Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 02/06/2015

Folha de S. Paulo: "Da carvoaria do pai à reitoria da Unimep" sobre a vida do professor Almir de Souza Maia

A infância humilde e o trabalho na carvoaria do pai, carregando a carroça da família com a lenha que seria transformada em carvão, serviram de estímulo para Almir de Souza Maia investir nos livros.
 
A sabedoria de seus pais agricultores foi a bússola para que saíssem de Pirapetininga (MG) e rumassem para Juiz de Fora: queriam que os sete filhos não passassem pelas dificuldades que enfrentaram por causa do analfabetismo.
 
Ali, a criação foi rígida, mas todos os garotos puderam estudar. Na adolescência, além de ir à escola, Almir trabalhou no Instituto de Laticínio Cândido Tostes, que forma técnicos da indústria láctea.
 
Aprovado na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), cursou odontologia, graduando-se em 1972. Um ano depois, casou-se com Suzana, após cinco anos de namoro.
 
Desde então, especializou-se em biologia, obtendo doutorado na área pela Unicamp em 1990, quando completava quatro anos à frente da reitoria da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), no interior paulista.
 
Desempenhou a função por 16 anos, até 2002. Segundo a família, gostava muito de trabalhar na instituição que ajudou a consolidar, sempre dedicando-se intensamente.
 
Gostava muito de praias, sendo as do Nordeste suas favoritas, e de caminhar.
 
Acordava às 5h todos os dias para poder fazer o exercício com calma antes de começar a trabalhar.
 
Após exames, descobriu um câncer no estômago. Morreu por complicações da cirurgia de remoção do tumor, aos 69 anos, em Piracicaba. Deixa a mulher,quatro filhos, cinco netos e quatro irmãos.
 
Fonte: Pedro Ivo de Tomé da Folha de S. Paulo
 
 
 
Veja também os conteúdos relacionados abaixo!
 
 
 
 
 

Tags: Almir de Souza Maia, Educação


Posts relacionados

Educação, Geral, por José Geraldo Magalhães

Nota de Falecimento: Faleceu nessa quarta-feira, em Piracicaba, o professor Almir de Souza Maia

O professor Almir de Souza Maia faleceu às 10h dessa quarta-feira (27), no Hospital Unimed de Piracicaba. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após realizar uma cirurgia de estômago no dia 12 de maio.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Professores da Educação Básica de Colégios Metodista de todo o país participam de capacitação

Nova tecnologia educacional vai qualificar ainda mais as relações de ensino-aprendizagem