Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/12/2010

Docente participa de um debate sobre Estado, Direito das Mulheres e Religião

A pesquisadora responsável pelo Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo, professora Roseli Fichmann, participará de mesa redonda na próxima terça-feira, 14 de dezembro, às 17h30, no centro de Santo André. O debate será promovido pelo Grupo de Trabalho Gênero do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A mesa vai debater alguns temas atuais como a autonomia das mulheres, a garantia dos direitos e das políticas públicas específicas, considerando as ações das religiões, quando incidem sobre estes direitos. A questão do Estado laico (aquele que não possui uma religião oficial, impedindo, por meio de leis e ações preconceitos e discriminações religiosas) também será discutida, tais perguntas como qual deve ser o papel do Estado quando o mesmo não pode interferir na liberdade e na autonomia das pessoas.

“Historicamente houve e há religiões que discriminam as mulheres, como se não fossem dignas de ter seus direitos garantidos. Há aspectos doutrinários de diferentes religiões ou denominações religiosas que, por vezes, estabelecem limites rígidos às liberdades garantidas pelo direito, no âmbito do Estado, para homens e em particular para mulheres”, afirma a profa. Roseli.

Segundo a docente, as expectativas são positivas, de um evento interessante, intenso e qualificado na temática. “É uma oportunidade para compartilhar resultados de pesquisas desenvolvidas na Metodista com as companheiras que compõem o Grupo de Trabalho Gênero, dialogando e também escutando sobre suas práticas, questões e desafios que enfrentam”. A representante da ONG “Católicas pelo Direito de Decidir”, Yury Puello Orozco, também estará presente na mesa.

Roseli acredita que o avanço da democracia brasileira seria tratar o tema de forma esclarecida, madura e conseqüente. “Trazer à discussão ao âmbito do GT (Grupo de Trabalho) indica o quanto nossa região está corretamente preocupada com as ameaças que ultimamente têm rondado o Estado laico”.

Serviço:
Estado, Direito das Mulheres e Religião
Data: 14 de dezembro de 2010 (terça-feira)
Hora: 17h30 às 21h
Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC/ Av. Ramiro Colleoni, 5 – Centro – Santo André.
O debate será aberto ao público.

fonte: Fateo

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Sede Nacional temporariamente sem telefone

Entre em contato por e-mail ou Facebook

Geral, por José Geraldo Magalhães

Nove mortos em tiroteio numa igreja Metodista em Charleston, no sul dos USA

O ataque aconteceu na noite de quarta-feira no interior da igreja Emanuel, a mais antiga igreja Metodista Episcopal Africana do sul dos EUA. A polícia acredita ter-se tratado de um crime de ódio.

Geral, Intercessão, por José Geraldo Magalhães

Semana de oração por Nova Zelândia e Austrália!

Os países que carecem de oração essa semana, segundo o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), são Nova Zelândia e Austrália. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 10 a 16 de agosto de 2014. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães