Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 22/09/2010

Abertas as inscrições para debates sobre Prova Brasil e Enem

Debates para jornalistas reunirão autoridades e especialistas

Estão abertas as inscrições para os debates sobre a Prova Brasil e as mudanças no Enem, que serão promovidos pelo movimento Todos Pela Educação nas manhãs dos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo.

A iniciativa tem como público alvo jornalistas que atuam na cobertura das políticas públicas educacionais e conta com o apoio da Andi - Agência de Notícias dos Direitos da Infância. O objetivo dos debates é qualificar ainda mais as discussões sobre esses temas na mídia brasileira. Os encontros contarão com a participação de representantes do Ministério da Educação, do Inep, do CNE e de especialistas da área.

Antecedendo os debates, em cada manhã haverá uma apresentação explicativa sobre o tema. Na terça-feira, o professor José Francisco Soares, da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais fará um panorama sobre a Prova Brasil e outras avaliações e indicadores educacionais. No dia seguinte será a vez de Reynaldo Fernandes, presidente do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, apresentar as mudanças no Enem.

A discussão sobre a Prova Brasil contará com a presença de Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do MEC, Maria Helena Guimarães Castro, professora da Unicamp e ex-secretária de Educação de São Paulo e do professor José Francisco Soares. O mediador será Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do Todos Pela Educação.

No segundo dia, o debate sobre as mudanças no Enem terá a participação de Maria Auxiliadora Seabra Rezende (professora Dorinha), presidente do Consed - Conselho Nacional dos Secretários de Educação; Cláudio Moura Castro, presidente do conselho consultivo do Pitágoras; e Reynaldo Fernandes. Para mediar as discussões foi convidado César Callegari, presidente da Comissão de Educação Básica do CNE e secretário de Educação de Taboão da Serra - SP.

Inscrições:
Os debates são gratuitos e as inscrições podem ser feitas por e-mail ou telefone até o dia 24/09. Os interessados devem enviar um e-mail para: imprensa@todospelaeducacao.org.br ou ligar para (11) 3266-5477/(11) 3266-5477 ramal 229. As vagas são limitadas.

Programação:
29/09, terça-feira - Tema: Prova Brasil
9h - Recepção e Coffee break.
9h30 - 10h30 - Prova Brasil, avaliações e indicadores educacionais - Prof. José Francisco Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
10h30 - 11h - Espaço aberto para perguntas dos participantes.
11h - Debate sobre Prova Brasil:
Debatedores: Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do MEC, Maria Helena Guimarães Castro, professora da Unicamp e ex-secretária de Educação de São Paulo e o professor José Francisco Soares.
Mediador: Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do Todos Pela Educação
13h - Encerramento

30/09, quarta-feira - Tema: ENEM
9h - Recepção e Coffee break.
9h30 - 10h30 - Aula sobre o Novo Enem: - Reynaldo Fernandes, presidente do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira.
10h30 - 11h - Espaço aberto para perguntas dos participantes.
11h - Debate sobre novo ENEM
Debatedores: Maria Auxiliadora Seabra Rezende (professora Dorinha), presidente do Consed - Conselho Nacional dos Secretários de Educação; e Cláudio Moura Castro, presidente do conselho consultivo do Pitágoras.
Mediador: César Callegari, presidente da Comissão de Educação Básica do CNE - Conselho Nacional de Educação e secretário de Educação de Taboão da Serra - SP.
13h - Encerramento


Posts relacionados