Publicado por Comunicação em Geral - 14/09/2023

93 anos de Autonomia da Igreja Metodista do Brasil

Você sabia que neste mês de setembro a Igreja Metodista do Brasil comemora seus 93 anos de autonomia?

Isto porque em 02 de setembro de 1930 aconteceu o 1º Concílio Geral na cidade de São Paulo/SP, onde se adota, provisoriamente, a legislação e o Credo Social da Igreja Metodista Episcopal Sul (IMES) e o Rev. John W. Tarboux é o primeiro bispo eleito da Igreja Metodista do Brasil (IMB).

Segundo o dicionário, ‘autonomia’ significa a capacidade de se governar pelos próprios meios. E foi com esse desejo de autonomia que no início do século XX a Igreja Metodista do Brasil começa sua luta por independência, a fim de que não fosse mais uma missão da IMES, mas sim uma Igreja autônoma.

Finalmente, em 02 de setembro de 1930, na Catedral Metodista de São Paulo, é lido o documento que declara a tão sonhada autonomia: “...Nós, os membros da Comissão Conjunta, rendendo graças a Deus por sua direção e pelo espírito de cooperação que reinou em nossas deliberações, declaramos aberto o primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil; declaramos, mais, que os membros e ministros da Igreja Metodista Episcopal do Sul no Brasil passam, por este ato, a ser membros e ministros da Igreja Metodista do Brasil; que a Igreja Metodista Episcopal do Sul deixa de existir no Brasil, e que a Igreja autônoma, por esta proclamação, fica constituída. Cidade de São Paulo, 2 de setembro de 1930”.

Confira abaixo a linha do tempo da Igreja Metodista do Brasil desde sua autonomia em 1930:

Faça download da linha do tempo clicando aqui!


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães