Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

todo dia era dia de índio

Foto Conny

Mas hoje ele só tem o dia 19 DE ABRIL....Ficamos imaginando como era o Brasil no dia 21 de abril de mil e quinhentos e nos dia anteriores... Dizem que era "um paraíso bonito, lugar onde era possível ser feliz e ter amigos."Onde viviam muitos povos, com certeza mais de 200, com línguas e costumes diferentes. Alguns historiadores falam de 5 a 6 milhões de indígenas, outros chegam a afirmar que se aproximava dos 10 milhões. Hoje as estimativas mais otimistas falam em torno de 450 mil, alguns chegam a 600 mil, incluindo os índios desaldeados (que moram na cidade). O que será que aconteceu???

ENTENDENDO COMO TUDO COMEÇOU...Uma paródia do "descobrimento" do Brasil. E se acontecesse com você??

Num dia qualquer, pode ser 22 de abril, você está tranqüilamente no aconchego de seu lar e de repente, não mais que de repente, alguém bate na sua porta, toc, toc, toooooc,- Quem será??Ah!! Pode ser o carteiro!! Mas a estas horas? Então deve ser Tapyr que veio jogar vídeo game... Enquanto você fica absolvido tentando adivinhar quem está batendo à porta, sua mãe grita:- - Uirá!! Vai ver quem está batendo!

Ao abrir a porta, você se depara com um ilustre desconhecido, que já vai lhe perguntando: - Seu pai está? E você sem responder, grita mãeee... Tem gente!!! Sua mãe vem atender e o estranho pergunta: -Seu marido está? Não, mas no que posso ajudá-lo? (responde ela).

Então o estranho se apresenta: - O meu nome é Pedro e estava passando aqui pela avenida Brasil e me deparei com esta casa bonita (a sua casa é claro!!) e como estou com idéia de mudar-me para cá, pensei!! Esta é uma casa bonita para se morar, vou ver se os donos não querem vender. Mas antes dele completar a frase sua mãe responde: -Não senhor, ela não está a venda; ela é herança dos nossos antepassados. Mas o seu Pedro é insistente e diz: - Mas quem sabe se vocês tivessem tempo para pensar melhor e mudar de idéia. - Bem,(responde a sua mãe) - não posso decidir sozinha,tenho que falar com o meu marido. E seu Pedro na maior cara de pau diz: - Não tem problema, eu espero. E já vai entrando e se sentando como se a casa já fosse dele.

E algumas horas depois, já quase a noite, seu pai, chega. E a sua mãe diz: - Olha, Guaracy este é o seu Pedro, ele está interessado em comprar a nossa casa!!! E o seu marido surpreso responde: - Ué!! Mas a nossa casa não está a venda!!! E o seu Pedro interrompe e explica: - Muito prazer seu Guaracy, é que eu venho de muito longe e estou querendo fixar residência aqui por estes lados, e logo que vi esta casa pensei "aqui se plantando tudo dá", e resolvi me apossar desta casa, ou melhor, comprar...

- Olha! Seu Pedro, não estamos interessados em vender a nossa casa, ela é herança de família, muitas gerações de nossa família foram criados aqui...Mas quem sabe, uma boa proposta!!1 Insiste o seu Pedro, e o marido responde:- Nem pensar!!

Mas o seu Pedro é insistente, e diz: - Bem, de qualquer maneira eu gostaria de insistir; quem sabe, amanhã! Com a cabeça mais fria... e por falar em amanhã, o senhor não poderia me indicar um lugar para passar a noite? No que ele responde: Já é tarde, se senhor quiser ficar, temos um quarto de hóspede, será um prazer hospedá-lo. Com a desculpa de estar esperando uma resposta o senhor Pedro, vai ficando... Ficando...

Um dia quando você volta da escola, tem uma surpresa, um monte de gente desconhecida, e a sua mãe explica meio sem graça: - É... Parentes de seu Pedro, que vão ficar aqui em casa até conseguirem uma casa pra eles... Agora a casa que era grande e confortável para você e a sua família, está apertada e vocês já não tem mais espaço. Além de você ter que se "comportar" por causa das "visitas".

Um outro dia quando você volta de um passeio, vê que o clima não está muito amistoso e vê o seu pai discutindo com o seu Pedro e seus parentes. Resultado: Seu Pedro decidiu, "ouvindo" o seu pai, que vocês teriam que se mudar para a edícula, lá no fundo pois a casa já estava muito apertada, e aquela era a melhor "reserva" para vocês morarem mais era só provisório. Era só o tempo de seu Pedro comprar uma casa...

O pior é que nos últimos tempos você tem ouvido um zuzuzummmm de que seu Pedro já está olhando de "olho gordo" para a edícula...

Por Rev. Paulo da Silva Costa e Revda Maria Imaculada Conceição Costa.

Pastores metodistas da Quinta Região Eclesiástica, trabalham na Missão Metodista Tapeporã, com o povo indígena Kaiowá/Guarani, no Mato Grosso do Sul. Conheça mais a Missão Tapeporã  clicando aqui.

VEJA TAMBÉM:

Abril Indígena movmentará povos e movimentos sociais. CLIQUE AQUI.

Boa notícia: Projeto Música dos Povos - Jovens indígenas fazem Curso de Capacitação de Técnicos de Áudio. CLIQUE AQUI.

 



Conteúdos relacionados

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães