Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 08/08/2011

Representantes de instituições metodistas de educação se reúnem em Washington USA

Cerca de 250 representantes de instituições metodistas de educação de todos os continentes, se reuniram em Washington DC, USA, no W Hotel, entre os dias 24 e 28 de Julho para uma Conferência conjunta com a Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas, IAMSCU, e a Associação Nacional de Escolas, Faculdades e Universidades relacionadas à Igreja Metodista Unida, ASCUMC.

O tema geral da conferência: "Educação Metodista: Preparando Líderes com Princípios para as Mudanças Globais",  foi explorado em 6 palestras principais e 4 mesas de debate com representantes de todos os continentes, além de abordado em quatro eixos: “Preparando Líderes com Princípios”, “Sustentabilidade e Desenvolvimento”, “Pobreza e Saúde” e “Justiça Social”.

A delegação brasileira contou com doze participantes, dentre os quais o Diretor Superintendente do COGEIME, Prof. Dr. Marcio de Moraes, o Secretário Executivo do COGEIME e do escritório regional para América Latina do Fundo Global Metodista de Educação para Desenvolvimento de Liderança, Rev. Prof. Luis de Souza Cardoso, o Diretor do IMED, Prof. Walter Chalegre dos Santos, o Reitor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Rev. Dr. Paulo Roberto Garcia, a Vice-Diretora Acadêmica, Profa. Perpétua Maria da Silva, o Prof. Dr. Almir de Souza Maia do Centro de Documentação e Pesquisa da Educação Metodista, dentre outros professores.

A Assembleia Geral da IAMSCU elegeu seu novo conselho diretivo para o período de quatro anos, sendo que dois brasileiros integram essa equipe. O Prof. Dr. Marcio de Moraes na posição de Vice-Presidente e o Prof. Dr. Amós Nascimento como membro do conselho.

Destacou-se também a apresentação da pesquisa “Educação é nosso Mundo – Visão Retrospectiva e suas Perspectivas – IAMSCU 1991-2011” realizada pelo Prof. Dr. Almir de Souza Maia – Centro de Documentação e Pesquisa da Educação Metodista, como marco dos 20 anos de fundação da IAMSCU.

Outro aspecto a ser destacado é a participação de significativa representação das instituições ligadas à ALAIME (Associação Latino-americana de Instituições Metodistas de Educação) na Conferência, que contou com representantes da Argentina (inclusive estudantes do Colégio Ward), Brasil, Bolívia, Peru, Panamá e México.

A educação metodista é parte integral e indissociável do Movimento Metodista, liderado por John Wesley no século 18 na Inglaterra e que, posteriormente se espalhou por todo o mundo. A Kingswood School foi a primeira escola fundada por Wesley em 24 de junho de 1748, cujo funcionamento continua até os nossos dias se constitui num símbolo da educação metodista através dos séculos. Atualmente 775 instituições em 70 países, de todos os continentes, integram a IAMSCU. No Brasil a primeira escola fundada é o Colégio Piracicabano (1881). Existem atualmente 56 escolas, faculdades, centros universitários e universidades metodistas ligadas ao COGEIME.

Informações:

Rev. Luis de Souza Cardoso
Secretário Executivo - COGEIME


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães