Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 01/10/2015

Expositor Cristão de Outubro: Reformar para não Ruir

São quase 500 anos de Reforma Protestante. Mas será que as marcas do movimento permanecem vivas em nossas igrejas? Autoridade das Escrituras, justificação pela graça mediante a fé, centralidade de Cristo, sacerdócio de todos os crentes. Conceitos tão caros para os reformadores parecem diluir e não encontrar lugar no meio evangélico atual.
 
Basta analisarmos letras de músicas e pregações que expressam a necessidade do sacrifício e ofertas para alcançar as bênçãos divinas. Exatamente o que a Reforma contestou: a venda de indulgências. O sentido da salvação pela graça, que não pode ser comprada, recebe ainda mais valor para nós de tradição wesleyana.
 
Falar de sacerdócio universal de todos os crentes também é desafiador diante do crescente empoderamento da liderança clériga. Estabelecem grandes ícones evangélicos donos/as de igreja e ‘ai de quem tocar nos/as ungidos/as do Senhor’. A participação de muitos crentes se limita ao culto e a certas práticas do protocolo religioso.
 
A Reforma pontua que Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade. Porém a mensagem da cruz, frequentemente, é substituída por outros discursos, e Cristo acaba por ocupar um lugar secundário na vida de muitos/as que se dizem cristãos/ãs protestantes. 
 
Encontramos dissonâncias também no item Autoridade das Escrituras. Leituras fundamentalistas e descontextualizadas da Bíblia fazem a igreja perder a capacidade de interagir com relevância na sociedade. A Palavra se renova, gera engajamento e ações concretas.
 
Ao considerar essas questões, preparamos esta edição do Expositor Cristão com reflexões especiais sobre o tema. Certamente você e sua comunidade local serão enriquecidos após a leitura. Amplie a discussão na Escola Dominical e nos grupos de discipulado! Propague este importante lema dos reformadores: igreja reformada, sempre se reformando. Boa leitura! 
 
Pr. Marcelo Ramiro
Editor
 
 

 

DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.

 

 

 


Tags: Expositor Cristão; Outubro; Reforma Protestante;


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Em oração | 08.05.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Diretor Geral confirma evolução da situação econômico financeira da Rede Metodista de Educação

Mudança estratégica de reorganização operacional evita venda de patrimônio

Intercessão, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Missão de interceder!

Interceder é estender as cordas da oração na direção de mulheres, homens e projetos nos quais queremos ver a intervenção divina. fonte: Soraya de Lima Junker  /