Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 06/01/2012

Em Malawi, metodismo oferece a vida em meio à morte

 

Por Joseph Kaipa, Nyadaufe John e Chipofya Drepantine *

A primeira Igreja Metodista Unida na nação do leste Africano de Malawi foi criada em 1987.Existem agora 150 congregações Metodista Unida, com 19.000 membros nesta nação de quase 16 milhões de pessoas. O país tem 24 pastores da Metodista Unida, dos quais três são ordenados. Bispo Eben Nhiwatiwa é o líder da Área Episcopal da Conferência Missionária Zimbabwe e do Malawi. O Rev. Daniel Mhone é o superintendente da conferência.

A Conferência Geral de 2008 designou o então distrito-Malawi como sua "conferência missionária." Quando a Conferência Geral 2012 se reunir, dois delegados da Conferência Missionária Malawi vão se juntar a outros 986 de todo o mundo (...).

Apesar de ser uma conferência de jovens, os Metodistas Unidos no Malawi já estão ajudando a ministrar a muitas necessidades do país, oferecendo educação infantil, concedendo bolsas de estudo, ministrando para as pessoas com AIDS e combate à malária.  Aqui estão alguns exemplos do trabalho de transformação da igreja.

Perfil de Malawi
Malawi é um país no sudeste da África. Seus vizinhos incluem Zâmbia, Zimbabwe, Moçambique e Tanzânia.

Malawi tem  94.080 quilômetros quadrados, ou ligeiramente menor que o estado da Pensilvânia, EUA.  A agricultura é o empreendimento econômico predominante, com cerca de 80 por cento das pessoas que vivem em áreas rurais.  De quase 16 milhões de habitantes do Malawi, 920 mil (11%) estão vivendo com HIV / AIDS. Expectativa de vida é 51,7 anos.

Galileia abre uma creche.

A Igreja Metodista Unida Galileia  em Mpenya é preparar as crianças menores de 5 para a escola primária.

Em março de 2011, a Igreja começou sua Escola Creche Galileia, um dia inteiro, a escola somente em Inglês e que fornece refeições quentes às crianças a cada dia.

Há um número de creches perto da  Creche Escola Galileia com professores qualificados e boas instalações, mas estas escolas são muito caras para as crianças na comunidade.

O financiamento da escola vem das taxas que os pais pagam, os membros da Igreja e Metodista Unida na Alemanha. A escola também recebeu panelas, tapetes e cadeiras de organização de mulheres conferência.

Seus dois professores são treinados e educadores cristãos devotos, disse Kara Oliver missionário, pastor Galileia do assistente.

Os professores não são apenas prestando um serviço", disse ela, "mas eles estão dando um testemunho para a comunidade, usando seus dons e talentos a serviço da igreja."

A escola não tem instalações suficientes para acomodar a demanda.  Trinta e seis crianças estão matriculadas e outras 23 estão na lista de espera. . A escola também enfrenta um desafio em pagar as suas contas e funcionários.

Ainda assim, a escola já está fazendo a diferença. Esta é uma escola especial", disse Esperança Kanguwo orgulhosamente. Ela é a mãe de um dos primeiros alunos e um membro da Galilea Igreja Metodista Unida.  "Na escola, meu filho está aprendendo Inglês, e cada dia ela me diz as coisas que ela aprende na escola."

Bolsas de estudo para o ensino superior
Malawi é um país em desenvolvimento e a maioria das famílias são pobres, muitos pais não têm condições de pagar escola e taxas da faculdade.

Daniel Kabunduli Nkhata,  um auto-intitulado "pioneiro metodista cristão", ganhou uma bolsa de créditos de sua congregação da Igreja Metodista Unida Mzuzu para capacita-lo a se formar no United Methodist University relacionados com África em Mutare, Zimbabwe
"Agora eu sou um professor na Universidade Católica", disse ele.  "A Igreja com os jovens educados ganha um futuro melhor."

Christopher Hamara, um estudante de contabilidade da Universidade da África, disse que as bolsas desempenham um papel no crescimento da igreja.  Ele citou as igrejas Metodistas Unidas em Zimbábue, onde a maioria dos membros são bem educados e capazes de apoiar a sua igreja.

Igreja ajuda as pessoas com AIDS
A igreja no Malawi não deseja só moldar as mentes, mas também a cura dos corpos.
Uma maneira é através dos Metodistas Unidos Malawi dar apoio para uma organização de cuidados de HIV / AIDS em casa.

Tiwasunge HIV / AIDS da Organização, que começou em Blantyre, Malawi, em setembro de 2003, trabalha para dar esperança às pessoas vivendo com HIV / SIDA e aos órfãos quando os pais morrem.

Ester Changa, auditor financeiro da Organização Tiwasunge Cuidados Domiciliários, disse que o grupo tem 59 adultos e 48 órfãos.

''Devido ao apoio alimentar fornecido pela Igreja Metodista Unida somos capazes de ter comida em nossas casas e nossos corpos são mais fortes do que antes'', disse Changa, que testou positivo em 2001.

Modesta Mdeza, o secretário de Tiwasunge, disse que o grupo, com a ajuda do missionário Jeff Oliver, obteve uma máquina para a fabricação de anéis de madeira.  Os anéis são vendidos fora Malawi e fornecem uma importante fonte de renda.  A organização também vende plantas cultivadas no seu jardim e recentemente começou a criar galinhas.

Mdeza disse que aprecia Jeff Oliver Kara por fornecer transporte para o hospital e os cuidados dos pais para os membros da organização quando eles adoecem.

As estatísticas indicam que quase 1 milhão de pessoas no Malawi vivem com HIV / AIDS.  A doença é a principal causa de morte entre adultos no Malawi e é um fator importante na expectativa de vida do país de apenas 51 anos.

 Além de fornecer alimentos, o Missionário Malawi, escritório de saúde da Conferência, fornece aconselhamento nutricional. O Coordenador Mercy Nyirongo disse boa nutrição ajuda a pacientes Tiwasunge melhorar sua imunidade e retardar a progressão do HIV para a AIDS.
 
Imagine nenhuma Malária
Imagine nenhuma malária é um esforço da Igreja Metodista Unida de eliminar as mortes por malária na África, como parte de uma estratégia de saúde integrada global. O plano centra-se na prevenção, tratamento, educação e comunicação.

Imagine nenhuma malária é um trabalho em 25 países Africano, distribuindo mosquiteiros e trabalhando em clínicas, hospitais e postos de saúde.

Em 2011, Imagine nenhuma malária levantou mais de $ 17 milhões para combater a malária na África.

Juntando-se ao combate à malária
Igreja Metodista Unida Galileia em Blantyre, Malawi, está se juntando a campanha para erradicar a malária, com a ajuda de Indiana Metodistas Unidos.

 A congregação de São José Igreja Metodista Unida em Fort Wayne, Indiana, aprendeu sobre a situação através de Jeff e blog Kara Oliver - Nossa Jornada, - e começaram a arrecadar fundos para as redes mosquiteiras. Com sua doação, o Hospital Galilea Ministério nasceu.

 Membros da Igreja Metodista Unida Galileia comprou 75 mosquiteiros, 50 cobertores e chapéus do bebê e os entregou para a enfermaria desnutrição no Queen Elizabeth Hospital Central, em Blantyre, em abril de 2010. O Rev. Collings Kaunda disse: "O ministério hospital nasceu a partir das palavras de Mateus 25:36 que diz: 'Eu estava doente e você cuidou de mim.'"

 Membros da Igreja Metodista Unida Galileia esperança para visitar os doentes nos hospitais e em suas casas, proporcionando mosquiteiros e incentivá-los espiritualmente.  Eles também querem ensinar as comunidades a tomar medidas preventivas e os exames de malária, logo que os sintomas aparecerem.

O crescimento jovem da Metodista Unida
Metodistas Unidos Malawi não apenas enfrenta os desafios sérios, como doenças e pobreza.  Eles também se envolvem no ministério que seriam familiares em qualquer subúrbio dos EUA. O Malawi Metodista Unida Organização da Juventude foi criada em 2009, em Dedza.

O ministério de jovens no Malawi incentiva os jovens a participar ativamente e equipá-los com habilidades básicas de liderança para servir efetivamente como líderes na igreja.  Eles também pretendem desenvolver programas para educar os jovens sobre Metodismo Unido.
Mais de 200 jovens participaram de um revival e seminários de formação para jovens em Balaka em uma nova igreja.

O presidente da juventude, Daniel Kabunduli Nkhata, diz que está orgulhoso do progresso do Malawi jovens organização.  "Se essa ação continua", disse ele, "nós vamos construir líderes fortes nos Estados Unidos Malawi Igreja Metodista".

*Kaipa, Nyadaufe, and Chipofya are communicators for the Malawi Missionary Conference. * Kaipa, Nyadaufe e Chipofya são comunicadores para a Conferência Missionária Malawi.

Pesquisa: Odilon Massolar Chave


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães