Gincana: "Escola Dominical ? pra toda gente" IN?CIO – DOMINGO DIA 21/09/2008 Para comemorar o Dia da Escola Dominical, eis um programa de atividades e uma gincana para envolver toda a igreja local. 1 – Tema da Gincana: "Escola Dominical ? para toda gente".

2 – Objetivos da Gincana:
– Comemorar o dia da Escola Dominical (ED).
– Dinamizar a ED.
– Integrar a igreja local.
– Envolver alunos e alunas da ED, membros da igreja local ainda n?o matriculados na ED, pessoas da comunidade que n?o s?o membros da igreja local.
– Aumentar a participa??o nas aulas da ED
– Arrecadar material/ revistas antigas e livros para a ED.
– Comemorar o dia do/a professor/a.
Aten??o: outros objetivos para esta gincana podem ser acrescentados, de acordo com a realidade da igreja local.
3 – Dura??o da Gincana: 05 semanas. Ter? in?cio no dia da Escola Dominical, 3? domingo de setembro, este ano dia 21 de setembro.
4 – Escolha dos Grupos: Abaixo, algumas sugest?es para a composi??o dos grupos:
– Fazer uma pesquisa pr?via para identificar quem deseja participar.
– Variar as faixas et?rias dos participantes em cada grupo.
– Cada grupo deve conquistar quatro integrantes, membros da igreja local, que n?o sejam membros da ED. Eles devem ir ? Escola Dominical e se apresentar ? pessoa respons?vel pela pontua??o. Cada vinda deles, por domingo, valer? 15 pontos.
– O n?mero de integrantes do grupo e a quantidade de grupos depender?o da realidade de cada igreja local.
– Os grupos dever?o ser identificados por nomes e tamb?m por cores.
– Cada grupo dever? escolher um/a l?der e um/a vice-l?der como pessoas respons?veis. Toda reivindica??o, questionamento ou sugest?o do grupo dever? ser feita por meio do/a l?der e, em sua aus?ncia, do/a vice-l?der.
5 – Pontua??o: Em todas as atividades, sugerimos uma pontua??o. As atividades n?o cumpridas n?o valer?o pontos, mas o grupo tamb?m n?o perder? ponto. A pontua??o pode ser afixada no quadro de avisos da Igreja e deve ser atualizada a cada domingo.
6 – Esclarecimento das regras: Para que a gincana aconte?a de forma satisfat?ria e tranq?ila, ? preciso que as regras sejam claras e explicadas ao in?cio das atividades. Al?m disso, ? bom distribuir por escrito o regulamento ou afix?-lo no quadro de avisos, para que todos/as estejam cientes.
7 – Regras da Gincana:
– Cada grupo dever? ter o n?mero igual de participantes, sendo que quatro participantes devem ser membros da Igreja que n?o estejam matriculados/a na ED.
– Cada grupo dever? ter um/a l?der e um/a vice-l?der que responder? pelo grupo junto ? coordena??o da gincana.
– As tarefas ser?o distribu?das por escrito para cada grupo, atrav?s de sorteio, no domingo anterior ? execu??o das mesmas. Algumas tarefas a serem apresentadas no ?ltimo dia da gincana ser?o distribu?das no primeiro domingo que se inicia a gincana.
– As tarefas precisam ser cumpridas e/ ou entregues nos dias estabelecidos.
– Cada grupo dever? cumprir a tarefa no tempo determinado. Caso contr?rio, mesmo que a atividade seja exibida at? o final, o grupo n?o receber? a pontua??o estabelecida.
– Quesitos avaliados na gincana: cumprimento das atividades, participa??o/assiduidade do grupo, anima??o, disciplina e esp?rito esportivo.
– Os casos omissos ao regulamento ser?o decididos pela coordena??o da gincana juntamente com o/a pastor/a.
8- Escolha dos/as Jurados/as: A banca de jurados dever? ser composta por 07 pessoas (um/a pastor, um/a anci?o, um homem, uma mulher, um/a jovem, um/a juvenil, uma crian?a de 10 a 11 anos). O corpo de jurados poder? ser constitu?dos por sorteio entre os que queiram ou podem ser escolhidas pela coordena??o.
9- Escolha dos/as Cronometristas: ? preciso controlar o tempo com o uso de um/a cronometrista. A equipe de coordena??o deve indicar duas pessoas para se revezar nesta tarefa nos dias da gincana. ? preciso ter um cron?metro e, se poss?vel, uma campainha para indicar o t?rmino do tempo, evitando problemas com os grupos.
10- Apresenta??o da Gincana: O ideal ? que duas pessoas apresentem a gincana. Elas devem ser alegres, comunicativas, expressando-se com clareza para que todos entendam a proposta de cada atividade. A equipe de coordena??o precisa estar atenta para resolver todas as d?vidas. Esta n?o ? uma tarefa do/a apresentador/a, mas da equipe de coordena??o.
11- Pr?mio: Defina com a coordena??o o pr?mio da gincana. Pode ser uma ta?a para o grupo, mais uma medalha para cada participante, juntamente com um bombom ou algo do g?nero. Voc? pode tamb?m fazer um p?ster do grupo vencedor e expor no hall da igreja. O importante ? comemorar!
12-Dada a partida dia 14/09:
Na abertura ou encerramento da ED, anuncie ? Igreja que no pr?ximo domingo come?ar? a gincana. Em seguida chame os/as l?deres de grupo e entregue uma pasta com as informa?es sobre a gincana e dois envelopes: um com as tarefas para o pr?ximo domingo e outro com as tarefas para o ?ltimo domingo. Fa?a uma ora??o pelos grupos para que tudo corra bem durante a atividade.
Tarefas para o pr?ximo domingo
• Apresenta??o dos grupos; apresenta??o da M?sica da ED; perguntas sobre a nossa Escola Dominical (hist?ria da ED e dados da igreja local).
• Entregas de alimentos recolhidos durante o m?s, recolhimento de livros e revistas antigas da ED, Hist?rias interessantes sobre a ED (cada grupo dever? pesquisar entres os membros da igreja algu?m que tenha uma hist?ria linda, emocionante sobre a import?ncia da ED na sua vida).
ATEN??O:
As tarefas sugeridas foram organizadas em quatro (5) etapas. Uma para cada domingo.
Antes de montar a gincana de sua igreja local, leia as tarefas e veja se elas podem ser utilizadas integralmente. Voc? tem liberdade para acrescentar ou retirar tarefas. O importante ? adapt?-las ? realidade de sua igreja local. Elas devem ser simples, f?ceis com explica?es claras e poss?veis de serem executadas. O importante ? que todos/as tenham ?xito na realiza??o da gincana.
Monte um manual da gincana, contendo todas as informa?es (tema, objetivos, regulamentos, etc.). Entregue para cada l?der do grupo e deixe afixado no quadro de avisos ou mural da Escola Dominical.
Da Coordena??o: A cargo do Minist?rio de Coordena??o Crist? com o apoio do Departamento de Escola Dominical.
Do tempo das tarefas: de acordo com o n?mero de grupos e o espa?o de tempo que se disp?e para a realiza??o da gincana na programa??o da igreja local, a coordena??o dever? determinar o tempo das tarefas.
Da execu??o das tarefas: as pessoas que executar?o as tarefas no dia da gincana devem ser previamente selecionadas. A coordena??o da gincana decidir? se haver? ou n?o aux?lio do grupo ? pessoa na hora da realiza??o da tarefa. Caso haja aux?lio, como este se dar?? Isto precisa ser explicado ao grupo antes da realiza??o das tarefas.
Da avalia??o das tarefas: o j?ri dar? at? 10 pontos por atividade desempenhada. A pontua??o do grupo ser? o somat?rio das notas de cada jurado/a.
Andreia Fernandes Oliveira
Pastoral da Universidade Metodista de S?o Paulo – UMESP
Clique no dia desejado para ver as orienta?es e as tarefas da Gincana.
