Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Gincana Escola Dominical

Domingo: dia 21/09/2008-  

1. "Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro integrantes que não são alunos/as da ED valerá 15 pontos cada uma.

2. Apresentação dos grupos: Nesta ocasião serão apresentados o nome, a "música" (jingle) e o estandarte do grupo.

- Atenção: a música deve conter o tema "Escola Dominical".

- Tempo sugerido: de 3 a 5 minutos para cada grupo.

- Avaliação: O júri determinará quanto cada grupo receberá. A nota máxima será de 10 pontos pelo conjunto da apresentação.

 

3. "Perguntas sobre a ED": Cada grupo deverá escolher 2 pessoas que deverão responder a duas perguntas referentes a ED. Coloque cada pergunta em um envelope, o qual será escolhido pela pessoa que deve responder à pergunta.

- SUGESTÕES DE PERGUNTAS:

  • O que você sabe sobre Ana Ball? Resposta: Membro do movimento metodista que em 1769 fundou a primeira Escola Dominical na Inglaterra. Na ED, além do estudo da Palavra de Deus, as pessoas, principalmente as crianças, aprendiam a ler e escrever, bem como outras disciplinas que tinham dificuldades. Após esta iniciativa, outras Escolas Dominicais foram criadas, inclusive a de Robert Raikes, em 1780, onze anos depois de Ana Ball.
  • O que você sabe sobre Robert Raikes? Resposta: Robert Raikes, jornalista, da Igreja Episcopal, morador de Gloucester, cidade do sul da Inglaterra, e em 1780, passou a trabalhar com a Escola Dominical. Saiu pelas ruas a convidar as crianças para que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna - o inglês. (http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/historia/escoladominical.htm)
  • Qual a data da fundação da Escola Dominical? 03 de novembro de 1783.
  • Qual o nome do primeiro missionário metodista que fundou a Escola Dominical no RJ e em que ano isso aconteceu? Foi em Rev. Justin Spauding em 1836. (http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/historia/escoladominical.htm)
  • Qual o tema da nova campanha da Escola Dominical? "Escola Dominical é para Toda Gente".
  • Quantos alunos estão matriculados na ED nesta igreja? Buscar informações na igreja local.
  • Quantas professoras e professores têm a Escola Dominical local? Buscar informações na igreja local.
  • Diga o nome de 20 pessoas que são alunos/as da ED. Buscar informações na igreja local.
  • Qual o nome das Respectivas faixas etárias das Revistas da Escola Dominical usadas na Igreja Metodista?

Coleção Bem-Te-vi, Vôo Livre, Flâmula Juvenil, Cruz de Malta e Em Marcha.

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 1 minuto.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos. Tenha a bibliografia em mão em caso de solicitação da autenticidade da resposta.

 

4. Apresentação da Música "Escola Dominical é para Toda Gente": os grupos deverão apresentar esta música de forma criativa.

-Apresentação: Cantar apenas uma vez a música, para que a apresentação não fique cansativa, principalmente, para quem assiste (a partitura da música está na página 17 do caderno Recriar nº35).

- Avaliação: O júri determinará quanto cada grupo receberá. A nota máxima será de 10 pontos pela coreografia.

 

Tarefas para o Próximo Domingo:

Antigo Testamento: Imagem e Ação; "Quanto eu sei sobre isso?", "Escola Dominical: Arte e Vida".

Clique aqui para voltar à página de orientação da Gincana.


Posts relacionados