Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Maior Templo de Angola

 

   

Irmão angolano conta como foi a inauguração do maior templo metodista de seu país

 

Luanda, 29 de Janeiro de 2009

 

Foi com grande júbilo e emoção que o povo metodista de Luanda testemunhou no último domingo, 25 de Janeiro de 2009, a inauguração do seu maior templo a nível nacional. O novo templo da Igreja Metodista Unida de Icolo e Bengo situa-se no bairro Popular, município do Kilamba Kiaxi, um dos municípios de maior densidade populacional da capital.

A cerimónia foi presidida por Sua Revma. Bispo Gaspar João Domingos, na presença do Bispo Emérito Emílio de Carvalho e convidados dentre eles a Governadora da Província de Luanda Francisca do Espírito Santo, líderes de várias Igrejas irmãs, representantes de Organismos Ecuménicos e do Governo Central.

 

 O novo templo tem capacidade para três (3) mil assistentes e ficou orçado em cerca de 150.000.000,00 AKZ (aproximadamente 2.000.000,00 USD) fruto da contribuição dos fieis que ao longo dos 13 anos que durou a construção não pouparam esforços para a sua conclusão.

O templo comporta uma ala principal, uma galeria no 1º piso, púlpito, pré-púlpito, dois wc´s, dois gabinetes para pastores, secretaria, casa para a segurança, um pátio vasto e uma sala de reuniões. Esta obra representa a 1ª fase do centro paroquial que contará após conclusão com um centro médico e uma escola.

Na sua mensagem o Bispo Gaspar Domingos exortou aos crentes para que a mesma dedicação e empenho empregue na edificação do templo terrestre seja aplicada para a edificação do templo interior afim de se alcançar o templo celestial.

A Igreja Metodista Unida de Icolo e Bengo foi elevada à categoria de Igreja a 18 de Janeiro de 1962, sendo antes uma classe da Igreja Metodista Unida de Luanda Sul. Actualmente é pastoreada pelos Reverendos Jaime Neto e Domingos Cazombo, possui aproximadamente dois mil membros distribuídos em 17 classes, 4 organismos leigos (jovens, jovens adultos, homens e mulheres) e várias comissões de trabalho.

 

Saiba mais sobre o metodismo em Angola

* A Igreja Metodista Unida de Angola foi criada a 18 de Março de 1885 pelo bispo Willian Taylor e está dividida em duas conferências anuais: Leste e Oeste de Angola. A conferência do oeste é presidida pelo bispo Gaspar João Domingos, é composta por 13 distritos eclesiásticos, 283 igrejas, 272 pastores e 152 mil fiéis, enquanto que a do leste é presidida pelo bispo José Quipungo com mais de 50 mil fiéis.

* O templo de Icolo e Bengo perderá o título de maior templo metodista de Angola quando for inaugurado o novo templo da Igreja Metodista Unida de Carlos Quitongo no município da Samba que se prevê com capacidade para cinco (5) mil lugares.

* Não há estatísticas recentes sobre o metodismo em Angola, mas todos os anos são elevadas a igrejas muitas classes e agora já se sente a escassez de pastores para o número crescente de igrejas, e também nas igrejas antigas o número de membros tem crescido. Cá também não são muitas as igrejas que contam com 2 a 3 mil membros. Em Luanda, onde temos a maior concentração de metodistas, apenas três ou quatro igrejas possuem acima de 1500 membros. 

* A Igreja Metodista tem há 2 anos tem um espaço de uma hora aos sábados de manhã no canal 1 da TV pública, onde são transmitidos os cultos de domingo da Igreja Metodista Central de Luanda e aos domingos na rádio nacional (tambem pública) lidera o programa ``Ecos do Evangelho`` da responsabilidade do Conselho de Igrejas Cristãs de Angola.

 

Nguienguie Vasco Luis

Luanda - Angola


Posts relacionados