Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

crianças Bispo Josué

As crianças não eram valorizadas nas diversas sociedades no período do Antigo e do Novo Testamento. Elas não representavam força de trabalho e ainda por cima atrapalhavam o programa dos adultos. Era comum o adulto enxotar as crianças.

Jesus tem uma atitude diferenciada para com as crianças. Ele as toma no colo e cita-as como exemplos para os grandes. Jesus chega a afirmar que quem deseja participar do Reino de Deus deve ser como uma criança (Mt 18.1-5 e21.15-16).

Quando nós cuidamos das crianças estamos exercendo uma das mais sublimes ações missionárias, pois cuidar delas é lutar para que tenham dignidade e possam viver a vida de forma plena. Nem sempre se valoriza o trabalho com as crianças, pois elas não entram nas estatísticas que muitos gostam de mostrar e de utilizar para se promover. Mas o cuidado com elas é maior tarefa missionária que a Igreja pode exercer.

Cuidar das crianças também é uma tarefa educativa das mais sagradas. Ensinar a criança no caminho em que ela deve andar deve ser prioridade na ação educativa da Igreja. Neste sentido, os maiores investimentos feitos numa comunidade de fé deveriam ser direcionados para as crianças. Nós lamentamos que isto não aconteça, mas quem sabe um dia aprendamos a desenvolver esta virtude.

Ao cuidarmos das crianças aprendemos com elas. Como comunidade aprendente, a igreja também aprende com elas. Aprende, por exemplo, a simplicidade, a humildade, o perfeito louvor, a espontaneidade, a não discriminar os outros e assim por diante. São muitas as histórias de crianças que a Bíblia conta. Destacamos a história do menino Davi.

Desde menino ele aprendeu o ofício com seu pai e pastoreava o rebanho da família. Pelo costume da época, desde os cinco anos de idade Davi aprendeu a manejar o rebanho de ovelhas. Durante muitas e muitas horas do dia ficava contemplando as ovelhas pastando. Enquanto isto tocava a sua harpa e, na sua cabeça de criança, imaginava que Deus era com um pastor de ovelhas que cuidava do seu povo assim como ele fazia com as ovelhas do pai. Coisa de criança!

Algumas imagens estavam sempre presente com o menino Davi e, quando já grande, compôs um dos mais belos cânticos que o livro de Salmos registrou. Todos sabem que é o salmo 23. Entre as imagens que o menino Davi ensinou aos adultos são:

1. O pastor cuidando das ovelhas e providenciando pasto verde e água fresca;

2. O pastor dando segurança quando o caminho era pelos vales altos e à beira de grandes abismos;

3. As ovelhas andavam confiantes e seguras seguindo o seu pastor.

Esta mensagem que chegou até os ouvidos do povo em geral foi de tal impacto que cântico do salmo 23 era cantado por todo o povo e em diversos momentos. A criança ensinou o povo a alimentar a sua fé em Deus enquanto cantava que ele era o bom pastor.

Não podemos deixar de lembrar que a grande lição que Davi aprendeu e ensinou é a do Pastor que procura a ovelha perdida e machucada e a restaura. Davi foi como uma ovelha perdida e machucada durante muito tempo. Além disto, enquanto um líder do povo na época machucou muitas pessoas com o seu poder de Rei. Ele foi repreendido pelos erros cometidos.

Somos chamados a educar e ensinar nossas crianças. Elas são o presente e o futuro da Igreja e da sociedade.Esta é nossa missão. Investir nas crianças é investir no Reino de Deus. Desta forma, a Igreja precisa olhar para as crianças que são exploradas, violentadas, marginalizadas, empobrecidas e impedidas de brincarem. A Igreja precisa ter esta sensibilidade e não se esquecer que, se o mundo é dos grandes, o Reino de Deus é dos pequenos.

Bispo Josué Adam Lazier

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Tema 2022: Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo

Para o ano de 2022, a Igreja Metodista brasileira destaca o anúncio da solidariedade e esperança do Evangelho de Cristo. Confira o logo com o tema do ano, construído com base no texto de Marcos 8.1-8. O texto revela a compaixão e solidariedade de Jesus diante da fome do povo, e nos faz ter esperança no Deus que não deseja que o seu povo desfaleça no caminho.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães