Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 11/01/2017

Discípulas e discípulos nos caminhos da missão: alcançam as cidades

 

Como em todo período eclesiástico, o Colégio Episcopal determina os subtemas que serão trabalhadas por todas as Regiões Eclesiásticas no decorrer do ano. Para 2017, a Igreja Metodista no Brasil segue o tema "Discípulas e discípulos nos caminhos da missão: alcançam as cidades", conforme publicado no Plano Nacional Missionário

 

A mudança de quinquênio não trouxe alteração para as Ênfases Missionárias da Igreja Metodista, mantendo todos os textos, inclusive o da sexta ênfase, que fala sobre promover maior comprometimento e resposta da Igreja ao clamor do Desafio Urbano. "Reafirmamos para o novo período eclesiástico, as seis ênfases já priorizadas pelo Colégio Episcopal. Essas ênfases são pedagógicas, estabelecendo prioridades em função da abrangência das ações missionárias que, conjugadas, colaboram para a implementação do PNM. Elas estão perfeitamente em consonância com a nossa visão de missão contida nos nossos documentos", afirma o documento.

 

Confira como o Plano para Vida e Missão da Igreja (PVMI) apresenta a ênfase em questão: 

 

"O PVMI (Plano para Vida e Missão da Igreja) desafia a Igreja a fazer uma leitura de conjuntura e, igualmente, estar atenta aos sinais dos tempos, a fim de que a mensagem do Evangelho tenha ressonância prática no momento histórico que vivemos. A questão urbana é de extrema importância, pois os indicadores apontam que mais de 80% da população brasileira concentra-se nas áreas urbanas. Isto significa que o Brasil, hoje, tem a sua configuração mais urbana do que rural, e isto é um fenômeno irreversível.

 

Sem dúvida, a concentração urbana traz no seu bojo os mais variados problemas estruturais e, consequentemente, sociais. Grandes problemas afetam a população urbana em setores essenciais, como por exemplo saúde, educação, emprego, habitação e transporte. A dignidade do ser humano, cada dia mais, é ameaçada pela violência estrutural, conjuntural e pessoal, presente nas diversas esferas deste contexto.

 

O Brasil experimenta “na pele” as rachaduras de um sistema excludente e sem acesso aos bens fundamentais para uma sobrevivência digna, em consonância com os valores do Reino de Deus."

 

O documento ainda trabalha os objetivos da ênfase e traz sugestões de ações que podem ser desenvolvidas nas igrejas no decorrer do ano. 

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PNM NA ÍNTEGRA EM PDF.

 

Logotipo

 

Em nosso site você pode fazer download gratuito do logotipo da ênfase de 2017, em alta qualidade. A imagem pode ser aplicada livremente em sites locais e regionais, redes sociais e peças produzidas para divulgação de eventos da Igreja Metodista no Brasil, contanto que não sofra alteração. Clique na imagem ao lado para fazer o download. 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

TJ-RS aceita pedido de Recuperação Judicial da Educação Metodista

Decisão judicial permitirá a implementação de um plano de reestruturação do tradicional grupo de ensino.  “Com a aprovação do pedido de recuperação judicial, ganhamos fôlego para reestruturar a Educação Metodista a fim de restabelecer nosso equilíbrio financeiro e retomar o crescimento”, afirma Mauricio Fontoura, diretor financeiro da instituição.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

[Expositor Cristão] Milagres: Tudo é possível àquele que crê!

A edição do mês de novembro do Expositor Cristão traz na matéria de capa o tema sobre o milagre. Leia, reflita e compartilhe os milagres que Deus já realizou em sua vida!

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

A 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista está oficialmente instalada!

O ato conciliar administrativo ocorreu no dia 22 de agosto, em Brasília/DF, e contou com a presença de lideranças regionais leigas e clérigas. Fazem parte da nova região seis Distritos: Distrito Federal Norte, Distrito Federal Sul, GO I, GO II, Mato Grosso e Tocantins. Veja os detalhes!

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Saiba como foi o retiro anual do Colégio Episcopal no Paraná

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista esteve reunido em retiro anual na última semana nas dependências do Sesc Caiobá, em Matinhos/PR. Confira as informaçoes e agenda para 2015! 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Metodistas: intérpretes da conexidade

Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição