Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Colégio Episcopal

O Colégio Episcopal é o órgão responsável pela supervisão da ação missionária e pastoral da Igreja Metodista (Arts. 86 e 88 dos Cânones).Ele é formado por bispos e/ou episcopisas eleitos pelo Concílio Geral, bem como dos bispos e/ou episcopisas eméritos e honorários. Os bispos e/ou episcopisas eméritos e honorários não tem direito a voto.

Fazem parte da mesa do Colégio Episcopal: (da esquerda para a direita) Bispo Luis Vergílio Batista da Rosa (2ª RE) e secretário,  Roberto Alves de Souza (4ª RE), Adriel Maia (3ªRE), Marisa Coutinho (REMNE), presidente - Bispo João Carlos Lopes (6ª RE), Adolfo Evaristo(CMA), Paulo Lockmann (1ª RE), Bispo Adonias Pereira do Lago (5ª RE).

Os bispos e/ou episcopisas são presbíteros ativos eleitos para as funções de zelar pela unidade doutrinária da Igreja, supervisionar as atividades pastorais, ministeriais e administrativas, e demais funções estabelecidas nos Cânones (Art. 96). A eleição para bispos e/ou episcopisas é realizada no Concílio Geral, sem debate e por maioria absoluta (Art. 95).


O 16o Concílio mudou o modo de eleger bispos e/ou episcopisas. Não há mais a indicação de nomes pelas igrejas locais e Concílios Regionais. Todos os presbíteros ativos e todas as presbíteras ativas podem ser eleitos bispos e/ou episcopisas, pelo Concílio Geral.

 

Veja também:

• Colégio Episcopal

• COGEAM

• Concílio Geral

• Comissão Geral de Constituição e Justiça

• Sede Nacional


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães