Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

EECSN Pastor Edilson

Dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra.

É dia de valorizar a cultura negra, denunciar a discriminação e louvar a Deus pela diversidade!

 

 

Leia a seguir, várias matérias especiais preparadas para esta data: entrevista, notícias, textos para reflexão e inspiração. Veja, também, uma liturgia especial para a celebração, em sua igreja, do Dia Nacional da Consciência Negra. CLIQUE AQUI

Pastor Edilson Marques da Silva - publicada no jornal Expositor Cristão, edição de novembro

Povo amado por Deus

 

 "Não sois vós para mim, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes?" (Amós 9.7).

Você sabia que o profeta Sofonias era negro? E que também era negra Zípora, esposa de Moisés? Quando o pastor metodista Edílson Marques da Silva leva essas informações a igrejas, instituições de ensino e organizações não governamentais, ele ainda surpreende muita gente. Mas já está acostumado.

Confessa que ele mesmo se surpreendeu - e chorou de emoção várias vezes - ao longo das pesquisas que resultaram no livro Negritude e Fé - O resgate da auto-estima, publicado no ano de 1998. Resgatar a auto-estima do negro brasileiro foi um compromisso que ele assumiu há quase 20 anos. Suas pesquisas começaram em 1987, quando ainda fazia teologia na Universidade Metodista. Formado também em Comunicação Social, hoje o pastor Edilson dá aulas de pós-graduação em marketing na Universidade Estadual de São Paulo, Unesp, campus de Bauru, enquanto desenvolve a pesquisa "A imagem da África na mídia brasileira".

Você acha que o negro brasileiro tem baixa auto-estima?

A população negra perdeu a auto-estima a partir do século 15, quando houve o contato com os europeus.Fez parte do processo de escravidão omitir todas as informações positivas e associar a cultura negra com o demoníaco. No senso realizado pelo IBGE em 1980 havia uma questão que dizia "qual é a sua cor"? Nas respostas, houve 136 variações de cores: acastanhada, agaleada, alvaescura, azul marinho, baiano, morena bem chegada, morena bronzeada, morena canelada, parda, parda clara, roxa, tostada.... escapes que as pessoas encontram para não serem identificadas como negras. Eu mesmo tive um choque ao reler os textos bíblicos e entender que a África tem um importante papel na preservação da vida.

Que textos bíblicos falam disso?

Há várias referências que falam do papel da África na salvação da vida. Moisés foi salvo do rio por uma mulher negra, filha do faraó do Egito; Jeremias foi salvo de um poço (no qual havia sido jogado por ordem do rei Zedequias) pelo etíope Ebede-Meleque (Jeremias 38.7-9). A família de Jesus também buscou abrigo na África, escondendo-se no Egito, quando Herodes queria matar as crianças.

Mas a gente esquece que Egito é um país do norte da África, não é?

Os próprios egípcios se denominavam como o país de Kemet, "o país negro". E em todos os livros do Antigo Testamento, a palavra "cuxi" (ou "cusi") designa sempre africano, etíope, negro, alguém originário das terras de Cux. Os cuxitas, que os gregos denominaram "etíopes" - palavra que significa "pele queimada" - correspondiam aos habitantes das regiões ao sul do Egito, a partir da Núbia, atual Sudão. Assim, o profeta Sofonias, filho de Cuxi (conforme Sf.1.1) era, também, um homem negro.

Qual é a reação das pessoas quando você destaca a presença de personagens negros na Bíblia?

É de surpresa. Há pessoas que ficam indignadas quando sabem, por exemplo, que Moisés era casado com uma negra. Mas há, também, reações de emoção e gratidão. Para o resgate da auto-estima, é importante saber que o Evangelho chegou na África antes da Europa. Em Atos dos Apóstolos 8.26-39, um etíope, tesoureiro da rainha da Etiópia, é o marco inaugural da expansão do Reino de Deus para fora dos limites judaicos. Esta ação não foi por iniciativa de Paulo ou Filipe, mas sim movida e impulsionada pelo próprio Espírito Santo. O primeiro não judeu a ser batizado, passando a fazer parte do povo de Deus, foi um negro como eu.

É interessante lembrar, também, que os hebreus nutriam um sentimento de grande admiração pela Etiópia, descrita como uma nação poderosa, de homens altos (Isaías 18.2). E no decorrer da história narrada pela Bíblia, percebemos um cuidado bastante especial da parte de Deus para com o povo etíope: "Não sois vós para mim, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes?" (Amós 9.7).

Como você avalia a participação do(a) negro(a) nas igrejas cristãs e, especialmente, na Igreja Metodista?

A Metodista é, historicamente, uma das igrejas mais racistas que existem. A Inglaterra foi o país que mais lucrou com a escravidão e o metodismo chegou ao Brasil por meio de missionários americanos vindos do sul dos Estados Unidos, região que era escravocrata. O movimento negro dentro da Igreja, em busca de espaço e identidade, é algo recente. A Igreja ainda tem que despertar para as ideologias que foram feitas para manter baixa a auto-estima do negro e justificar a dominação européia. Afinal, a ideologia é como óculos que a gente põe para enxergar a sociedade.

O que a Igreja pode fazer para combater a discriminação racial?

A Igreja Metodista pode começar estudando a história da África, no âmbito das igrejas locais e em suas instituições de ensino. O estabelecimento de uma política de cotas na Universidade Metodista também seria uma prova da consciência social da Igreja. Quando Zaqueu teve um encontro com Cristo e se arrependeu de seus pecados, ele prometeu restituir quatro vezes mais o que havia roubado. O país lucrou com a mão-de-obra escrava e os filhos dos escravos ainda estão esperando o pagamento dessa dívida.

Veja também:

Um Jesus Negro nas telas do cinema. Clique aqui.

O 20 de Novembro e essa tal liberdade - Reflexão do pastor José do Carmo da Silva, 5ª Região. Clique aqui.

Diálogos sobre Igualdade Racial - O Ministério de Ações Afirmativas Afro-descendentes da Igreja Metodista na 3ªRE - AA-AFRO-3ªRE em parceria com a CONAD-OAB/SP - Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da Ordem dos Advogados-Seccional São Paulo realizou no dia 21 de outubro passado nas dependências da Catedral Metodista, o Diálogo sobre a igualdade racial, contanto com a participação de autoridades civis e religiosas, e uma platéia de mais de 100 pessoas, entre estudantes de direito, jornalismo, militantes do movimento Afro de todo o estado de SP e representantes da Igreja Metodista. Clique aqui para saber mais

POESIA: "Áfricos Tráficos" (Gladir Cabral), "Das Profundezas" e "Real Libertação" (José do Carmo da Silva, da 5ª RE) Clique aqui para ler os poemas

Saiba como foi criado o Dia Nacional da Consciência Negra. Texto do pastor Ronan Boechat, 1ª RE. Clique aqui.

Conheça o trabalho do Ministério de Ações Afirmativas Afro-descendentes da Terceira Região Eclesiástica. Leia aqui.


Posts relacionados