola de Paulo aos Romanos, que ele sentiu seu coração "estranhamente aquecido". Mas a metáfora do coração de Wesley vai além dos limites individuais e eclesiais; transforma o mundo em paróquia.

 

 

"A mística wesleyana não favorece, exclusivamente, a mística da união humano-divina e jamais exclui a ética da comunhão", destaca Helmut.

Os irmãos Wesley, Charles e John escrevem na introdução de um hinário de 1739: A forma como São Paulo ensina a edificação das almas é tão distante da forma ensinada pelos místicos! A religião na qual esses autores nos edificariam é religião solitária. "Se você quer ser perfeito, eles dizem, "não se preocupe com obras externas. É melhor trabalhar virtudes e o querer. (...) Para eles, a contemplação é o cumprimento da lei, ainda mais, (trata-se de) uma contemplação que consiste na cessação de todas as obras".

"Coração aquecido" é hoje uma expressão bastante utilizada no metodismo brasileiro. Fala-se da "Igreja do coração aquecido" e do "povo do coração aquecido". Esta designação é, genuinamente, brasileira. Outros movimentos de avivamento dentro do metodismo mundial, em parte parecidos com o do Brasil, também se referem a Aldersgate - por exemplo, "Ministério de Renovação de Aldersgate" (Aldersgate Renewal Ministry), da Igreja Metodista Unida (EUA). Mas, não se fala da "igreja de Aldersgate".

 

Mística relacional ou mística isolada?

Mas, qual é a diferença entre uma Igreja que abriga um movimento e a identificação - única ou predominante - da igreja como "igreja do coração aquecido"?  Helmut Renders fez uma comparação desta frase com o lema da Igreja Metodista, estabelecido em 1982: "Igreja Metodista: comunidade missionária a serviço do povo". Diz o professor: "Este lema sinaliza como característica da Igreja dois círculos de relações: primeiro, a igreja é comunidade, ou seja, relacional. A igreja é forma social do corpo de Cristo, é comunhão. Segundo, pronuncia-se a relação igreja - humanidade, especificamente, o povo. Em comparação, na frase povo do coração aquecido há uma clara re-acentuação do `exterior` para o `interior` e do `comunitário` para o individual: `povo` não se refere mais ao povo brasileiro, mas ao povo da igreja; no caso, o povo metodista. Podemos chamar isso uma tendência mais eclesiocêntrica, centrada no próprio movimento.

Renders conclui: "É tão errado achar que muitos entendem `o povo do coração aquecido´ como `o povo da contemplação´, um povo que se "une no templo" para ter lá a união mística com Deus? Se fosse só isso, seria, como Wesley disse, uma piedade em perigo de esquecer as obras. Por isso, Wesley promove como mística A imitação de Cristo, um guia espiritual de Thomas a Kempis, propondo uma mística pé-no-chão e de ação."

"Rosa de Lutero" (emblema da Igreja Luterana)

A contemplação de Cristo ensina o seu povo a enxergar Cristo na humanidade e encontrar Deus na criação, afirma o teólogo. Alguns chamam isso de contemplação do próximo e do mundo. Veja o que diz Wesley sobre esse relacionamento: `Se teu coração é como o meu; se tu amas a Deus e toda humanidade, não faço mais perguntas. Dá-me a tua mão´ (Sermão Espírito Católico).

"È esta concórdia - `união de corações´ - que Wesley quer promover entre os seguidores de Cristo. Aqui, relações não são marcadas pelo suspeita ou pelo que se ouve falar por terceiros, mas, pela sinceridade, pela liberdade e pelo sincero interesse no outro".

Fazer parte do corpo de Cristo é aprender a viver uma comunhão corajosa que transparece também na vulnerabilidade, explica o teólogo. "A graça nos faz acordar, enfrentar a vida com e de coração. Juntando os nossos sentidos, enxergarmos com o coração, pensamos e agimos com o coração, tendo o estranho prazer de querer honrar o outro mais do que a nós mesmos. Wesley ensina a ter `coragem´, um `coração disposto para agir´ e desenvolver `ações que provêm do coração´, baseadas na confiança no caráter universal da graça de Deus. O Credo Social é uma das altas expressões desta `coragem de ser´, desta coragem `de ser metodista´.

Helmut Renders destaca que o Credo Social Metodista, criado em 1908, expressa uma boa dose de ousadia, sim, mas jamais é `não-espiritual´. "Podemos ver então que a própria metáfora do coração, justamente em português, não tem nada de isolado, mas conecta cada um e uma com a vida, com o outro, e o Grande Outro, Deus. Isso coincide com uma outra afirmação de Wesley. A vocação do metodismo não é criar uma nova seita (se isolar), mas, reformar a nação, especialmente, a igreja e espalhar a santidade sobre toda terra. Aqui, a paixão pelo absoluto jamais se separaria da paixão pelos `pequeninos´."

Fica, para a Igreja, a questão fundamental: qual é nossa concepção e prática de espiritualidade? Uma mística relacional ou uma mística isolada? A metáfora do coração, certamente, pode simbolizar e representar as duas. A escolha é nossa.

 

 


Posts relacionados