Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/12/2011

Leia a reflexão sobre Dízimo e Oferta

A contribuição do cristão não é somente o exercício do dízimo ou da oferta trazida ao altar de Cristo. Contribuição cristã são todas as manifestações de amor apresentadas pelo homem ou pela mulher ao Senhor.  É atitude de perfeito derramamento.  É algo muito, muito próximo do voto de Ana . A mulher que nada tendo, creu na Graça maravilhosa do Senhor e, em seu altar deixou a sua fé sua vida.

Ana foi imensamente contemplada pelo Senhor, que lhe deu o fruto de sua regeneração. Que fez a mulher? Apresentou ao Senhor o seu próprio fruto, dando-O por inteiro, completamente. E mais, certa viúva que deixou no altar tudo o que tinha. Tendo ela somente uma única moeda a deixou. 

Não importa assim o quanto cada um de nós tem recebido do Senhor. Importa mesmo tudo aquilo que possamos trazer a Sua Casa porque somente assim estaremos verdadeiramente próximos ao Cristo que é Senhor e Deus e Espírito Santo - doador da vida eterna porque somente Ele é capaz de abençoar o seu filho e, a sua filha. Esse filho, essa filha é nada mais do que nós mesmos chamados por Deus para servi-Lo.

De tempos em tempos murmurações são ouvidas na Igreja pelas quais, querem afirmar que não há sustentação neotestamentária para o dizimo. Responderia ao críticos ou críticas que as letras do Novo Testamento em si justificam plenamente, desde a igreja primitiva a manifestação da ação de um povo de fé verdadeira. No entanto, se os céticos e céticas ainda mantém seus pensamento endurecidos procuremos então nos exemplos a seguir:

Paulo de Tarso, escrevendo à Igreja da Macedônia, conforme 2 Coríntios, capítulo 8 e 9. Destacava a recomendação à causa.  Da mesma pena, no capítulo 8º, versículo primeiro, o Apóstolo de Cristo, ilustra a disposição do cristão para dar, e dar-se livremente inteiramente, e com generosidade, a Deus e à sua Obra. Na doutrina, Azariah afirma que o povo Macedônico se destacavam justamente porque eram fieis a Casa do Senhor. “deram-se literalmente, a despeito das severas aflições pelas quais haviam passado”. 

Assim a contribuição cristã, é como uma verdadeira oikonomia , onde o gerenciamento da casa às necessidades aconteceram sempre e assim o serão conforme Neemias , aquele homem que primou pelo princípio da excelência administrativa e realizou o impossível demolindo corações descompromissados e preparando-os através da oração .  E lembre-se!  também Jesus Cristo orou . E, se eu tenho como você também tem, as revelações do Cristo Jesus n’alma. os escritos do Novo Testamento não apenas ensina-nos a contribuir com amor, eles todos são para a plena edificação da Igreja de Cristo, que somos nós: homens e mulheres reunidos no Templo fazendo acontecer tudo que Jesus Cristo determinou.

A EXPERIÊNCIA CRISTÃ

John Wesley , afirmou junto aos metodistas da Inglaterra: “muitos prosperam em bens” materiais.”  (..) [contudo]” ganhei o mais que puderdes...economize o mais que puderdes...dai o mais que puderdes! [porque, jamais deve esquecer] [que] “o bem maior é aquele que vem do Senhor!” John Wesley, assim como Paulo de Tarso já afirmara estavam muito próximos um do outro em suas observações. E se havia algo diferente, era apenas o momento em que a fala se produzia, no espaço e no lugar. No mais... no mais não havia diferença alguma!.

Por outro lado, próximo de nós mesmo, o bispo da primeira região, Paulo de Tarso de Oliveira Lockmann, pregando na Conferência Mundial da Igreja Metodista, realizada na cidade do Rio de Janeiro, (1996) afirmou segundo Lucas: (do livro dos Atos dos Apóstolos - capítulo 3º, versículo primeiro ao décimo): “Pedro quebrou com o seu gesto, as religiões desumanas quando se aproximou daquele mendigo na porta do tempo”.

Amados e amadas, a religião em si em nada contribui para alcançar vidas. Porque somente homens e mulheres comprometidos com os necessitados podem viver o Reino do Cristo ressurreto da cruz!  O apostolo Pedro, em verdade, revelava a constante presença de Deus entre homens e mulheres, operando segundo a Sua vontade, capacitando-nos conforme as Suas necessidades.  Porque a nenhum de nós é dado fazer, senão pela vontade suprema do Senhor. Pedro sabia que a religião havia afastado aquele homem da relação direta com o seu próximo.

Para ele, rejeitado e afastado da sociedade, não havia, mas o dia-a-dia porque tudo estava resumido no fato concreto de que ele era um excluído, um rejeitado, mas não um homem afastado das benções do Senhor! Porque pela Graça do Pai ele foi justamente resgatado para a vida. “(..) Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”   Pelas mesmas razões, cada um de nós é chamado pelo Senhor, tornando-nos seus mordomos. Assim, a responsabilidade do cristão, na pesquisa da motivação , que leva a retribuir ao Senhor, parte daquilo que ele lhe permite viver não é uma obrigação imposta, mas o reconhecimento de que tudo o que possuímos pertence ao Senhor!

A palavra do Senhor destaca-se para dizer “Por vossa causa repreenderei o devorador para que não vos consuma o fruto da terra" (..) Igreja é comunidade reunida de pessoas, homens e mulheres responsáveis por tudo àquilo que recebem do Senhor. Essa casa precisa ser mantida. E para manter-se a casa, necessário se faz manter-se o sustento da casa.  Há, portanto elementos fundamentais para que isso possa acontecer: Que Deus é o possuidor de todas as coisas.   Deus é o doador da vida. Porque tudo é do Senhor.

Pr. Heraldo Costa


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães