Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 28/09/2010

Bispo Stanley Moraes fala sobre eleições ao Diário de SP

O bispo Stanley da Silva Moraes, secretário executivo do Colégio Episcopal e bispo honorário da Igreja Metodista cedeu nesta segunda-feira, 27/09,  uma entrevista ao jornal Diário de São Paulo. Durante o diálogo, o bispo também foi questionado quanto às eleições deste ano. Segundo ele, todo metodista tem direito de votar no candidato que escolher. Stanley também explicou que a Igreja Metodista não apoia nenhum candidato.

Veja a seguir a matéria publicada no jornal Diário de São Paulo desta terça-feira, dia 28 de setembro.


Contra aborto, bispos atacam PT

Manifesto de dirigentes da Regional Sul da CNBB prega voto contra Dilma; movimento não tem apoio da entidade nacional

Cristina Christiano
 
Na corrida em busca de votos na reta final da campanha eleitoral, católicos, evangélicos e representantes de outras doutrinas ainda não se definiram sobre a escolha do candidato à Presidência da República. Enquanto alguns setores da Igreja Católica Romana declaram abertamente apoio ao tucano José Serra e pedem aos fieis para não votar na petista Dilma Rousseff, porque seu partido defende o aborto, o Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, que reúne 5.400 igrejas, afirma que em religião não pode haver envolvimento político. Já outros, como a Igreja Renascer em Cristo, apoiam apenas seus candidatos.

A polêmica do voto cristão acirrou a disputa depois que um manifesto contra Dilma, assinado pelos bispos Nelson Westrupp, Benedito Beni dos Santos e Airton José dos Santos, dirigentes da Regional Sul da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), foi divulgado na internet por outro bispo, Luiz Gonzaga Bergonzini.

Os religiosos alegam que, antes de se candidatar, Dilma havia se declarado fovorável ao aborto em congressos do PT. Para eles, a atitude dela representa atentado contra os princípios da família. A CNBB afirma que esse posicionamento não é da entidade nacional.

PANFLETOS

"O aborto é apenas a ponta de um iceberg. O PT defende muitos outros pontos que não aceitamos", afirma o padre Berardo Graz, coordenador da Comissão em Defesa da Vida da Regional Sul  da CNBB e porta-voz do grupo paulista.

Graz enumera, entre outros pontos de discórdia entre a Igreja e o PT, a adoção por casais homossexuais, a educação sexual liberal. Porém, o que considera mais grave, é a falta de liberdade de consciência. "O PT não permite que seus representantes tenham posição diferente da que o partido quer."

Por conta disso, esse grupo religioso confeccionou dois milhões de panfletos contra a candidata e vem distribuindo aos fieis após as missas ou em locais de grande concentração.

Segundo o padre, "o povo está entorpecido com o progresso econômico e material dos últimos anos e não percebe para onde o país está caminhando."

Campanha de Dilma Rousseff não comenta

Nenhum assessor de campanha da candidata Dilma Rousseff comentou o manifesto do grupo de padres católicos. Segundo o padre Berardo Graz, o movimento tem apoio de pelo menos 20 das 42 dioceses de São Paulo e começa a ganhar adesões em outras capitais, como Belém, Recife e Terezinha.

Para o bispo Stanley da Silva Moraes, secretário executivo do colégio episcopal da Igreja Metodista, cada cidadão deve tomar a posição que quiser em relação a seu candidato. A única atitude da igreja é orientar os fieis sobre a responsabilidade do voto e a importância de procurar saber o passado da pessoa escolhida. "Não entramos em discussão partidária porque não é esse o objetivo da religião." O bispo Carlos de Castro, representante do Conselho dos Pastores, também é contra posicionamento político.

A Igreja Renascer em Cristo, por sua vez, afirma que apenas apoia dois candidatos a deputados, em São Paulo e na Bahia, sem relacionar partidos.

Frases

Partido dividido

"Os católicos que fundaram o PT ficaram embaixo e  os marxistas assumiram o poder"

Berardo Graz,  padre

Contra o aborto

"Nenhuma religião é a favor do aborto. Mas não gostamos de tomar posição política"

Carlos de Castro,  bispo

Individualidade

"Incentivamos nossos fieis a se candidatar, mas os fieis vão votar naqueles que acharem melhor"

 Stanley Moraes,  bispo

Notícia Postada por Diana Gilli


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Nota de falecimento: Rev. Antônio Olímpio de Santana

Com pesar informamos o falecimento do Rev. Antônio Olímpio de Santana, na noite da última sexta-feira, dia 16, em decorrência de um câncer no estômago. Antônio era pastor aposentado da 5° Região Eclesiástica, e esposo da pastora Romilde Santana. O Pastor Antônio residia na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo e sua colaboração para missão metodista brasileira é de grande relevância, destacando-se seu papel como foi o fundador do CENACOR, Comissão Ecumênica de Combate ao Racismo, inspirando a trajetória de muitas pessoas.

Geral, por José Geraldo Magalhães