Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Dia da Criança: Tempo de (co) memorar a vida das nossas crianças

Ao lembrar que comemorar é a possibilidade que temos de juntos trazermos a memória fatos, situações e experiências vividas, queremos que este Dia seja mais um espaço de reflexão, onde junto/as podemos pensar sobre a situação de vida das nossas crianças. Devemos sim, trazer a memória o tempo da alegria, do brincar, do correr nas praças e parques, dos presentes doces e divertidos. Porém, não podemos deixar de trazer a memória que muitas crianças vivenciam tempos de violência, maus-tratos, exclusão, abuso e falta de amor.

Quando constatamos o alto índice de crianças vivendo em situações inadequadas e de risco de morte, somos impulsionados/as a nos apresentarmos enquanto povo metodista, a sermos agente do amor de Deus pelas crianças, ministrando-as com os sacramentos, melhor cuidando delas, compreendendo-as como tal, capacitando-as a serem agente da paz, instruindo-as para que não se afastem nunca dos caminhos do Senhor (Carta Pastoral da Criança, p. 47).

Como Igreja, somos desafiados/as a continuar esta reflexão e a co-memorarmos o Dia da Criança, criando ações que, de fato, contribuam para o cuidado integral das nossas crianças.

A Carta Pastoral da Criança nos indica alguns temas para essas ações de cuidado e acolhida às crianças:

·     Deixem que as crianças venham a mim... não as embaraçais (Mc 10.14a)

Jesus permitiu que as crianças se aproximassem D’Ele, as abraçou e as abençoou, tratando-as como gente, como pessoas; expressando sua dignidade. Ele foi ainda mais além, colocou-as como modelo de participação e ingresso no Reino (p. 20).

·     E traziam-lhe crianças para que lhes tocasse... (Mc. 10.13)

Quando as crianças crescem num ambiente em que todos vivenciam o Evangelho, ela tem condições de conhecer e acolher o amor de Deus e, assim construir sua fé (p. 22).

·     Quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. (Lucas 18.17)

A Igreja Metodista tem avançado em sua discussão bíblico-teológica sobre o lugar e o papel da criança na Igreja e na Missão. Rever os documentos que tratam sobre a Criança é essencial para aqueles/as que trabalham com as crianças na igreja (p. 44).

·     Não houve uma só palavra, de tudo que Moises ordenara que Josué não lesse perante... mulheres, crianças e estrangeiros(Josué 8.35).

As crianças precisam perceber que o pastor e a pastora é alguém próximo, que cuida e as pastoreia (p. 40).

·     Ensina a criança o caminho (Provérbios 22.6).

Apresentar a Bíblia às crianças numa linguagem adequada a elas, trazendo as histórias que falam do amor, da graça e da vontade de Deus, contribui para seu desenvolvimento de uma imagem de Deus cuidador e amoroso (p. 44).

·     O Reino de Deus é das crianças (Marcos 10. 14b).

As crianças devem ter garantido um espaço na vida e na missão da Igreja, pois como agentes mirins ativos na missão, elas tem de forma especial promovido o Reino de Deus (p. 37).

Dia da Criança. Que este tempo de comemoração, seja visto e reconhecido como tempo de trazer à memória aquilo que dá esperança e nos inspire a realizar ações para mudar tudo aquilo que não condiz com o Reino de Paz e Justiça.

Telma Cezar da Silva Martins

Redatora da Revista das Crianças

Departamento Nacional da Escola Dominical
 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Prof. Almir Maia recebe homenagem póstuma na Unimep

Familiares do professor Almir Maia (1945-2015), ex-reitor da Unimep e ex-diretor geral do IEP, morto em maio, participaram de homenagem póstuma ao educador. Em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun), foi apresentado à comunidade o Prêmio de Excelência em Estudos Internacionais Prof. Dr. Almir de Souza Maia.

Geral, por José Geraldo Magalhães