Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Edital Concílio Regional da Segunda Região Eclesiástica

EDITAL DE CONVOCAÇÃO XL CONCÍLIO REGIONAL ORDINÁRIO DA SEGUNDA REGIÃO ECLESIÁSTICA DA IGREJA METODISTA

CONVOCO, nos termos do artigo 95, § 1º, dos Cânones da Igreja Metodista, edição 2007, em consonância com a decisão de lei do Revmo. Bispo Nelson Luiz Campos Leite, de 15 de outubro de 1983, publicado no Expositor Cristão da 2ª Quinzena de novembro de 1983, o XL Concílio Regional da 2ª REGIÃO ECLESIÁSTICA, para realizar-se nos dias 1º a 04 de DEZEMBRO de 2011, nas dependências da Rede Metodista de Educação do Sul – Campus IPA, Auditório Oscar Machado, cito a Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80, Bairro Rio Branco, Porto Alegre.

O culto de abertura dar-se-á no dia 1º de dezembro, às 19.30h, no local acima citado, e a sessão de instalação as 21h, do mesmo dia. O Culto de encerramento será às 10 horas do dia 04 de dezembro na Catedral Metodista de Porto Alegre, Rua Duque de Caxias, 1676, Centro Histórico.

O tema do 40º Concílio Regional é: "Discípulos e Discípulas nos caminhos da Missão cumprem o mandato missionário de Jesus".

De acordo com os Cânones, art.93, o Concílio Regional compõe-se de:

I - presbíteros/as ativos/as;

II - pastores/as, com nomeação episcopal;

III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal;

IV - pastores/as suplentes, com nomeação episcopal;

V - delegados/as eleitos/as pelas Igrejas Locais, na proporção de um/a para 500 membros, e, no máximo, dois (duas) para Igrejas Locais com número de membros superior a este.

VI - Presidente do Conselho Diretor de cada instituição regional ou seu substituto legal;

VII - presidentes das Federações de Grupos Societários;

VIII- Conselheiro/a Regional de Juvenis e Coordenador/a Regional do Departamento de Crianças;

IX - presbíteros/as inativos/as, sem direito a voto;

X - pastores/as suplentes inativos/as, sem direito a voto;

XI - membros da Coordenação Regional de Ação Missionária, sem direito a voto, salvo se delegados/as eleitos/as.

§ 1º Só podem ser eleitos delegadas ou delegados maiores de 16 (dezesseis) anos que estejam arrolados há mais de 2 (dois) anos como membros da Igreja Metodista.

§ 2º Nas votações de matéria regulada pelo Direito Civil, só podem votar os civilmente capazes e os emancipados, de acordo com a lei vigente.

Conforme o art. 92. § 4º O Concílio Regional se instala, ordinária e, extraordinariamente, com a presença mínima de 2/3 (dois terços) de seus membros votantes.

Conforme o art. 235, inciso III – somente o membro leigo ou clérigo que contribua regularmente para o sustento espiritual e material da Igreja Local pode ocupar cargo, função ou representação da administração superior, intermediária ou básica.

Conforme o art. 233. Item III - os mandatos dos membros de órgãos intermediários (Coordenação Regional de Ação Missionária e os demais)  terão sua vigência a partir do dia 1º (primeiro) do novo ano civil (2012).

Peço ao povo metodista nos limites da 2ª Região Eclesiástica, manter-se em oração ao nosso Deus em favor deste importante conclave regional, no biênio em que somos desafiados e desafiadas como povo metodista gaúcho e brasileiro pelo tema que nos une: "Discípulas e Discípulos nos caminhos da Missão cumprem o mandato missionário de Jesus".

Porto Alegre, 27 de setembro de 2011

Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa – Presidente da 2ª RE


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Geral, por Sara de Paula

CLAI elege nova diretoria

A Assembleia aconteceu na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães