Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

A série eleições traz hoje o especial: o que faz um Governador?

No Brasil são eleitos no total 26 Governadores de Estado e um Governador para o Distrito Federal. É o cargo mais alto da hierarquia estadual. Cada Governador tem mandato de quatro anos, podendo se reeleger apenas uma vez. Para as eleições são formadas chapas, composta pelos candidatos à Governador e seus respectivos Vices.

Ao Governador compete administrar o Estado; representar o estado nas suas relações jurídicas, políticas e administrativas; defender o Estado junto ao Governo Federal, buscando recursos; cuidar das contas e finanças do estado; investir e trabalhar pela Segurança Pública; coordenar e investir na Educação; investir no ensino profissionalizante, gerando empregos.

O termo “governador” foi estabelecido a partir de 1947. No entanto, ao longo da história do Brasil, o cargo correspondente ao de governador já existia muito antes, só que com terminologias diferentes. Com funções semelhantes, podemos citar o cargo de donatário e capitão-mor, no Período Colonial; o cargo de presidente de província, no Período Imperial; e o de presidente de estado, na República Velha.

Esse chefe de Estado também é responsável por tudo que ocorre em sua região, nas áreas de Saúde, Transporte, Saneamento, Meio Ambiente, Habitação, enfim, cabe a ele/ela melhorar a qualidade de vida das pessoas do seu respectivo estado.


Posts relacionados