Publicado por Redação em Notícias, Internacional - 18/12/2017 às 08:48:05

Ataque à Igreja Metodista no Paquistão


Imagem: AFP 

Ao menos 9 pessoas morreram e 25 ficaram feridas em um atentado terrorista cometido ontem (17) contra uma Igreja Metodista em Quetta, na província de Baluchistão, no Paquistão. O O local fica a cerca de 65 km da fronteira afegã. Militantes invadiram a igreja, que reunia cerca de 400 pessoas no dia. O grupo Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado, de acordo com a agência privada de contraterrorismo SITE, mas não forneceu evidências que comprovem a relação.

Um dos terroristas estava com explosivos pelo corpo e os detonou, cometendo suicidio. A polícia conseguiu neutralizar apenas um dos criminosos, que morreu na entrada do templo. Os outros dois fugiram. "Se os homens tivessem ido mais longe, poderiamos ter centenas de baixas", acrescentou.

Um dos homens detonou seu colete de bomba e o outro foi parado em um tiroteio com a polícia. Mais dois deles fugiram e uma operação de pesquisa está em andamento, de acordo com relatórios. Declara-se que dezenas de pessoas foram feridas no ataque, que ocorreu durante um serviço de domingo na Igreja Metodista Memorial de Bethel. Uma testemunha disse à BBC que várias crianças que freqüentavam a escola dominical tinham se refugiado enquanto os tiros continuavam em torno deles.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Dr. Mohammed Faisal, condenou o ataque. Os ataques na região muçulmana, principalmente sunita, não são incomuns, muitas vezes visando a comunidade muçulmana Hazara Shia em atentados suicidas. A minoria cristã do Paquistão também tem sido freqüentemente objeto de ataques militantes. Guardas foram colocados perto da igreja em Quetta como resultado.

A igreja foi construída em 1935, durante o governo britânico no Paquistão. Em 2013, o Talibã paquistanês cometeu o maior ataque contra uma igreja cristã, em Peshawar, que provocou 100 mortes.

Redação EC
Com informações de BBC News e Ansa Brasil


Posts relacionados

Notícias, Artigo DNTC, por José Geraldo Magalhães Jr.

Identifique o comportamento da criança

Mudança de comportamento é comum em crianças que são vítimas de violência. No trabalho com elas nos envolvemos com ações de proteção, ensino e cuidado com a criança. No que se refere à proteção, um dos aspectos a se observar é a violência doméstica, presente em muitas famílias, que atinge diretamente a vida da criança fisicamente (em muitos casos) e emocionalmente (em todos os casos), e verificamos que elas frequentemente são desacreditadas ao relatarem o que sofreram.

Internacional, Igreja e Sociedade, Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Faça sua doação para as vítimas do Ciclone Idai, em Moçambique e Zimbábue, que deixou mais de 150 pessoas mortas até agora

A passagem do ciclone Idai, na noite de quinta-feira, 14, já deixou mais de 150 mortos em Moçambique e no Zimbábue, informou na segunda-feira, 18, a agência Reuters, citando autoridades locais. O furacão avançou rumo ao Zimbábue e Malawi, destruindo tudo em sua passagem: estradas, escolas, casas, lojas, hospitais e até mesmo uma represa.