Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

maioridade penal

BRASIL

Juristas criticam aprovação da redução da maioridade

SÃO PAULO e BRASÍLIA - Apesar de afirmarem que é constitucional a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, por meio de emenda aprovada pelo Congresso, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sustentam que a medida, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta quinta-feira, 26 de abril, não vai resolver o problema da criminalidade no País. Carlos Ayres Britto disse que a solução está na oferta de trabalho e de educação para os jovens e melhor distribuição de renda. "Eu acho que isso (a redução da maioridade) não resolve o problema. Não tem a força profilática que se pretende."

Já para juristas como Dalmo Dallari, maioridade penal aos 18 anos é cláusula pétrea da Constituição e não pode ser alterada. "Não pode ser objeto de deliberação emenda tendente a abolir os direitos e garantias individuais", disse. O co-autor do projeto que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o procurador de Justiça Paulo Afonso de Paula, concorda. Para ele, a medida não terá efeito na redução da violência, já que "o sistema carcerário é incompetente em reduzir a criminalidade entre os adultos."

Alternativas

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Nicolau Dino, também acredita que a redução da maioridade é medida drástica. "Há alternativas intermediárias, como aumento do período de internação, hoje limitado a três anos." Segundo ele, a Procuradoria-Geral da República poderia recorrer ao STF com ação de inconstitucionalidade.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, também criticou a decisão da CCJ. "É um caminho mais cômodo. Jogar o jovem no sistema carcerário, uma verdadeira escola do crime, é o melhor local para ressocializar esse adolescente? Não seria melhor assumirmos a função de reeducá-los e prepará-los para a sociedade?" Britto considerou a medida mais um passo dentro da inclinação do País ao autoritarismo e ao Estado policial para enfrentar a crise de segurança.

O Estado de São Paulo

VEJA TAMBÉM:

Reflexão do pastor José do Carmo, do Mato Grosso do Sul, sobre Pastoral Carcerária. "A partir do momento, que a sociedade discute se deve ou não, punir, encarcerar, ou mesmo aplicar a pena de morte a crianças e adolescentes, é porque há muito, os adultos e suas instituições, mesmo a Igreja, perderam sua credibilidade, moral e capacidade de educar para a vida, então a saída que encontram é castigar e até mesmo matar". CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO.

E AINDA:

A questão da maioridade penal: momento de reflexão

Três metodistas diretamente envolvidos com a questão da justiça social e criminalidade dão sua opinião a respeito.

   

Crime e castigo - Por Percival de Souza, jornalista, escritor e criminólogo. CLIQUE AQUI

   

Um clamor de justiça está no ar. Por Maria do Carmo Moreira Lima, pastora da 1ª Região Eclesiástica. Atua na Pastoral de crianças e adolescentes infratores, junto ao Departamento de Ações Sócio-educativas, Degase (antiga Funabem). CLIQUE AQUI

   

Olho por olho e acabaremos todos cegos. Por Welinton Pereira da Silva, pastor da 3ª Região Eclesiástica e assessor de Relações Humanas da ONG Visão Mundial. CLIQUE AQUI.

   
Veja também:

Reportagem da Revista Educação (da Editora Segmento) de fevereiro:

O caminho do bem
Reintegração de presos à sociedade por meio da educação ainda é um desafio num país em que 10,5% dos detentos são analfabetos e 70% não concluíram o ensino fundamental. A matéria da Revista Educação destaca o trabalho do IPA, de Porto Alegre, que oferece curso superior às detentas do Penitenciária Feminina Madre Pelletier. CLIQUE AQUI.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães