Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Dia dos Pais 2009

 

 Dia dos Pais

É no segundo domingo de agosto.
O Departamento Nacional de Escola Dominical preparou uma programação especial.

O Departamento Nacional de Escola Dominical - DNED, preparou uma programação para o dia dos pais com muito carinho para ser celebrada no dia dos pais em sua igreja.

Algumas sugestões para contribuir com sua aplicação:
Que no dia dos pais (segundo domingo do mês de agosto) a Escola Dominical seja diferente, uma sugestão é não reunir em classes, mas fazer um culto celebrativo com a participação de toda a igreja;
• Ler todo o programa com antecedência para poder tirar possíveis dúvidas com a equipe;
Escolher o grupo que vai conduzir a liturgia, procurando contemplar todas as classes;
Faça as lembrancinhas com antecedência e não se esqueça de fazer a mais para possíveis visitantes e para pais que não têm filhos/filhas presente;

 

• Sugerimos que no dia da celebração a igreja esteja decorada de forma especial, se possível com fotos dos pais;
Se houver salão social, poderá ser feita a celebração neste espaço;
Se for possível, organizem um delicioso café da manhã para os pais (faça surpresa), e convide os filhos/filhas para serví-los depois da celebração;
Lembre-se de fotografar o evento e mande fotos para nós: escoladominical@metodista.org.br com identificação para divulgarmos;
Durante o café da manhã (caso haja) poderá haver apresentações dos filhos/filhas, como poesias, cânticos, salmos, etc.
Procure envolver toda a comunidade, inclusive as mães;
Faça convites escritos para os pais com uma semana de antecedência (mantenha a surpresa).
Enfim, que seja um momento especial para sua comunidade e que os pais sintam que são amados e especiais.

Departamento Nacional de Escola Dominical - DNED

VEJA TAMBÉM:

Graças a Deus pelos pais!
E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e,
compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. Lucas 15.20

Comemorar o dia dos pais é mais uma oportunidade para darmos graças a Deus pelo dom da vida, pela família, pela comunhão. Na citação acima (Lucas 15.20) vemos a sensibilidade, amor, cuidado e carinho presentes no pai do filho pródigo que pode e deve estar presente em todos os pais.
Em tempos onde os modelos de família se diversificam e há uma desvalorização dos laços familiares, é importante parar para pensar e celebrar tudo o que diz respeito à família.

 

A figura paterna tem seu papel e espaço na família, muitas vezes pais e filhos não se entendem, muitos filhos e filhas, por diversos motivos, têm perdido a possibilidade de viver e conviver com seus pais, entretanto a figura do pai existe, é importante e o Dia dos pais pode e deve ser um espaço de louvor a Deus pelos pais que têm no Deus que é Pai um modelo de paternidade, e também um espaço de educação ao lembrar as pessoas que a paternidade é sinônimo de cuidado, proteção, acolhida e afeto. 

Ainda que o papel de pai não seja desempenhado pelo pai biológico, até por um homem, todas as pessoas (mães, avós, tios, etc) que desempenham esse papel na família, devem ser alvo da nossa gratidão e oração.
A
tualmente nos ambientes escolares não se comemora mais esta data, visto que muitos pais não estão presentes na vida de criança, de adolescentes e da família em geral e, para não criar constrangimento para quem a presença do pai é inexistente, simplesmente ignora-se esta data. A ausência da figura tanto masculina, quanto feminina no desenvolvimento humano pode trazer conseqüências negativas para vida, especialmente das crianças que estão em processo de desenvolvimento. Entretanto, deixar de comemorar não é a solução, é preciso encarar o problema e em comunidade encontrar formas de superá-lo.
A figura do pai é muito importante, mas muitas vezes as pessoas, por experiências negativas, tem uma imagem distorcida do que é ser pai. Em nossa vida cristã, aprendemos que Deus é pai e por conta disso vai o nosso alerta: é preciso cuidado ao comparar Deus com o "pai".
Por vezes a criança pode comparar as ações de seu pai com as ações de Deus, o que significa que se uma criança ou adolescente tem um pai agressivo que não conhece o temor de Deus, ela terá dificuldades em aceitar Deus como "pai". Assim ao apresentar a Deus como pai, é preciso frisar que diferente de alguns pais que tem dificuldades em amar e lidar com, seus filhos e filhas, Deus é um pai de amor que ama muito a todos os seus filhos e filhas e quer sempre o bem de cada um deles e delas.

É tempo da igreja rever e reconstruir valores, principalmente os que dizem respeito a família.
Para isso é preciso lembrar e estudar sobre o papel que cada membro da família desempenha para viver em comunhão.
(Efésios 6.1-4).

 

Para quem não tem o pai presente, não permita que nasça tristeza em seu coração, mas que nasça amor, e oferte este amor à uma pessoa querida como se fosse seu pai.
O apóstolo Paulo nos chama a não nos conformarmos com este mundo, mas transformá-lo pela renovação de nossa mente (Romanos 12 . 2a). Portanto, nosso convite e desafio é para que às igrejas, se organizem em uma grande celebração em gratidão à Deus pelos pais da comunidade. É tempo de agradecer a Deus, mas também aos pais, afinal ser pai, assim como ser mãe, é um dom de Deus.

Feliz Dia dos Pais para todos e todas,

Carinhosamente,

Revda. Rute Bertoldo Vieira Moraes
Coordenadora do DNED.

Veja também:

No Dia dos Pais uma história de criança;

Liturgia em gratidão aos pais;

Lembranças que as crianças poderão fazer para celebrarem este dia. (A partir da página 7).

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães