
Deus concedeu ao g?nero feminino o privil?gio da maternidade. Contudo, ainda mais importante do que esse dom natural, foi a miss?o que ele conferiu ?s mulheres: a de serem defensoras da vida. ? o que podemos ver em v?rias passagens b?blicas, no Antigo e no Novo Testamento. Mulheres de todas as idades, casadas ou solteiras, m?es ou n?o, s?o chamadas, pela f?, a se comprometerem com a preserva??o da vida e a manuten??o da vida digna.
Veja a seguir hist?rias de mulheres que assumiram esse compromisso, ajudando a tecer a hist?ria do cristianismo e do movimento metodista (com informa?es da pastoras Suely Xavier, professora da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de S.Paulo).
Z?pora e a defesa do direito – O livro de N?meros 12.1 fala da mulher "cuxita" ( sin?nimo b?blico para "negra", pois a Eti?pia era conhecida como "terra de Cuxe") com quem Mois?s se casou. Quando os irm?os de Mois?s rejeitam a cunhada, s?o repreendidos duramente. Z?pora, a mulher cuxita, representa o direito e a justi?a, contra a discrimina??o.
Hulda e a Lei para viver bem – O sacerdote Hilquias encontrara um livro durante as obras de reconstru??o do templo e queria atestar a veracidade do documento achado. Aquele livro seria mesmo o Livro da Lei? Ent?o, o rei Josias mandou que o sacerdote consultasse a profetiza Hulda (2R 22.14). Ao consultar a profetiza, Josias confirma a import?ncia desta mulher no cen?rio de Jud? na ?poca. E quando Hulda atesta a veracidade do livro da Lei, ela est? destacando a presen?a de Deus pela lei que gera vida. Isso mesmo. Ao contr?rio do que muita pensa, as leis n?o surgiram para atrapalhar a vida de ningu?m; em seu sentido original as leis s?o fonte de vida e bem estar. A pastora Suely explica que o significado de lei ? instru??o, e instru??o para viver melhor. Se assim n?o fosse o salmista n?o diria "A lei do Senhor ? perfeita e restaura a alma (…) Os preceitos/lei do Senhor s?o retos e alegram o cora??o (…) s?o mais desej?veis do que o ouro e s?o mais doces do que o mel e o destilar dos favos" (Sl 19,7-10).
As origens do Salvador – Numa ?poca em que mulheres e crian?as n?o contavam (veja em Mateus 14.21), ? surpreendente que nomes de mulheres sejam destacados na genealogia do Messias: Tamar, Raabe, Rute e finalmente, Maria, no vers?culo 16 do primeiro cap?tulo de Mateus: "E Jac? gerou a Jos?, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo".
* Tamar – Tamar, cujo nome significa palma (da? vem a tamareira/palmeira), ficou vi?va de seu marido Er (Gn 38). Pela "Lei do Levirato", ela deveria se casar com o irm?o de Er, On?, para que gerasse filhos que seriam considerados descendentes de Er. Mas On? recusou-se a cumprir a lei; n?o queria gerar filhos que seriam considerados descendentes do irm?o falecido. Ent?o, Tamar adotou uma estrat?gia que, pela nossa concep??o, seria considerada conden?vel: fingiu-se de prostituta e teve rela?es sexuais com o sogro, Jud?, de quem gerou Perez e Zera. "Ao subverter a sua hist?ria, ela faz prevalecer a sua vida: se n?o fosse lhe dado o direito do levirato ela poderia se tornar de fato uma prostituta, tendo em vista que, naquela ?poca, uma mulher sem marido n?o era amparada por nenhuma institui??o. Tamar tanto fez o que era correto que o pr?prio Jud? reconhece o seu erro e diz: Mais justa ? ela do que eu", explica a pastora Suely. "Tamar lutou para fazer cumprir o seu direito, direito inalien?vel ? vida digna e justa. O seu nome ? utilizado pelo salmista para referir-se ao justo, Salmo 92,12a diz: O justo florescer? como a palmeira (tamareira)."
? Rute – Rute representa a preserva??o da vida de estrangeiras/os, uma vez que ela, moabita, converte-se ao Deus de Noemi e torna-se algu?m importante na hist?ria de Israel, sendo uma das matriarcas na linhagem dav?dica.
As amadas do Senhor – Do hebraico, o nome Maria, que significa "amada", batiza n?o apenas a m?e de Jesus, como outras mulheres que tiveram um papel decisivo na hist?ria do cristianismo, como Maria Madalena, que obteve o perd?o de Jesus e passou a segui-lo, e Maria, irm? de L?zaro, que expressou sua gratid?o e devo??o ao lavar os p?s do Mestre.
A mulher samaritana e a ?gua da Vida – Na conversa com a mulher samaritana, descrita pelo livro de Jo?o, cap?tulo 4, Jesus oferece-lhe a ?gua da vida eterna. A mulher deixa o seu c?ntaro e corre ? cidade para compartilhar, com outras pessoas, aquilo que recebeu: "Vinde comigo, e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito…" (v.29). Interessante ? que os disc?pulos se indignaram mais por que Jesus conversava com uma mulher do que pelo fato dela ser samaritana. Mas, foi a partir do testemunho desta pessoa duplamente discriminada que muitos ouviram e creram. J? n?o ? pelo que disseste que n?s cremos, mas porque n?s mesmos temos ouvido e sabemos que este ? verdadeiramente o Salvador do mundo. (Jo 4,42).
Poder?amos ainda nos lembrar de v?rios outros exemplos de defensoras da vida: as parteiras Sifr? e Pu?, que salvaram da morte o beb? Mois?s; a rainha Ester, que salva o povo inteiro; a ju?za D?bora, decidida na luta e temente a Deus na vit?ria; Ana, cujo nome significa Gra?a e orou pela gra?a de gerar a Samuel; as mulheres que trabalharam pelo an?ncio do Evangelho na ?poca do cristianismo primitivo, levando as Boas Novas de vida
A B?blia, que sabemos ter sido escrita por homens, e inserida numa ?poca e contexto social que discriminava a mulher, traz muitos exemplos de mulheres comprometidas com a Vida. Surpresa? Nem tanto. Apenas uma prova de que, embora constru?da por m?os humanas, a B?blia ? inspirada pelo Deus da Vida.
Suely Xavier e

