Publicado por Sara de Paula em Liturgia, Geral, Escola Dominical - 02/09/2019

Liturgia: Celebrando os 250 anos da Escola Dominical


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LITURGIA EM PDF
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS ARTES DO TEMA "TECER A VIDA COM FÉ E SABEDORIA"

CELEBRAÇÃO DO DIA DA ESCOLA DOMINICAL

Altar: Ornamente o altar com elementos que lembre o tecer, como linhas, agulhas, máquina de costura, tear etc. Da Bíblia pode sair linhas que representem a sabedoria e na ponta de cada uma das linhas pode ter palavras referentes aos valores do reino de Deus. Exemplos: fidelidade, justiça, paz, compromisso social, comunhão, perdão, alegria, empatia, solidariedade etc.

Prelúdio: Música – TAPECEIRO

(se possível colocar uma pessoa ou mais pessoas tecendo algo ou fazer uma encenação da música, enquanto o ministério do louvor canta)

Acolhida

- Saudação

- Leitura Bíblica: Provérbios 2.1-11

(Convidar as pessoas a celebrar a Deus que nos dá a sabedoria e a fé para uma vida íntegra e abundante em sua presença. Tecer a vida com fé e sabedoria é o convite que a Escola Dominical faz às pessoas.)

 

Adoração
adorar a Deus, fonte de fé e sabedoria

- Chamado à Adoração: Hino 68 (HE)
- Leitura Bíblica: Salmo 111
- Oração de Adoração

Confissão
confessar a Deus a nossa falta de sabedoria

Chamado à confissão: Deus, fonte da nossa fé, doador de toda sabedoria, nos convida a olhar para a nossa caminhada

Texto Bíblico: João 17.17-21

Dinâmica: Entregar para cada pessoa um pedaço de linha[1] com um nó no meio representando os desafios, problemas...Pedir que desfaçam o nó a fim de representar a ação do “desembaraçar o caminho”. Em grupo de 4 pessoas, orientar para que unam as linhas por meio de nós nas suas pontas, formando um quadrado, parte de uma rede, simbolizando a comunhão, a transformação dos nós para nós, quanto desatamos nós para buscar soluções e damos nós que nos possibilitam a união para solucionar problemas e de ser apoio as pessoas que necessitam de amparo.

A partir da dinâmica, convidar a comunidade a um tempo de oração silenciosa, reconhecendo nossas limitações diante dos “nós” da caminhada, e da nossa falta de sabedoria em buscar a união (os nós) que nos possibilita seguir a caminhada sendo suporte de uns(umas) para com outros(as).

Oração de confissão

Palavra de Esperança: 2 Samuel 22.32-33

(Enquanto a comunidade canta a música União, os quadrados feitos na dinâmica, serão trazidos ao altar e colocados um ao lado do outro, formando uma rede. Podem ser colocados no chão ou numa mesa preparada para esse fim. Caso seja possível, algumas pessoas podem receber os quadrados e leva-los para outro local a fim de uni-los para que fiquem como uma rede, ao final do culto, serão trazidos ao altar para o encerramento)

Música: União[2]

Mão com Mão aquece o coração
Gente com gente faz ficar contente
Se o amor de Cristo está presente
Nossa Igreja cresce em união

Cresce, cresce, cresce, cresce e vai (2x)
Repartir o amor.

Louvor
celebrar a Deus, doador da vida

Celebrando os 250 anos da Escola Dominical

(Você encontra no final deste programa algumas sugestões para celebrar os 250 anos da Escola Dominical - 1769 - 2019)

Litania

Crianças: Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Provérbios 2.6

Mulheres: Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. Provérbios 2. 10

Homens: Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. Provérbios 4.6

Comunidade: Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Provérbios 4.13


Cânticos de Louvor (sugestões)

Ao Nosso Deus (<https://www.letras.mus.br/asaph-borba/1048246/>)
Tua Senhor, é a grandeza e o poder (<https://www.letras.mus.br/vencedores-por-cristo/1137182/>)
Louvor (Hino 138 do H.E. <https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/138-louvor.html>)


Ofertório
 

Edificação
ouvir a Palavra de Deus para obter sabedoria

A ideia é que a prédica seja construída a partir do tema da Escola Dominical “Tecer a Vida com Fé e Sabedoria”, exaltando o valor da fé e da sabedoria para uma vida pessoal e comunitária comprometida com os valores do Reino de Deus.

Dedicação
Tecer a vida pessoal e comunitária com fé e sabedoria

Convidar as pessoas a virem até o altar como sinal de reafirmação do compromisso de participar da Escola Dominical. Convidar aqueles(as) que ainda não participam para que também assumam esse compromisso, a fim de crescermos no conhecimento da Palavra de Deus e vivermos a vida pessoal e comunitária com fé e sabedoria.

(Se foi possível unir os quadrados para a rede, trazê-la ao altar enquanto a comunidade canta a música da Escola Dominical)

Cântico: Escola Dominical, presente na vida. (<http://www.metodista.org.br/musica-da-escola-dominical-para-download>)

Oração final

Benção

Departamento Nacional de Escola Dominical

 

 

ANEXOS
 

Letra da música: Escola Dominical, Presente na vida


Letra: Andreia Fernandes, Luis Fernando Fliper, George Emerich, Jane Emerich
Música: Luis Fernando Fliper Vídeo: Rodrigo de Britos

Fé no caminho, ajuda a caminhar
oração, comunhão, alegria, Palavra que ensina amar
é Deus sempre conosco, de dia e de noite disposto a andar
é Deus sempre conosco, de dia e de noite disposto a andar

Escola Dominical, na vida é presente
é tradição, compromisso é alegria da gente
é tradição, compromisso é alegria da gente

Não perca a hora, vamos “simbora”
Jesus quer transformar nossa história
Não perca a hora, venha “simbora”
Jesus quer transformar sua história

Fé no caminho, serviço e missão
quero aprender com seus passos, ser sal, ser luz no mundão
é Deus sempre conosco, de dia e de noite disposto a andar
é Deus sempre conosco, de dia e de noite disposto a andar

Escola Dominical, na vida é presente
é tradição, compromisso é alegria da gente
é tradição, compromisso é alegria da gente

Não perca a hora, vamos “simbora”
Jesus quer transformar nossa história
Não perca a hora, venha “simbora”
Jesus quer transformar sua história

 

CELEBRANDO OS 250 ANOS DA ESCOLA DOMINICAL

Histórias sobre a Escola Dominical (escolher uma entre as duas sugestões para compartilhar com a comunidade. A História pode ser lida em forma de jogral)

(1) Primeira Escola Dominical

Convencionou-se atribuir a Robert Raikes o privilégio de organizar a primeira escola dominical. Organizada em 1780, ela, na verdade, não foi a primeira. Em 1769, surgira a escola dominical metodista formada por Hannah Ball e funcionara durante muitos anos.

Hannah Ball nasceu em março de 1733 e mais tarde tornou-se líder da sociedade metodista de High Wycombe, sua cidade natal. As reuniões com as crianças faziam parte do seu objetivo de dedicar o restante da vida ao lado de Deus, no trabalho de amor aos estudantes, instruindo-os na fé, nos princípios da religião e na importância da salvação. E o que se percebe na sua carta a John Wesley, de 1770: "Reunimos as crianças duas vezes por semana, nos domingos e nas segundas-feiras. Elas formam um grupo meio selvagem, mas aparentemente receptivo à instrução. Trabalhamos com elas com a ânsia de promover os Interesses de Cristo".

Até o seu falecimento, em 16 de agosto de 1792, Ball manteve com John Wesley numerosa correspondência. No dia 28 de janeiro de 1768, ele escreveu-lhe: Descobri uma afeição muito especial por você desde o momento em que falou com tanta liberdade sobre esse tópico delicado, especialmente quando entendi que tinha tomado a decisão de se sacrificar inteiramente por Cristo e até mesmo arrancar o olho direito, se fosse necessário (Mt 18.9). Tenha ainda mais liberdade para comigo. Fale-me, de vez em quando, sobre as coisas que lhe servem como provação e a atormentam. Certamente terá provações de diversos tipos. Espere-as uma após outra e conquiste tudo por meio. Daquele que a ama.

Mantenha firme o seu escudo! Não abandone a confiança que tem grande prêmio como recompensa! Cristo é seu, sim; tudo o que tem e o que é tudo seu! E permita que tudo o que você é, alma e corpo, seja Dele! Não retroceda! Aferre-se a Ele! Confie Nele em todas as coisas. E ame por causa Dele, minha estimada irmã.

Em outra carta (jul./1772), Wesley explica que ela não devia construir a sua fé sobre um único texto bíblico. Você pode aprender uma boa lição com o que lhe sucedeu ultimamente: não construir sua fé sobre um só texto bíblico, muito menos sobre uma interpretação particular. A obra de Deus em sua alma é a mesma se você interpretar esse texto de uma maneira ou de outra. Portanto, tenha cuidado em imaginar que sua experiência básica não é genuína, simplesmente porque podia estar equivocada quanto ao significado de um texto específico. Ore. E observe que Deus pode, e frequentemente o faz, impactar uma pessoa (para justificar ou para santificar), usando um significado diferente do sentido direto dessa passagem. Permitindo, então, que a passagem mencionada diretamente se refira ao céu (Ap 3.12), isso, sem dúvida, não provaria que você tenha sido enganada quanto à obra de Deus em sua alma, quando a passagem foi aplicada a você com outro significado.

Extraído de BARBOSA, José Carlos . Adoro a sabedoria de Deus: itinerário de JohnWesley, o cavaleiro do Senhor. São Paulo: Editeo, 2011, p.271.

(2) Escola Dominical: uma invenção metodista

Texto do historiador metodista João Wesley Dornellas (1932-2012)

A Escola Dominical, a mais importante agência de aprendizado bíblico e de evangelização da igreja, é uma invenção metodista. João Wesley, o fundador do movimento metodista, quando estava em sua missão na Geórgia, na América, já havia começado um trabalho especial de ensino bíblico para crianças. Mas a glória da criação da Escola Dominical cabe a uma mulher chamada Hanna Ball. Ela aceitou a Cristo através de um sermão de João Wesley no dia 8 de janeiro de 1765, quando tinha 22 anos. O sermão foi sobre Mateus 15:28: “Disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé. Faça-se contigo como queres”. A partir daquele dia ela se tornou uma grande batalhadora da fé. No ano de 1769 Hanna Ball, uma jovem de 26 anos de idade, criou a primeira escola dominical. O testemunho de João Wesley ao trabalho de Hanna é eloquente. Em muitas de suas cartas ele valoriza o trabalho por ela desenvolvido.

Onze anos mais tarde, em Gloucester, um jornalista metodista, Robert Raikes, criou a primeira escola dominical para os meninos de rua, ensinando-lhes, além da Bíblia, aritmética e inglês. Podemos dizer que ele é o “pai” da educação popular! Equivocadamente tornou-se conhecido como o criador da Escola Dominical, pois só anos mais tarde as pesquisas revelaram a jovem Hanna Baal.

A introdução da escola dominical no Brasil também se deve à Igreja Metodista. A primeira escola dominical em nossa terra foi fundada pelo Rev. Justin Spaulding em junho de 1836. Infelizmente, em 1842, em virtude dos problemas políticos e financeiros surgidos na Igreja Metodista dos Estados Unidos, o trabalho missionário foi interrompido por alguns anos. Na realidade, interrompeu-se a missão (os missionários regressaram aos EUA), não o trabalho, que certamente continuou vivo na casa de Mary Walker (o 1º membro da Igreja Metodista no Brasil!), mantendo acesa no Brasil a chama do metodismo até 1867 quando chegou o novo missionário e pastor, Junius Newman, e com ele a retomada definitiva da missão metodista no Brasil e da Escola Dominical como a principal agência de educação cristã e formação metodista.

Também é pioneirismo metodista a publicação de revistas para a escola dominical. O Rev. Ransom, o fundador do Expositor Cristão, editou, na nona década do século XIX as revistas “A nossa gente pequena”, para crianças, e “A Escola Dominical”, para adultos. Essa maravilhosa instituição é fator importante na ministração de conhecimentos bíblicos e orientação para o bom exercício da fé cristã. Por isso, é dever de todo o bom metodista participar de suas atividades.

João Wesley Dornellas, historiador Metodista e professor da Escola Dominical de Vila Isabel, RJ

Extraído de http://portal.metodista.br/fateo/noticias/igreja-metodista-celebra-dia-da-escoladominical

 

MÚSICAS

(organizar com antecedência a participação das crianças para uma homenagem a Escola Dominical, que pode ser feita com o auxílio das músicas sugeridas abaixo. As crianças podem estar caracterizadas com algum personagem bíblico ou trazendo um elemento alusivo a alguma história bíblica. As crianças farão a apresentação do personagem ou história bíblica que estão representando, finalizado cada fala com a frase: ISSO EU APRENDI NA ESCOLA DOMINICAL)

 

  1. DOMINGO, DIA ESPECIAL

(CD Missão Aventura Possível, faixa n° 6 – DNTC - http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

Domingo é um dia especial
Eu encontro os meus amigos na Escola Dominical.
É tão legal. É tão legal.
Ver chegando a criançada!
É tão legal. É tão legal.
Chegar junto com o pessoal.
A criançada lê a Bíblia, canta e ora,
Louva a Deus e ouve história; se diverte pra valer.
Domingo é um dia especial
Eu encontro os meus amigos na Escola Dominical.
É tão legal (2x)
Ver chegando a criançada!
É tão legal (2x)
Chegar junto com o pessoal.

 

  1. ESCOLA DOMINICAL

(CD Evangelho, convite pra paz. Faixa n° 25 – DNTC - http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

Tá na hora de aprender uma lição
Tá na hora de estudar a Bíblia
E cantar uma canção
Que fale de amor
Que mostre o valor
De ter você aqui como irmão

Escola Dominical com você
É muito mais legal!   (2x)

Não dá pra ser cristão
Sem a Bíblia conhecer
Aqui é o lugar pra mim e pra você
Crescendo em amor
Louvando ao Senhor
Junto com você, meu irmão

Escola Dominical com você
É muito mais legal!   (2x)

 

Sugestões de anos anteriores estão disponíveis no Site da Igreja Metodista

2016: http://www.metodista.org.br/liturgia-dia-da-escola-dominical

2017: http://www.metodista.org.br/material-para-celebracao-do-dia-da-escola-dominical

2018: http://www.metodista.org.br/celebre-o-dia-da-escola-dominical

 

[1] A linha pode ser de crochê, barbante ou de outro tipo, desde que não muito fina, no tamanho de 20 cm. De preferência, entregar no início da celebração à medida que as pessoas forem chegando.


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 30/11

  Bispo Nelson Magalhães Furtado

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães