Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 07/03/2012

Creche metodista atende crianças carentes do nordeste

“Deixem vir a mim as criancinhas e não as impeçam”. As palavras de Jesus no evangelho de Lucas inspiram os metodistas em Olinda, Pernambuco. Em um dos bairros mais carentes da cidade – Alto da Bondade, a Igreja Metodista mantém a creche Gente Nova, que atende 92 crianças de dois a cinco anos.

O projeto vai completar 25 anos e agora, o desafio é ampliar o trabalho. Um projeto prevê a construção de um novo prédio, ao lado do atual. Para realizar o sonho, o Centro Comunitário Metodista da Remne – Região Missionária do Nordeste, terá de arrecadar 280 mil reais.

“É um valor alto, mas nós conseguiremos se metodistas ao redor do Brasil forem nossos parceiros nesta obra missionária”, diz a diretora do Centro Comunitário, Pra. Gilmara Michael Oliveira. Uma campanha foi lançada para ajudar na arrecadação (saiba como colaborar no quadro da página 11). Para ajudar, basta escolher uma semente e depositar o valor mensalmente na conta bancária indicada. “A escolha é sua, o projeto é de Deus e o trabalho é nosso!”, exclama a Pra. Gilmara.

“O evangelho deve nos levar a atuar em todas as áreas da vida humana. Cuidar das crianças é uma ação cristã e o cumprimento do mandato de Jesus. É uma questão de conversão. As crianças são prioridade no Reino de Deus! Se eu me converter realmente a Jesus eu vou receber a criança como Jesus receberia”, declara a bispa Marisa de Freitas Ferreira, da Remne.

Missão -  a diretora da Creche, Rejane Santana, conta que a procura na comunidade é grande. Ela explica que, infelizmente, muitas crianças ficam sem vaga. “Meu sentimento é de amor e queria muito poder receber mais crianças para cuidar delas. Elas ficam em casa, às vezes, ao cuidado de outras crianças um pouco mais velhas. Acontecem muitos acidentes. Há casos diversos de violência, queimaduras e maus-tratos. Meu desejo é este: crescer”, revela.

A bispa da Região Missionária do Nordeste, Marisa de Freitas Ferreira, acompanha o trabalho da Creche e sonha com a construção do novo prédio. “A gente passa o dia com as crianças e evitamos que elas fiquem nas ruas. Esperamos que elas sintam o amor de Deus e que elas possam ser instrumentos de transformação neste mundo. Nós estamos ali semeando amor, carinho e evitando que as crianças estejam expostas as artimanhas do inimigo”, explica a bispa Marisa.
   
Trabalho - além de estudar, as crianças participam de atividades recreativas, culturais e têm cinco refeições por dia. Enquanto elas ficam na creche, os pais podem trabalhar durante o dia. “Eu fico muito tranqüila sabendo que meu filho de 4 anos está na creche. Lá ele aprende a Palavra de Deus e tem todo o apoio. É tudo excelente, tem tudo!”, diz a vendedora ambulante Regina Helena de Lima.

O bairro Alto da Bondade, onde a Creche funciona, apresenta altos índices de violência, principalmente contra a mulher. É uma região carente e, por isto, o trabalho desenvolvido pelo Centro Comunitário Metodista é tão importante. “Aqui a comunidade é muito atrasada e eu agradeço a Igreja Metodista que fez com que a realidade melhorasse bastante. Sinto-me muito bem trabalhando na creche. O sorriso de uma criança é a maior recompensa pra gente”, diz a merendeira Dulcinéia Bezerra.

Na creche, uma grande ênfase é dada a educação cristã. Pastores metodistas participam do trabalho ativamente. Em 2002 conheci a Creche Gente Nova. Vi um desenho do Centro ­Comunitário e desde então não paramos mais de sonhar com o projeto”, conta a missionária e pastora Makiko Koinuma.

Os pais das crianças sentem a diferença. “Tenho uma filha de dois anos na creche. Ela era muito rebelde e não me respeitava. Agora, está muito diferente. No primeiro dia ela aprendeu uma oração muito bonita e melhorou demais. Estão todos de parabéns! Se eu pudesse, dava um troféu de melhor educação!”, compartilha a Márcia de Araújo Alves, que trabalha como doméstica.

Atividades - o Centro Comunitário da Igreja Metodista tem o apoio da prefeitura de Olinda - PE, para funcionar. O município financia os professores e a alimentação dos pequenos. Os quatro funcionários são mantidos pela creche. As crianças recebem assistência integral das 7h às 17h, durante a semana.

Os alunos participam de oficinas de capoeira, hip-hop e acompanhamento escolar. As famílias também recebem apoio por meio do projeto Superação da Violência, realizado em parceria com Igreja Metodista e a Casa da Mulher do Nordeste. Alguns casos são encaminhados para o Conselho Tutelar e outros órgãos empenhados no combate a violência doméstica.

Após tanto tempo de trabalho na região, o Centro Comunitário da Igreja Metodista ganhou o carinho e o respeito do bairro. Está em processo de instalação o Projeto Sombra e Água Fresca, que irá oferecer atendimento e educação cristã também aos ado­lescentes.

História - o projeto da creche Gente Nova começou em 1987, fruto do trabalho do missionário metodista Davi Blackburn. Na época, ele percebeu a necessidade de cuidar das crianças, que, muitas vezes, eram deixadas sozinhas em casa enquanto os pais trabalhavam. As atividades tinham a colaboração voluntária dos membros da Igreja Metodista no Alto da Bondade.

Foram as próprias crianças que escolheram o nome da creche. Elas fizeram uma lista com várias sugestões. Na época, uma música chamada ‘Baião das Comunidades’, fazia muito sucesso. Como a letra da canção começa dizendo ‘Somos gente nova...’, o nome logo foi escolhido: Creche Gente Nova.

Após quase quatro anos de trabalho, a iniciativa da Igreja Metodista do Alto da Bondade foi abraçada pelo Centro Comunitário do Nordeste e também pela prefeitura de Olinda, PE. Em 1992, o projeto sofreu uma grande perda com a morte do missionário e pastor Davi Blackburn em um acidente. Mesmo com dificuldades, a Creche prosseguiu e hoje, é uma referência para crianças e adolescentes na região.

“Nós fazemos este trabalho para mostrar para as pessoas que há esperança! Nós temos uma comunidade muito carente, com desemprego, violência e drogas na juventude. Muitas crianças que foram da creche estão na igreja. Investimos em um projeto de Deus e isto nos alegra muito!”, diz Jane Menezes Blackburn, que também trabalhou na implantação da creche.

 


Posts relacionados

Geral, por Redação Metodista

Em oração | 26.08.2022

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por Sara de Paula

Semana de oração pelas mulheres metodistas

"Sabemos que cada igreja do nosso Brasil tem propostas incríveis e inovadoras para celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas as encorajamos a principalmente utilizar este material, honrando e fortalecendo nossa conexidade metodista, linda e preciosa." 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães