Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Internacional

Cristãos Ajudam a Conter Surto de Cólera em Camboja

Duas Igrejas e uma organização não-governamental que trabalha com as autoridades, efetivamente, contiveram um surto de cólera no distrito do Camboja. O surto era parte de uma epidemia na província do nordeste de Ratanakiri que resultou em pelo menos 36 mortes desde Abril.

Taveng centro do distrito de saúde estava sobrecarregado com pacientes, no início de julho. O centro de saúde manifestou a sua necessidade de ajuda de voluntários para proporcionar educação básica de saúde para evitar a propagação da doença. Esta foi a noite do primeiro domingo do mês. Continue!

 



 


Descoberto templo Filisteu na cidade do gigante Golias

Arqueólogos em Israel, recentemente, descobriram um templo filisteu no local onde teria sido a cidade natal do gigante guerreiro Golias. As ruínas do templo estão localizados na antiga cidade de Gath e remonta ao século 10 a.C., de acordo com o Prof. Aren Maeir do Departamento Martin de Estudos e Arqueologia das Terras de Israel da Universidade Bar Illan. O templo descoberto tem uma imagem arquitectônica semelhante ao descrito na história bíblica de Sansão, que derrubou o templo do filisteu Dagon sobre si mesmo. Continue!




Conversão ao Cristianismo leva 15 iranianos à prisão

Detenções ocorreram na cidade de Mashhad onde, em 1990, foi executado Hussein Soodmand, precisamente por se ter convertido ao Cristianismo.

Os 15 cristãos são da cidade de Mashhad, uma das mais importantes para os xiítas do Irão e local de nascimento do actual Supremo Ayatollah Ali Khamenei, e no 18 de Julho estavam a caminho de Bojnoord para um encontro de oração com crentes cristãos daquele local. Continue!


 


 


Protestantes crescem na América Latina

As igrejas evangélicas, com forte papel social, multiplicam-se no Brasil e na América Central, ameaçando a tradicional hegemonia católica, afirma o jornalista Carlos Cano, em reportagem publicada no Jornal El País.

Não existem estatísticas consolidadas, mas em El Salvador, de acordo com pesquisa recente realizada pelo Iudop, o instituto independente da Universidade Centro Americana (UCA), dos jesuítas, os 16% da população que se declaravam protestantes em 1988 são hoje mais de 38%. E nos demais países do continente, com exceção do México, pelo menos uma em cada dez pessoas é protestante. Continue!



Reverendo britânico vai celebrar Eucaristia pelo Twitter

O reverendo britânico Tim Ross, da igreja Metodista [Inglaterra], irá celebrar a Eucaristia no próximo dia 14 de agosto. Nada demais, não fosse o fato de que a oração será realizada pelo Twitter. Para participar, basta seguir o perfil @TimRossMinister no site de microblogs. No dia, os usuários devem ler em voz alta cada tweet postado por Ross, antes de responder "Amém".
A ideia é atrair um público jovem que não se mostram interessados no cristianismo. "O Twitter oferece possibilidades únicas de comunicação para a Igreja", disse o reverendo ao jornal The Telegraph. Ross, que já publica orações em sua página no Twitter, disse que espera milhares de pessoas sigam seu perfil até o dia da celebração. Até o fim da tarde desta terça-feira (27), o religioso tinha 407 seguidores. Continue!




Crianças oram em favor da Tradução da Bíblia

Wycliffe lança campanha de oração pelos 20 países carentes de tradução

Nunca se é jovem demais para orar, pois a oração é a base de todo cristão. Sabendo disso, a Wycliffe Bible Translators lançou o desfio "Os Vinte". O ministério listou os 20 países com maior necessidade de tradução da Bíblia e pediu as igrejas americanas que orassem por aqueles países.

Cada uma dessas igrejas deveria encontrar outras duas com as quais se uniriam em oração. Com três igrejas orando para os 20 países em prol da tradução da Bíblia em todo o mundo, se somariam 60.




Organização leva Bíblia traduzida à República do Congo

São profundas as feridas da guerra na República Democrática do Congo. As tensões são tão variadas como as tribos que vivem na região. Por isso, cristãos lutam para traduzir a Bíblia aos nativos. Entre os mais de 3,6 milhões de habitantes da República, há 62 línguas vivas faladas, de acordo com o Ethnologue SIL Internacional. Além disso, mais de 200 grupos étnicos africanos são encontrados no país. Continue!




Tábua encontrada em Israel apresenta semelhanças com Código de Hamurabi


A tábua foi achada recentemente em Tel Hazor, um dos sítios arqueológicos mais importantes de Israel, declarado Patrimônio da Humanidade em 2005.

"Leis similares às do Código de Hamurabi são conhecidas pela Torá, mas a diferença de tempo entre as duas escrituras é de mil anos. Agora, temos em nossas mãos o fragmento de uma tábua que contém leis muito similares ao código, mas achada em Hazor e que datam do mesmo período", aponta o professor Amnon Ben-Tor, do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica. Continue!




Escândalo de pedofilia leva 1ª bispa luterana a renunciar na Alemanha

A alemã Maria Jepsen, 65, a primeira bispa luterana do mundo, eleita em 1992, renuncia ao episcopado em meio ao escândalo de pedofilia que abala diversas Igrejas. A arcebispa de Hamburgo (norte) era criticada pela lentidão e brandura com que reagiu diante das acusações de abusos sexuais contra jovens de ambos os sexos e das quais seria culpado um pastor de Ahrensburg (Schleswig-Holstein, norte). Continue!




Estudante brasileira passará as férias de julho na Conferência da Virgínia

Simone Welte, estudante universitária do Rio de Janeiro, passará suas férias de julho na Conferência da Virgínia, onde se encontrará com jovens e juvenis.  As férias de julho no Brasil coincidem com as férias de verão no hemisfério norte. Com o patrocínio do programa Iniciativas de Esperança, desenvolvido pela Conferência do Estado da Virgínia e da Confederação de Jovens e Juvenis da Igreja Metodista Unida (EUA),  Simone chegará nos Estados Unidos em meados de Julho.  Continue!


 


 


Professores da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista retornam da angola

O professor chega à sala e encontra mais de 40 alunos à sua espera. Em reverência, todos se levantam quando ele entra. Assim eram recebidos os professores Paulo Roberto Garcia e José Carlos de Souza em cada uma das aulas que ministraram no Seminário Metodista Bispo Emílio de Carvalho em Luanda, Angola, entre os dias 17 de junho e 2 de julho.Continue!


 



Latino-americanas e caribenhas se reúnem para Fórum de Organizações Feministas

Nos próximos dias 11 e 12 de julho, cerca de 200 mulheres de 30 países estarão reunidas em Brasília, capital federal brasileira, para participar do "Fórum de Organizações Feministas para Articulação do Movimento de Mulheres Latinas Americanas e Caribenhas". O evento é uma preparação para a XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe (Cepal), que também acontecerá no Distrito Federal, de 13 a 16 de julho.
De acordo com Guacira de Oliveira, integrante da comissão organizadora do Fórum, além de ser uma preparação para a XI Conferência Regional, o Fórum também visa analisar a situação das mulheres latino-americanas e caribenhas, além de mobilizar o movimento de mulheres para exigir dos governos os compromissos assumidos com esta parcela da população durante a última Conferência. Continue!




Luteranos se desculpam por perseguir menonitas séculos atrás

Até esta terça-feira (27/07), 400 delegados de 140 igrejas-membros do mundo inteiro participam em Stuttgart, na Alemanha, da 11ª Assembleia Geral da Federação Luterana Mundial. Ao todo, mais de mil participantes discutiram, durante uma semana, questões como injustiças e soluções para problemas humanitários globais. O evento teve como ponto alto o pedido de perdão dos luteranos aos menonitas, pela perseguição religiosa ocorrida 500 anos atrás. Continue!


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães