Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 06/03/2012

Artigo: Desafios de nossa fé e a ação de Deus

Abdenêgo Eugênio
Presidente Confederação Metodista de Homens

 

“Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus” 2 Cr 20.15b

 

“Quando olhamos para o texto bíblico do capítulo 20 de 2ª Crônicas, que trás o relato da batalha de Josafá contra os povos de Moabe e Amom, vemos como Deus age. O texto relata que era uma grande multidão que vinha contra Josafá e ao ter conhecimento deste fato teve medo. Todos nós enfrentamos o medo diante aos desafios de nossa caminhada e somos levados ao desespero.

Procuramos resolver com nossas próprias forças e do nosso jeito os desafios. E aí vem a grande lição que é destacada na leitura. Josafá teve medo, mais ele procurou ajuda de Deus, pois ele sabia que de maneira nenhuma poderia enfrentar toda aquela multidão com suas próprias forças.

O texto deixa claro que Josafá reconhece a sua incapacidade de enfrentar sozinho a situação e então busca ao Senhor e pede ajuda a toda Judá para que juntamente com ele começasse a interceder ao Senhor com orações, súplicas e jejuns. Não tentou interceder sozinho, mas com a ajuda do seu povo.

Outra lição é que quando somos desafiados pelas dificuldades temos de nos ajuntar como povo de Deus intercedendo uns pelos outros e assim o Senhor se compadecerá de nós, e a Seu modo agirá por nós. É comum ouvirmos de irmãos que enfrentam dificuldades, mas que em momento algum procuraram a ajuda da sua comunidade e até mesmo de seu pastor. Fica mais difícil assim.

Quando nos juntamos formamos um “cordão de três dobras”, quando nos juntamos obedecemos as palavras de Jesus que diz “quando dois ou três concordarem em oração” Ele ouvirá.

Josafá tinha bem claro em sua mente que a conquista das terras onde viviam só aconteceu graças a ação de Deus. Vale a pena observar que a grande “mágoa” de Josafá para com os amonitas e moabitas era a falta de reconhecimento, isto é, ingratidão para com eles, pois no início da colonização da região, eles haviam permitido a permanência desses povos ali, mesmo ante a promessa do Senhor de possuir toda a área. E agora eles vinham contra os israelitas para os expulsarem da sua possessão.

Do mesmo modo, como somos ingratos para com nosso Deus ante os grandes benefícios que Ele tem feito por nós. Esquecemo-nos de que tudo vem do Senhor e de que as nossas conquistas, sejam elas de qualquer área, são frutos da bondade e da misericórdia do Senhor.

Somos ingratos quando prometemos e não cumprimos os nossos votos de seguir ao Senhor com fidelidade, com amor e com dedicação a sua obra. Esquecemos que Deus está no controle de todas as coisas e é com a sua permissão que estamos aqui agora estudando a Sua palavra. Aqueles povos foram ingratos como nós também o somos.

O grande segredo de Josafá foi o reconhecimento de que “em nós não há forças para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão posto em Ti” 2ª Cr 20.12. Aí está a maior e melhor decisão que Josafá poderia ter tomado: o reconhecimento de sua incapacidade e impossibilidade de resolver a situação. Com sabedoria afirmou que estava nas mãos do Senhor à solução.

Meus queridos irmãos quando isto acontece também conosco é certo que seremos mais do que vitoriosos, pois reconhecemos a nossa total fragilidade. Reconhecemos que somente em Deus haverá solução, seja qual for o problema ou a situação. Temos que aprender a confiar totalmente em Deus. Muitos desafios nos aparecem e ao primeiro olhar são intransponíveis, mas o Senhor nos mostra que colocando em suas mãos as coisas acontecerão.

Estamos iniciando um grande desafio missionário na região nordeste e certamente que os problemas e as dificuldades aparecerão. Se tivermos consciência de que em primeiro lugar o trabalho não é nosso mas do Senhor, e de que foi Ele mesmo que nos enviou para aquela cidade de Porto Seguro, as coisas acontecerão do Seu jeito e não do nosso. E assim pela fé já podemos ver a instalação de nossa amada igreja, ramo universal da Igreja de Cristo, contribuindo para a salvação de muitas vidas.

Temos recebido apoio de vários seguimentos de nossa igreja por conta desta iniciativa pioneira. E certamente outras virão porque a obra é do Senhor.

Avante por Cristo!

Fonte: Abdenêgo Eugênio - Expositor Cristão março 2012


Posts relacionados