Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 18/09/2015

Rumo ao 20º Concílio Geral

Falta pouco menos de um ano para a realização do 20º Concílio Geral e estamos em meio a muitas atividades na preparação. Atividades que envolvem a Secretaria Executiva, a Comissão Assessora nomeada para Organizar o Concílio, os/as Executivos/as e Equipes da Sede Nacional, o Colégio Episcopal, a Cogeam e outros órgãos e departamentos nacionais; envolvem também as Igrejas Locais, os Distritos e as Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista. 
 
O 20º Concílio Geral da Igreja Metodista será realizado nos dias 3 a 10 de julho de 2016, na Escola de Missões em Teresópolis/RJ, sob a graça, bênção e direção de nosso Deus e Pai, o Senhor da Igreja. Dentre os vários desafios no processo de preparação deste importante conclave de nossa Igreja Metodista, apresentamos alguns destaques:
 
Composição do Concílio - Estima-se um quorum de 224 delegados e delegadas votantes (sujeito a alteração com base na atualização das estatísticas até 31/12/2015); mais 20 suplentes de delegados e delegadas das oito Regiões Eclesiásticas e duas Regiões Missionárias (já considerada a criação da 7ª e 8ª REs); mais os membros não votantes, em torno de 40 pessoas (sujeito a alteração com base na composição de delegados/as leigos/as e clérigos/as das Regiões, caso algum/a membro/a não votante seja eleito/a delegado/a de sua Região Eclesiástica ou Missionária). 
 
Estima-se em 284 o número de membros do 20º Concílio Geral. Na composição do Concílio Geral é observado o princípio da paridade entre os/as delegados/as leigos/as e delegados/as clérigos/as. A Composição é estabelecida conforme o Art. 105 dos Cânones de 2012 e Ato Complementar 01/2014, publicado em 16 de julho de 2014, disponível em:  http://goo.gl/jUkndD
 
Eleição das Delegações Regionais - Será feita nos Concílios Regionais de cada Região Eclesiás­tica e Missionária, entre o dia 26 de setembro e 6 de dezembro de 2015, conforme as convocações já divulgadas.
 
Avaliação Nacional - Após intenso trabalho do Grupo de Trabalho nomeado para a tarefa, sob orientação e apoio dos Executivos Nacionais e da Secretaria Executiva do 20º Concílio Geral, mediante aprovação da metodologia, cronograma e instrumentos pelo Colégio Episcopal e Cogeam, foi realizada a Pesquisa através de sistema on-line, agora em fase de tabulação e análise de dados para a composição do relatório final. 
A Pesquisa envolveu: no Nível Básico, a participação das Coordenações Locais de Ação Missionária (Clam), de três Igrejas Locais em cada Distrito das Regiões Eclesiásticas e Missionárias – 285 Formulários disponibilizados; no Nível Intermediário, a participação de Pastores e Pastoras Titulares das mesmas Igrejas Locais em cada Distrito – 285 Formulários disponibilizados; no Nível Superior, a participação de Segmentos Nacionais: Colégio Episcopal, Cogeam, Consad, Conec, Conet, Federações e o Departamento de Música e Arte – 12 Formulários disponibilizados – Total de 582 Formulários em fase de tabulação e análise para a elaboração do relatório da Avaliação Nacional.
 
A Avaliação Nacional oferecerá subsídios para a elaboração do anteprojeto do Plano Nacional Missionário e outros documentos a serem submetidos a apreciação do 20º Concílio Geral.
 
Eleições Episcopais - Seguindo a normativa canônica, foi estabelecido que a composição da lista tríplice de cada Região Eclesiástica ou Missionária será iniciada com a eleição de três presbíteros ou presbíteras, a partir de relação fornecida pela Sede Regional de cada Região Eclesiástica e Missionária, no dia 30 de agosto de 2015, e acontecerá simultaneamente em todas as Igrejas Locais no Brasil, em Concílio Local; a lista de cada Igreja Local será submetida ao respectivo Concílio Distrital a que cada Igreja Local pertence, no dia 3 de outubro de 2015, em um mesmo horário fixado por cada Região Eclesiástica ou Missionária, para a eleição de três nomes; a lista de cada Distrito será submetida ao respectivo Concílio Regional para a escolha de três nomes que, junto com o nome do bispo ou bispa Presidente que desejar concorrer à Eleição, será submetida ao voto do 20º Concílio Geral para a eleição dos Bispos e/ou Bispas da Igreja Metodista para o próximo período eclesiástico nacional.
 
Escola de Missões - Localizada em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, sob a direção do pastor Cesar dos Santos Silva, está em plena atividade de preparação e ajustes para receber o 20º Concílio Geral.
 
Sugestões de Matérias - Até o início dos Concílios Regionais, serão encaminhadas orientações sobre a metodologia para acolhimento de sugestões de matérias e propostas a serem submetidas ao 20º Concílio Geral.  
 
Com a graça e bondade de nosso Deus, seguimos com os trabalhos de organização do 20º Concílio Geral, contando com as orações e colaboração das pessoas e órgãos diretamente envolvidos, como também de toda a membresia e os diversos segmentos da Igreja Metodista em solo brasileiro. 
 
Fonte: Pr. Jonadab Domingues de Almeida | Expositor Cristão
Secretário Executivo do 
20º Concílio Geral
 
 

 

DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.

 

 

Tags: 20º CG, Destaques Nacionais, Concílios Regionais, Avaliação Nacional, Eleições Episcopais, Liderança


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

2021: Discípulas e Discípulos nos Caminhos da Missão anunciam as boas notícias da graça

Em 2021, a Igreja Metodista brasileira trabalhará o tema nacional "Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça". No ano de 2020, a Igreja foi desafiada a trabalhar o tema da "Vivem em Unidade", mesmo sendo surpreendida por um tempo em que se fez necessário o distanciamento social no Brasil e no mundo. Foi também nesse cenário, com templos temporariamente fechados, que as centenas de Igrejas Locais pelo país abraçaram o convite para permanecer anunciando a graça através dos mais diversos canais de comunicação, e o logotipo de 2021 faz menção à essa resiliência. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Comissão Geral de Constituição e Justiça se reúne em São Paulo, neste sábado (6)

O encontro está sendo na Sede Nacional da Igreja Metodista. As decisões você confere na próxima edição do jornal Expositor Cristão.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Lutero como tradutor

Estamos nos aproximando das comemorações do dia da Reforma. Tradicionalmente esta celebração tem sido relacionada com o dia em que Martin Lutero afixou no portão da Igreja de Wittemberg as suas 95 Teses, mas não se pode perder de vista que a Reforma é muito mais que isso.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Secretário do Colégio Episcopal será submetido a cirurgia de transplante de rins

O Secretário do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo Stanley da Silva Moraes, será submetido a uma cirurgia de transplante de rins na manhã do próximo domingo (31), as 6h no Hospital das Clínicas, em São Paulo. 

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, Oficial, Missionária, Administração, por José Geraldo Magalhães

Conheça a Cartilha das Ênfases Missionárias e estrutura da Igreja com os alvos a serem alcançados!

A Igreja Metodista está disponibilizando para download a Cartilha das  Ênfases Missionárias que contemplam os objetivos, estrutura da Igreja Metodista em terras brasileiras. É gratuito! Acesse aqui! 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Discipulado, Expansão Missionária, Mídia, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Liderança Episcopal planeja avanço do metodismo no continente

Discipulado, plantação de igrejas e expansão missionária são prioridades.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispa e bispos da Igreja Metodista se pronunciam contra a violência no país

Bispa e bispos da Igreja Metodista emitem pronunciamento a respeito da situação que vive o país, cidades e área rural, tomadas pela violência, injustiça e desordem de todas as formas, inclusive com a queima de ônibus, e destruição de lojas e patrimônio público. Atos estes que param serviços básicos, trazendo prejuízo para toda a população.