Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão - 07/06/2016

Expositor Cristão avança na plataforma online

 

O Jornal Expositor Cristão (EC), eleito o melhor jornal cristão em 2015, continua avançando nas mídias digitais. A novidade para 2016 é o novo portal de notícias, o EC online. O projeto, ainda em fase de execução, foi compartilhado com o Conselho Editorial do jornal em dezembro do ano passado, que aprovou a iniciativa. Os primeiros estudos dos portais de notícias, navegabilidade, interatividade e plataformas começaram logo em seguida. A iniciativa é levar ao povo metodista informações que contemplem as várias editorias do impresso.

 

O jornal, que fez 130 anos em janeiro deste ano, será a plataforma utilizada para a cobertura do 20º Concílio Geral (20ºCG). Uma “Aba” exclusiva para o conclave está destinada para os/as metodistas acompanharem todas as decisões do CG, incluindo vídeos, podcasts e fotos, que serão produzidos no dia do evento. A proposta do plano de comunicação para a cobertura do 20ºCG foi encaminhada pelo Departamento de Comunicação ao Grupo de Trabalho do 20ºCG, o qual avaliou, sugeriu e fez ajustes antes de compartilhar com a Cogeam e com o Colégio Episcopal, que aprovaram a iniciativa.

 

Com uma navegabilidade de fácil acesso, o novo projeto seguirá a identidade do jornal impresso com uma maior facilidade de interação dos/as usuários/as pelas redes sociais, das notícias mais lidas, mais comentadas e mais recentes publicadas no site. Os/As metodistas também poderão enviar notícias para o EC online que serão analisadas antes da publicação.

 

Para o editor-chefe do jornal, pastor José Geraldo Magalhães, o jornal centenário da Igreja Metodista precisa ampliar e fortalecer a sua marca jornalística histórica. “A iniciativa foi gerada por causa da velocidade das informações. Como nosso jornal tem uma periodicidade mensal, percebemos a necessidade de uma Hard News (notícia importante e factual). As matérias mais longas e analíticas e que exigem uma profundidade maior no assunto serão destaques no jornal impresso”, disse.

 

Outra “Aba” de destaque é a de Multimídia. Além de ví­deos e podcasts, o usuário poderá acessar a área de download do Aplicativo (APP) IDoações da Igreja Metodista. O Departamento de Comunicação está acompanhando o desenvolvimento do APP, que será disponibilizado para smartphones e iphones. Pelo APP, após o cadastro, qualquer pessoa poderá encontrar uma Igreja Metodista mais próxima à sua localização e fazer uma visita quando desejar guiada pelo google maps ou pelo navegador de localização Waze incorporados no próprio APP. Também será possível fazer doações em vários projetos e campanhas nacionais com apenas dois cliques. 

 

O projeto do APP teve um parecer favorável da Cogeam e do Colégio Episcopal depois que a proposta foi encaminhada pela Secretária para a Vida e Missão, pastora Joana D’Arc Meireles. O desenvolvimento do APP está nos últimos ajustes para subir para as plataformas da Apple e Android.

 

Acervo

 

Segundo o editor-chefe do EC, uma segunda fase do projeto EC online, e não menos importante, também está nos planos. “Queremos disponibilizar todo o acervo do jornal nessa plataforma. Só que digitalizar o jornal desde 1886 é um projeto de longo prazo, mas queremos que nossos/as leitores/as, pesquisadores/as e, principalmente, o povo metodista, tenham acesso gratuito às histórias contadas no jornal há 130 anos”, disse o pastor José Geraldo.

 

O diferencial nessa segunda fase é que o acervo será gratuito, diferentemente de muitos jornais de que o leitor/a precisa ser um/a assinante do periódico. “Nossa equipe tem trabalhado bastante nesse projeto e esperamos fazer o melhor para levar e receber informações do avanço missionário em terras brasileiras”, finalizou o editor.

 

Envie sugestões de pautas e comentários para a redação do Expositor Cristão pelo e-mail expositorcristao@metodista.org.br

 

Essa matéria foi publicada na edição de junho/2016 do Jornal Expositor Cristão. 

Leia online: 

 

 


Tags: Expositor Cristão, Site


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC | 21º Concílio Geral bate à porta e traz esperança ao povo metodista

Todas as vezes que se fala em Concílio Geral (CG) se pensa em debates, discussões intermináveis, decisões importantes que precisam ser colocadas em pauta, missão da Igreja, e por vezes muitos assuntos acabam ficando para o Colégio Episcopal e/ou a Cogeam decidirem futuramente.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Nota de pesar: Rev. Eddie Fox, pioneiro do evangelismo metodista mundial, morre aos 83 anos

O Rev. H. Eddie Fox faleceu no dia 28 de julho, aos 83 anos, depois de ter estado sob cuidados paliativos em sua cidade natal de Sevierville, Tennessee, disse o Rev. Kimberly Reisman. Leia mais no site do jornal Expositor Cristão. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Bispo Paulo Lockmann emite nota sobre encontro com Papa

No mês de abril, o presidente do Concílio Mundial da Igreja Metodista se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Filme NOÉ: crítica e reflexão

Fica claro que o filme não é fiel à narrativa bíblica de Noé. Todavia, também é muito claro que os diretores não possuem nenhum compromisso em expor as Escrituras com fidelidade