Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 01/10/2015

Expositor Cristão de Outubro: Reformar para não Ruir

São quase 500 anos de Reforma Protestante. Mas será que as marcas do movimento permanecem vivas em nossas igrejas? Autoridade das Escrituras, justificação pela graça mediante a fé, centralidade de Cristo, sacerdócio de todos os crentes. Conceitos tão caros para os reformadores parecem diluir e não encontrar lugar no meio evangélico atual.
 
Basta analisarmos letras de músicas e pregações que expressam a necessidade do sacrifício e ofertas para alcançar as bênçãos divinas. Exatamente o que a Reforma contestou: a venda de indulgências. O sentido da salvação pela graça, que não pode ser comprada, recebe ainda mais valor para nós de tradição wesleyana.
 
Falar de sacerdócio universal de todos os crentes também é desafiador diante do crescente empoderamento da liderança clériga. Estabelecem grandes ícones evangélicos donos/as de igreja e ‘ai de quem tocar nos/as ungidos/as do Senhor’. A participação de muitos crentes se limita ao culto e a certas práticas do protocolo religioso.
 
A Reforma pontua que Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade. Porém a mensagem da cruz, frequentemente, é substituída por outros discursos, e Cristo acaba por ocupar um lugar secundário na vida de muitos/as que se dizem cristãos/ãs protestantes. 
 
Encontramos dissonâncias também no item Autoridade das Escrituras. Leituras fundamentalistas e descontextualizadas da Bíblia fazem a igreja perder a capacidade de interagir com relevância na sociedade. A Palavra se renova, gera engajamento e ações concretas.
 
Ao considerar essas questões, preparamos esta edição do Expositor Cristão com reflexões especiais sobre o tema. Certamente você e sua comunidade local serão enriquecidos após a leitura. Amplie a discussão na Escola Dominical e nos grupos de discipulado! Propague este importante lema dos reformadores: igreja reformada, sempre se reformando. Boa leitura! 
 
Pr. Marcelo Ramiro
Editor
 
 

 

DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.

 

 

 


Tags: Expositor Cristão; Outubro; Reforma Protestante;


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC abril: Igreja missionária

Interessante que a palavra missão não aparece na Bíblia Sagrada. A origem da palavra missão vem de Missil, que significa enviado. Então, missão é ser enviado para um propósito, um alvo específico. Numa guerra, o míssil é mandado no lugar dos soldados, para atingir um local. Dessa forma, o/a missionário/a é um/a enviado/a ao campo de batalha. No mês que comemoramos o Dia do/a Pastor/a metodista, escolhemos falar sobre a uma Igreja missionária a serviço do povo. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Inscrições abertas para o Treina Malta 2015

A capacitação missionária para jovens, Treina Malta,  será realizada entre os dias 4 à 12 de dezembro, em Londrina - PR. As inscrições já estão liberadas e podem ser feitas por meio do link disponibilizado no site da Confederação de Jovens (http://juventudemetodista.org.br). O Treina Malta é voltado para jovens de 18 à 35 anos, que desejam conhecer mais sobre missões, tendo 8 dias totalmente voltados e dedicados a um treinamento missionário intensivo, tanto teórico como prático. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Congresso Nacional das Sociedades Metodistas de Homens elege nova diretoria em Teresópolis

O 13º Congresso Nacional das Sociedades Metodistas de Homens elegeu a nova diretoria em Teresópolis/RJ para os próximos quatro anos. Confira os detalhes!

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Metodistas norte-americanos em missão no Brasil

Grupo com 15 voluntários/as trabalhou na reforma de templo metodista em Mogi das Cruzes/SP. Confira os detalhes!