Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Sede Nacional

• Colégio Episcopal

• COGEAM

• Concílio Geral

• Comissão Geral de Constituição e Justiça

A Sede Nacional 

A Sede Nacional da Igreja Metodista localiza-se na Avenida Piassanguaba nº 3031 - no bairro Planalto Paulista em São Paulo, SP. Nosso CEP é 04060-004 e nosso telefone é (11) 2813-8600.

 

Para que a missão da Igreja Metodista possa ser totalmente atingida, milhares de pessoas tem colocado suas vidas à serviço do Senhor, nas centenas de igrejas, Instituições de Ensino e Ação Social. Dentro desta família metodista, algumas delas dedicam seu tempo integralmente à Igreja, trabalhando na equipe da Sede Nacional.

O prédio estará dividido em cinco pavimentos: subsolo, térreo e mais três andares. Conheça as instalações de cada um:

- Sub-solo: estacionamento para veículos de funcionários da Sede;

- Térreo: recepção, refeitório, estacionamento para visitantes da Sede;

- 1º andar: Setores operacionais da área geral: Tesouraria, contabilidade, reuniões, TI e Comunicação.

- 2º andar: Sala da presidência, da coordenação para vida e missão, sala de reuniões oficial e capela;

- 3º andar: área de hospedagem com apartamentos duplos, com copa de apoio e pequena sala de estar (destinado à visitantes da Sede).

A Sede Nacional, que acolhe todos os segmentos, tem sido um espaço de missão e comunhão. Com a estrutura adequada, desenvolve toda a dinâmica missionária da Igreja Metodista no Brasil. O objetivo dela é que as metas missionárias sejam realizadas e, assim, as regiões e as igrejas possam ser apoiadas no cumprimento da missão. Na coordenação do trabalho está a pastora Joana D´Arc Meireles, Secretária para Vida e Missão da Igreja Metodista. Ela é responsável pelas quatro áreas de atuação da Igreja:

1) Ação Social: responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais que confirmem a responsabilidade cristã da Igreja pelo bem-estar integral das pessoas, expressando humanamente o amor de Deus e a fidelidade à Sua Palavra. Esta área tem proporcionado às áreas geral e regional o suporte necessário na elaboração, acompanhamento e viabilidade de projetos e captação de recursos através da Assessoria Nacional de Projetos e o Cogimas (Conselho Geral de Instituições Metodistas de Ação Social). Os desafios missionários dessa área se configuram nos seguintes programas:

• Superação da violência

Crianças e adolescentes empobrecidos

 Pessoas idosas

Terra

Combate ao racismo

Saúde integral

Meio Ambiente

Povos indígenas

Direitos humanos e cidadania

 Desenvolvimento comunitário

2) Ação Administrativa integra todos os serviços que visam organizar e administrar os recursos materiais e financeiros para a execução dos projetos missionários da Igreja Metodista no Brasil. Este segmento acompanha e operacionaliza todas as decisões administrativas aprovadas pela COGEAM, buscando imprimir agilidade e avanço administrativo e missionário à Vida e Missão da Igreja. São ações específicas da área:

- Administração geral da Sede Nacional;
- Coordenação direta junto à tesouraria, contabilidade e informática e secretaria executiva da Associação da Igreja Metodista;
- Acompanhamento e operacionalização de todas as decisões administrativas aprovadas pela COGEAM e Colégio Episcopal;
- Apoio e assessoria às demais secretarias da área nacional para execução de programas e atividades; 
- Assessoria aos segmentos e instituições administrativas e jurídicas;
- Conservação e regularização do patrimônio;
- Seminários de formação e capacitação direcionados para administração, tesouraria e secretarias executivas das regiões; 
- Elaboração do orçamento Geral da Igreja, que deve ser aprovado pela COGEAM.

3) Educação: Sendo a educação uma área essencial para a Igreja Metodista, ela possui uma organização em setores, coordenadas pela CNE . As diversas áreas de ação educacional estão integradas para alcançar seus objetivos específicos e promover a capacitação dos membros clérigos/as e leigos/as.


O setor organizacional da CNE é desenvolvido em um Sistema Metodista de Educação, com programas nas áreas de educação secular, teológica e cristã. A educação secular se integra por meio do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino); a educação teológica, pela Conet (Coordenação Nacional de Educação Teológica); a educação cristã, pela Conec (Coordenação Nacional de Educação Cristã). A Conapeu (Coordenação Nacional de Pastorais Escolares e Universitárias) é subordinada ao Colégio Episcopal, com acompanhamento da CNE.


Destacam-se alguns programas dos segmentos:

- Cogeime: Curso de Conselheiros para as instituições educacionais, Revista do Cogeime, Programa de Bolsas de Estudos (via instituições de educação), Relações Exteriores, gestão das instituições, etc.

- Conet: Formação teológica tendo em vista o pastorado, programa de capacitação para o laicato, semana de estudos teológicos, publicação de revistas e livros etc.

- Conec: Publicação das revistas de Escola Dominical, Boletim Recriar, Série Recriar, congressos dos grupos societários, publicação de CDs infantis, vídeo infantil, capacitação do laicato, congresso de Escola Dominical, etc.

- Conapeu: Acompanhamento à comunidade escolar e universitária das instituições de educação, publicação de materiais litúrgicos, campanhas
educativas em temas emergentes, etc.

4) Ação missionária - compreende os serviços de proclamação do Evangelho em todos os níveis da Igreja: nacional, regional, distrital e local. A CNEM é responsável por apoiar ações missionárias tanto em nível nacional como internacional. Hoje, existem cerca de 78 famílias na REMNE e no CMA e 14 missionários nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Temos 6 missionários/as do exterior servindo a Igreja no Brasil, sendo 1 da Coréia, 2 da Alemanha e 3 dos Estados Unidos.


As campanhas nacionais de Oferta Missionária e de Evangelização são elaboradas e desenvolvidas pela CNEM. Ambas estão assumindo um papel extremamente importante no estímulo e motivação missionários na Igreja.


Os grupos de Voluntários em Missão têm sido outra tarefa importante desta coordenação, sendo que, anualmente, temos tido o privilégio de receber grupos das Igrejas Metodistas dos Estados Unidos apoiando projetos sociais e missionários no Brasil.


Em parceria com o Ministério Nacional de Avivamento e Santificação (MINAS), é realizado bienalmente o Encontro Nacional de Avivamento, promovendo um grande ajuntamento do povo metodista, em que se podem atestar a partilha, a comunhão e a renovação espiritual.


São programas realizados pela CNEM:
- Campanha Nacional de Evangelização
- Campanha Nacional de Oferta Missionária
- Encontro Nacional de Avivamento
- Acompanhamento do Pessoal Missionário Nacional e Internacional
- Programa de Igrejas em Conexão

 

Veja também:

• Como foi o processo de construção da Sede Nacional

• Colégio Episcopal

• COGEAM

• Concílio Geral

• Comissão Geral de Constituição e Justiça

• Sede Nacional

 


Posts relacionados