Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Centenário Igreja Santa Efigênia

A Igreja Metodista do Bairro de Santa Efigênia, Belo Horizonte, completa em agosto deste ano seus cem anos, sendo a única igreja protestante centenária em Belo Horizonte. As comemorações se estenderão durante todo o mês, com apresentação de corais e orquestras das Igrejas irmãs, estabelecendo assim a conexibilidade que é inerente ao povo metodista.

 

Construção do templo em 1918

 

   Igreja atuante até os dias de hoje

Uma pequena Igreja, uma grande mãe.

Com a transferência da capital mineira para Belo Horizonte, vários militares foram transferidos para a recém-nascida capital. No bairro de Santa Efigênia, esses militares metodistas fundaram uma congregação, motivo pelo qual a igreja passou a ser conhecida por diversos nomes: Igreja do Quartel, Igreja da Praça, Igreja dos Militares.

Esses militares sofriam perseguições, eram escalados para os trabalhos dominicais, com a finalidade de desestruturar a freqüência aos trabalhos. É interessante destacar que o terreno do templo foi comprado com o esforço da Sociedade de Senhoras, e sua inauguração se deu em 12 de agosto de 1908, ocasião em que seu primeiro pastor nomeado foi o Reverendo Osório Couto Caire.

Desta igreja saíram as igrejas metodistas das cidades de Nova Lima, do Bairro Kennedy, em Contagem, e em Belo Horizonte no Bairro Serra, bem como as congregações do Alto Vera Cruz e Taquaril B.

O trabalho social, desde o seu início, foi uma prioridade para esta comunidade que se empenhava em atender as mães carentes, bem como seus familiares. Por isso, fundaram uma Escola, Instituto Bento Braga, dirigido por professores da igreja, que em suas reuniões com os pais dos alunos pregavam o evangelho.

Ainda hoje o trabalho social continua sendo prioritário, pois atende aos domingos um grupo de cerca de 150 moradores de rua; às terças- feiras, cumprindo à determinação dada por Jesus do "Ide por todo mundo" a pregação do Evangelho é feita embaixo do Viaduto de Santa Tereza, com a distribuição de sopa. A Associação Metodista de Promoção Humana (AMPROH) trabalha através do "Projeto Quero Viver", com a socialização das crianças da Congregação Alto do Vera Cruz, Taquaril B, Igreja Metodista do Canaã, no Bairro União, com brincadeiras, música, oficina de Teatro, etc., e ainda dirige a Creche no Bairro Taquaril C.

Tem sido uma Igreja Metodista em sua essência, pois busca divulgar a Palavra de Deus nos locais mais necessitados, onde há drogas e exploração em suas formas mais degradantes, sem especular milagres e prodígios mirabolantes.

 

Noticiou: Ernestina Célia Fontes Cenizio (Nacélia)


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Declaração do Concílio Mundial Metodista sobre a Igreja em Charleston que sofreu atentado nos USA

Segundo investigação das autoridades, ficou claro que os membros da Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel estavam reunidos para o Estudo da Bíblia e oração quando um homem caucasiano por volta dos 20 e poucos anos abriu fogo.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães